Nacional
Sexta-Feira, 15 de Janeiro de 2021, 13h:39 | Atualizado: 15/01/2021, 13h:41
'Terrível, o problema em Manaus. Agora, nós fizemos nossa parte' diz Bolsonaro
G1 — Brasília
O presidente Jair Bolsonaro disse a apoiadores nesta sexta-feira (15), ao comentar a crise da saúde pública no Amazonas, que o governo federal fez a sua parte para ajudar o estado.
Reprodução

O presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, deu a declaração em conversa com apoiadores, na saída da residência oficial do Palácio da Alvorada
O sistema de saúde de Manaus entrou em colapso nos últimos dias com a disparada dos casos de Covid-19. As internações e os enterros bateram recordes, os hospitais ficaram sem oxigênio e pacientes estão sendo enviados para outros estados.
"Problemas. A gente está sempre fazendo o que tem que fazer. Problema em Manaus. Terrível, o problema em Manaus. Agora, agora, nós fizemos a nossa parte. Recursos, meios. Hoje, as Forças Armadas 'deslocou' para lá um hospital de campanha. O ministro da Saúde esteve lá segunda-feira e providenciou oxigênio", afirmou o presidente na saída da residência oficial do Palácio da Alvorada.
Segundo o Ministério da Defesa, as Forças Armadas vão transportar até esta quinta-feira (14) 50 toneladas de equipamentos e materiais para a montagem de hospital de campanha em Manaus. Entre os itens estão barracas, equipamentos de ar-condicionado, geradores de energia, móveis e equipamentos hospitalares.
O G1 entrou em contato com a Defesa para saber se os itens já chegaram a Manaus, e aguardava uma resposta até a última atualização desta reportagem.
Na fala aos apoiadores, Bolsonaro ainda voltou a defender tratamento com remédios cuja eficácia não é confirmada pela comunidade científica.
Mourão
A jornalistas, na chegada ao Palácio do Planalto, o vice-presidente Hamilton Mourão também comentou a situação no Amazonas. Ele disse que governo está fazendo "além do que pode". Questionado sobre medidas como lockdown, Mourão afirmou que a "imposição de disciplina" não funciona no Brasil.
"O governo está fazendo além do que pode dentro dos meios que a gente dispõe", disse Mourão.
Questionado se não faltou planejamento logístico, o vice-presidente declarou que não se era possível prever o colapso no sistema de saúde em Manaus. Ele citou o surgimento de uma nova cepa do vírus.
"Você não tem como prever o que ia acontecer com essa cepa que está ocorrendo em Manaus, totalmente diferente do que tinha acontecido no primeiro semestre", argumentou.
Para o presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (Coren-AM), Sandro André, essa era uma "tragédia anunciada".
"Infelizmente, nós estamos vivendo uma tragédia anunciada. O sistema Cofim/Coren, desde o início, nós sinalizamos que poderia acontecer essa crise, esse caos. Infelizmente, nós estamos vivendo e vivenciando números nunca antes visto no nosso país, e a segunda onda está muito mais devastadora do que a primeira", afirmou.
Postar um novo comentário
Comentários (4)
-
Andrade | Sexta-Feira, 15 de Janeiro de 2021, 22h3133
Olha o robô do Carluxo aí, gente! O tal do Gomes parece que veio substituir o Zé da roça. Ou será que só mudou de nome?
-
Ademar | Sexta-Feira, 15 de Janeiro de 2021, 20h5822
Gomes, vai te tratar. O teu problema uma vacina contra aftosa resolve.
-
Zeca Valeiro | Sexta-Feira, 15 de Janeiro de 2021, 17h2640
Em toda pandemia que passou pelo mundo, faltou materiais, medicamentos, médicos, enfermeiros etc. Isso por que os surtos de doenças quando chegam não avisam ninguém. O importante é resolver o problema e pronto!
-
Gomes | Sexta-Feira, 15 de Janeiro de 2021, 14h4064
A grande mídia ja esqueceu né, pois ano passado tivemos casos de corrupção, O COVIDÃO EM MANAUS por compra de respiradores superfaturados com um fabricantes de vinho. Dinheiro publico foi desviado, secretario de saúde foi preso, e vice governador investigado, não estruturaram o sistema de saúde do estado e a culpa é de quem é contra o Lockdown, do povo que quer trabalhar e não sobrevive só com 600 reais? A QUARENTENA foi pra isso, que começo em março de 2020, dar tempo do sistema de saude ser estruturado, dinheiro federal não faltou pra estados e municípios estruturarem o SUS, e o que vemos depois de quase um ano, COVIDÃO por parte de agentes públicos municipais e estaduais e a culpa é do Bozo? Essa gente que vota em paletó furado e nos mortadela tem problema de memoria, só pode.
Confira também:
- Março de 2021
-
Nacional
Papa Francisco visita cidade no Iraque devastada pelo Estado Islâmico
-
Nacional
Mega-Sena acumula, e próximo prêmio pode chegar a R$ 27 milhões na quarta
-
Nacional
Potencial de voto de Lula é maior do que de Bolsonaro, aponta pesquisa do Ipec
-
Nacional
Paulo Guedes anuncia antecipação do 13º salário para os beneficiários do INSS
-
Nacional
Governador vira alvo de bolsonaristas por restrição em vendas de supermercados