Nacional

Sexta-Feira, 16 de Janeiro de 2015, 15h:24 | Atualizado: 16/01/2015, 15h:33

Economia

Volkswagen cancela demissões de 800 funcionários, diz sindicato do ABC

Os trabalhadores da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP), no ABC paulista, decidiram nesta sexta (16) encerrar a greve, que entrava em seu 11º dia consecutivo, após a montadora aceitar readmitir os 800 funcionários demitidos no início do ano, afirma o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Após o acordo nas negociações, a fábrica voltará a funcionar na segunda (19). Toda a produção ficou paralisada enquanto os 13 mil funcionários não trabalharam durante o período, apenas os setores administrativos e de desenvolvimento continuaram.

Na segunda (12), uma passeata fechou parte da rodovia Anchieta, que liga o litoral à capital paulista. Em nota, a Volkswagen afirmou que, como contrapartida, terá de readequar o efetivo. Entre as medidas está um programa voluntário de demissões e a "desterceiração" de funcionários temporários.

Outra ação será a chegada de uma nova plataforma global à fábrica, que atualmente produz os modelos Gol, Polo, Polo Sedan,Saveiro e Saveiro Cross. De acordo com o sindicato, a montadora também aceitou a proposta de reajuste do salário seguindo o aumento da inflação em 2016.

Em comunicado, a empresa declarou que ambas as partes chegaram a "uma proposta balanceada que possibilitará a adequação da estrutura de custos e efetivo da unidade". 

Ainda segundo a fabricante, "o resultado contempla a continuidade dos mecanismos de adequação de efetivo por meio de Programas Voluntários, com incentivo financeiro, e também 'desterceirizações' temporárias para alocação de parte do excedente de pessoal, entre outras medidas. Além disto, assegura a vinda de uma nova plataforma mundial de produto e modelos, solidificando as bases de um futuro sustentável para a Unidade Anchieta”.

Localizada também em São Bernardo do Campo, a Mercedes-Benz foi outra montadora a demitir funcionários no início do ano. Em dezembro de 2014, o nível de emprego das montadoras era quase 8% menor de que um ano antes; havia 12,4 mil menos empregados do que em dezembro de 2013, segundo números da associação das fabricantes, a Anfavea.

Estabilidade até 2019

O prevê garantia de emprego durante a validade do acordo, com término em 2019, além de reajuste integral da inflação incorporado ao salário para os próximos quatro anos (de 2016 a 2019) e aumento real nos anos de 2017 até 2019. Para 2016, o aumento real se dará em forma de abono. Para 2015, o reajuste da inflação e o aumento real de 2% serão pagos em forma de abono e antecipados para o dia 20 de janeiro.

Greve

O anúncio das 800 demissões na Volkswagen aconteceu no último dia6, quando cerca de 11 mil empregados voltavam de uma licença remunerada de quase 30 dias. Em solidariedade aos demitidos, outros milhares de trabalhadores cruzaram os braços, paralisando a produção na planta.

Em nota, a empresa havia atribuido as demissões às condições econômicas. "Em razão do cenário do setor automotivo, diversas medidas de flexibilização da produção foram aplicadas desde 2013, como por exemplo férias coletivas, suspensão temporária dos contratos de trabalho (lay-off), entre outras. No entanto, todos os esforços não foram suficientes", afirmou a empresa em nota.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Olhar Dados mantém EP na liderança

emanuel pinheiro 400 curtinha   A sexta pesquisa do Olhar Dados sobre intenções de voto para prefeito de Cuiabá, divulgada nesta terça pelo site Olhar Direto, traz o prefeito Emanuel Pinheiro (foto) estável, em primeiro, com 31,2%. Em segundo, com 7 pontos atrás, figura Abílio Júnior, com...

Meraldo disputa e contra próprio irmão

meraldo sa 400 curtinha   Meraldo Figueiredo Sá (foto), ex-prefeito de Acorizal por dois mandatos, está rindo à toa. Mesmo com parecer contrário do Ministério Público Eleitoral, por considerá-lo ficha-suja, Meraldo conseguiu deferimento do registro de sua candidatura. E entra no embate eleitoral com...

Gamba e efeito-vice em Alta Floresta

chico gamba 400 curtinha   O agricultor Chico Gamba (foto), que concorre a prefeito de Alta Floresta pelo PSDB, estaria disposto a substituir a vice da chapa, a empresária Roseli Gomes, a Rose da Tradição (PSC), por esta enfrentar forte desgaste político, rejeição popular e até denúncia. Mas,...

PT, candidata vetada e novo ajuste

bob pt 400 curtinha   O PT em Cuiabá, comandado pelo assessor do deputado Lúdio, Elisvaldo Almeida, o Bob (foto), terá de ajustar de novo a chapa proporcional, especialmente sobre candidaturas femininas em Cuiabá. Depois que foi intimado pela Justiça a completar a cota de mulheres, sob pena de indeferimento da...

TCE vê superfaturamento em Juara

carlos sirena 400 curtinha   Em plena campanha eleitoral o prefeito de Juara, Carlos Sirena (foto), candidato à reeleição pelo DEM, está tendo que buscar explicações sobre irregularidades apontadas pelo TCE-MT em alguns casos de dispensa de licitação, especialmente nas compras de produtos para...

Doação à campanha a pedido de Jayme

jayme campos 400 curtinha   O senador Jayme Campos (foto) não tirou um centavo do bolso para colocar na campanha de Kalil Baracat, mas é o responsável pela entrada de praticamente a metade dos R$ 1,4 milhão doados ao candidato do MDB à Prefeitura de Várzea Grande. Graças à...