Órgãos

Quinta-Feira, 20 de Fevereiro de 2014, 11h:06 | Atualizado: 21/02/2014, 10h:31

Fiscalização

Crea avisou sobre desmoronamento; Arena reparada de danos do incêndio

Rodinei Crescêncio

juarez-samaniego-crea-(8).jpg

Presidente do Crea Juarez Samaniego conta que Arena Pantanal está recuperada

O Crea já havia constatado que o afundamento da obra na Rua Antônio Dorilêo, próxima à ponte Engenheiro Quidauguro Fonseca, era um problema sério, com infiltração e entupimento, e avisou que o caso ficaria crítico em poucos dias. “É uma situação com condições de recuperação, mas é um transtorno para todo mundo”, avalia o presidente do Crea, Juarez Samaniego, em entrevista ao Grupo RDNews.

A obra é um dos legados da Copa e foi inaugurada há quatro meses. A empresa responsável é a Três Irmãos, que garante resolver o “desmoronamento intencional” até amanhã. Para Samaniego, problemas como esse são comuns, ainda mais porque obras têm até cinco anos de garantia. Mas não são normais e nem é correto que isso ocorra tão cedo. “Não dá para saber se foi mal executada ou se foi falha do projeto, mas não deveria ser assim”, frisa.

Samaniego  esclarece que o conselho não tem a obrigação de fiscalizar obras, e sim o profissional. “Mas queremos defender a sociedade e punir o mau profissional. Não vemos a execução, mas sim quem a executa”, explica. Quando alguém solicita um parecer técnico, como foi no caso da Arena que o MP pediu, o órgão faz a vistoria e dá o seu parecer por meio de um relatório.

Arena Pantanal

O presidente acredita que, pela vistoria realizada pelo órgão ontem (20), na Arena Pantanal, todos os danos foram recuperados e que não há falhas estruturais graves. De acordo com ele, a Secopa ficou de apresentar um laudo daqui alguns dias, que será analisado pelo Crea. Depois vai encaminhar as informações ao Ministério Público com balanço positivo ou negativo e necessidade ou não de perícia técnica. 

Samaniego explica que quando a Secopa foi criada, a dividiram em câmaras temáticas. O Crea recebeu duas cadeiras na de infraestrutura e esteve sempre à disposição da secretaria. “Apesar disso, não sei se por causa da pressa ou por outro motivo, fomos acionados apenas uma vez. Demos um parecer, apontamos falhas, mas nunca mais nos solicitaram nada”, conta.

Postar um novo comentário

Comentários (5)

  • MARCIO DE OLIVEIRA | Sexta-Feira, 21 de Fevereiro de 2014, 15h36
    1
    0

    VAMOS COLOCAR NA REDE SOCIAL QUE A ARENA PANTANAL VAI CAIR E VAI SER NA COPA VAI MELA A COPA .... EU JÁ VOU COLOCAR

  • JANUÁRIO | Sexta-Feira, 21 de Fevereiro de 2014, 10h39
    4
    0

    Fico a pensar! No Distrito da Guia há uma ponte que foi construida sobre o rio Coxipó-açu nos anos de 1800 e tarará. Nunca teve problema de drenagem ou de quaisquer outros tipos que sejam. Construida sem a sofisticada tecnologia aplicada hoje à construção civil, continua lá imponente. Testemunhando o passar das águas do coxipó, dos seus cardumes, o nascimento, crescimento e morte de tarumeiros, pequizeiros, embauveiras e outras espécies ribeirnhas, à quase 200 anos. Serviu a mais de dez gerações e continua lá imponente, ajudando a sua comunidade a atravessar o coxipó, aproximando os dois lados do rio. O problema dessas obras: pontes, viadutos, trincheiras, etc., não são problemas de projetos deficientes ou de técnicas obsoletas na construção. É impossível nesses tempos de cálculos feitos por computadores, maquinários e equipamentos de última geração, alegar que houve uma falha aqui outra ali de projeto é falta de vergonha na cara. A verdade é uma só! Já não se forma mais profissionais sérios, honrados, responsáveis e compromissados como naqueles tempos. Estes, estrategicamente, utilizam qualquer tipo de material para baratear o custo da obra que acaba dando no que deu. O pior ainda é a fiscalização. Quantos órgãos estavam encarregados de fiscalizarem essas obras???? TCE, Conselho não sei das quantas, Câma Municipal, Assembléia Legislativa, a própria SECOPA por conta do Contrato teria que ter para cada obra um fiscal. Tem que se criar sãos os fiscais dos fiscais.

