Nacional

Quinta-Feira, 21 de Janeiro de 2021, 10h:19 | Atualizado: 21/01/2021, 10h:35

Pressionado, Bolsonaro tenta achar saída com Congresso para evitar falta da vacina

Pressionado a resolver a falta de insumos para dar continuidade à vacinação no Brasil, o governo federal pediu a líderes governistas no Congresso para buscar medidas que evitem o eventual hiato de 30 a 40 dias sem vacina, no Brasil.

Reprodução

Jair Bolsonaro

Esta é a conta desenhada e temida nos bastidores do governo: se o Executivo não resolver o envio de insumos da China para a produção da Coronavac, além dos entraves para receber a Astrazaneca, da Índia, a vacinação no Brasil pode ficar suspensa por um período de cerca de um mês, segundo assessores presidenciais.

Ainda não há previsão de quando o Brasil deverá receber os insumos vindos da China e as vacinas fabricadas na Índia.

Brasil não tem nenhuma previsão de quando deve receber o lote da vacina de Oxford que vem da Índia
O atraso, se confirmado, será desastroso e vai ampliar o desgaste da imagem do governo junto à opinião pública no tema combate à Covid-19.

Ciente do diagnóstico, o Planalto virou monotemático nos últimos dias: busca saídas jurídicas para ampliar a compra de vacinas, por meio de medidas provisórias, além de discutir com outros fornecedores a oferta de vacinas.

Diferentes fontes ouvidas pelo blog confirmam as estratégias - mas não sabem detalhar o que seriam essas medidas provisórias, tampouco quais fornecedores estão na mira do governo federal.

O governo também está em contato com China e Índia. Governadores de diferentes partidos e estados pressionam o presidente Bolsonaro a assumir pessoalmente a negociação com a China, para garantir os insumos.

Em São Paulo, João Doria cobra resposta do Ministério da Saúde para o fim desta semana. Ao blog, ele disse nesta manhã que “irá à China se necessário”.

O presidente da frente parlamentar Brasil-China, deputado federal Fausto Pinato, disse ao blog que a conta pode “passar” do atraso de 30 dias se o Brasil não mudar sua postura com a China. “Vamos para o final da fila, pode demorar isso mesmo ou passar”.

Ele diz que está em contato diariamente com integrantes do governo na China. “A embaixada não fala muitas vezes o que pensa. São pragmáticos. Não vão nos retaliar. Mas, se não houver acenos, mudanças, vamos para o final da fila. Precisa mudar o corpo diplomático, por exemplo.”

O deputado defende que o presidente Bolsonaro telefone para o presidente chinês. Segundo Pinato, ele tem informações de que há uma irritação com a postura do Brasil com a China.
No governo de São Paulo, nos bastidores, a conta de João Doria e aliados também é essa: sem insumos, a vacinação pode atrasar “até mais” do que 30 dias.

Postar um novo comentário

Comentários (5)

  • Leonildo | Quinta-Feira, 21 de Janeiro de 2021, 19h54
    2
    1

    Zé da roça, como você é idiota! Sesta vez se superou em ignorância, mau-caráter.

  • Alex r | Quinta-Feira, 21 de Janeiro de 2021, 11h56
    7
    2

    Santa incompetência Batman... Cara se eu pudesse eu falaria para o Xi jiping ... Vende e manda só se o Bostanaro disser: Eu sou comunista tá ok? E minha bandeira é vermelha.... kkkkkkkkkkkkkkkkk o idiota fica falando asneiras merece uma lição! Quem sabe o gado que fica dando razão ao carrasco voltasse a realidade....

  • Ze da roça | Quinta-Feira, 21 de Janeiro de 2021, 11h34
    2
    7

    A TENDÊNCIA DO MUNDO E PRINCIPALMENTE DOS COMUNISTAS E ESQUERDISTAS E MATAR, ELIMINAR POLÍTICOS, GESTORES QUE É A FAVOR DA FAMÍLIA DA ORDEM DA DISCIPLINA DO PATRIOTISMO, PORQUE OS COMUNISTAS E ESQUERDISTAS QUEREM QUE O BRASIL ACABA TUDO COMO UM PUTEIRO, MENDIGOS E PESSOAS REVIRANDO LIXO....

  • Benedita da Silva | Quinta-Feira, 21 de Janeiro de 2021, 11h14
    7
    1

    Gastou 90 milhões em cloroquina que não funciona, deu calote no Butantã que distribui 6 milhões de doses da Coronavac, Fiocruz sem nada a mostrar. Debochada da China, da eficácia da vacina corre atrás da Índia agora. É o caminho das Índias nos mandou pro fim da fila , pode passar pela Kamala Harris, a descendente de indianos, a vice do Biden. Isso tem outro nome.

  • KELLEN Baranga CPA 2 | Quinta-Feira, 21 de Janeiro de 2021, 10h58
    7
    1

    A saída para ganhar tempo é a renúncia de Bolsonaro corrupto. Senão vamos lhe expulsar à pontapés.

Com Covid-19 e frequentando a AL

paulo araujo 400   O deputado Paulo Araújo (foto), do PP, está com reinfecção pelo Covid-19 e, mesmo assim, continua frequentando o prédio da Assembleia normalmente, como se não tivesse contaminado. Na primeira vez que foi infectado pelo vírus, também fez igual. Colegas parlamentares e...

2 abstenções e briga pela 4ª Secretaria

silvio favero 400   Dois deputados se abstiveram na eleição da Mesa Diretora da Assembleia desta terça cujo votação foi secreta. Nos bastidores, os comentários são de que as abstenções foram de Sílvio Fávero (foto), que se lançou à disputa e, sequer, teve...

Petista, incoerência e voto contrário

ludio cabral 400   O petista Lúdio Cabral (foto), daqueles parlamentares do morde e assopra, na tentativa de marcar posição, expõe cada vez mais suas incoerências em votação na Assembleia. Na sessão que antecedeu a eleição para a nova Mesa Diretora, provocada pela decisão...

Projeto sobre VI na Saúde está na AL

gilberto figueiredo 400 curtinha   Já está na Assembleia, para votação dos deputados, o projeto do governo que garante retomada do pagamento da verba indenizatória aos profissionais da Saúde que atuam na linha de frente do combate à Covid-19 nas unidades hospitalares, ambulatoriais e...

2 desembargadores vão para TRE-MT

carlos alberto tj 400 curtinha   O Pleno do Tribunal de Justiça define, na quinta (25), em votação secreta e por videoconferência, dois desembargadores que comporão os quadros de comando do TRE-MT pelos próximos dois anos. O ex-presidente do TJ, Carlos Alberto Alves da Rocha (foto), é um dos inscritos...

Primeira-dama pede retorno de auxílio

marcia_pinheiro_curtinha400 Primeira-dama de Cuiabá Márcia Pinheiro (foto), em visita à sede do Rdnews e entrevista ao Rdtv, pede que a bancada federal de MT se mobilize e vote favorável ao retorno do pagamento do auxílio emergencial às famílias em situação de vulnerabilidade. Márcia...