  • Elifas Jose Ribeiro | Sexta-Feira, 21 de Fevereiro de 2014, 09h22
    0
    0

    Muito rapida essa mudança de idéia....huuuummm será que o crea ta precisando de alguns...num dia ta perigoso no outro ta tudo ás mil maravilha!!!

  • domicio | Quinta-Feira, 20 de Fevereiro de 2014, 16h50
    1
    0

    verdade joao, o presidente do CREA disse que essas obras poderao trazer problemas mais tarde, e agora mudou de ideia. hummmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm. nao e eu que estou dizendo e sim o proprio presidente que disse ontem.

  • joaoderondonopolis | Quinta-Feira, 20 de Fevereiro de 2014, 12h16
    1
    0

    Mudou de ideia muito rápido. Tinha problemas num dia, no outro dia não tem mais. Será o que aconteceu?

Lucas impõe regras pra cortar energia

luiz binotti 400 curtinha   Em Lucas do Rio Verde, a Energisa está proibida de interromper o fornecimento de energia elétrica, mesmo por inadimplência, sem informar ao consumidor, por escrito e com antecedência de 15 dias, sobre a suspensão dos serviços. O projeto aprovado pelos vereadores se transformou na...

Cidinho declina do convite à suplência

cidinho 400 curtinha   O ex-senador e empresário Cidinho Santos (foto), do PL, declinou do convite para compor uma das suplências da chapa ao Senado de Otaviano Pivetta (PDT). Em princípio, ele havia aceitado ser o primeiro-suplente. Mas questões empresariais não permitem que neste ano Cidinho concorra a cargo...

Conselhos, o populismo e a reeleição

ze do patio 400 curtinha   Em Rondonópolis, o prefeito Zé do Pátio (foto), bastante conhecido pelo perfil populista, busca se apegar cada vez mais às massas. Até para inaugurar um posto de saúde, Pátio, estrategicamente, aproveita para criar, ali na comunidade, os chamados conselhos. Busca debater...

Educação Inclusiva no Nilo Póvoas

marioneide 400 curtinha   A Seduc, sob Marioneide Kliemaschewsk (foto), decidiu desativar a tradicional escola estadual Nilo Póvoas, que funcionava há 50 anos no bairro Bandeirantes, em Cuiabá, o que acabou gerando protesto de pais e alunos. O prédio agora vai abrigar o Centro de Referência em...

Partidos com 2 ou mais pré ao Senado

margareth buzetti 400 curtinha   Dirigentes partidários estão passando apurado, nesta fase de pré-campanha, para conduzir o processo de escolha de candidatura ao Senado para a vaga de Selma Arruda, cassada por crimes eleitorais. Mesmo sabendo que as chances são remotíssimas de êxito nas urnas, alguns...

Muitos cuiabanos votam em Chapada

thelma de oliveira 400 curtinha   A ex-deputada federal Thelma de Oliveira (PSDB), que em 2016 transferiu o domicílio eleitoral de Cuiabá para Chapada dos Guimaráes, já está trabalhando nos bastidores o projeto de reeleição. E, agindo nos bastidores e de forma estratégica, ela conseguiu um...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O governador Mauro Mendes acaba de encerrar o 1º dos quatro anos de mandato. Na sua opinião, como está indo a administração?

ótima

boa

regular

ruim

péssima

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.