Órgãos

Sexta-Feira, 25 de Junho de 2010, 14h:42 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:26

ELEIÇÃO

Juíza "ameaça" afastar Taisir por manobra a favor de Adriano

Taisir Karim   Foto: Guilherme Filho   A seis meses de deixar o comando da Unemat, o reitor Taisir Karim corre o risco de ser afastado do cargo pela contratação de aproximadamente 100 servidores temporários em 2010. A “manobra” teria sido tomada com o intuito de angariar votos para o candidato da situação na disputa pela reitoria, Adriano Aparecido Silva. A eleição está agendada para a próxima quarta (30).

   Em despacho proferido nesta quinta (24), a juíza Christiane da Costa Marques Neves Silva acata o pedido de liminar do Ministério Público Estadual (MPE) e determina a exclusão dos nomes dos quase 100 profissionais técnicos de educação superior da lista de votação. “(...) visto que, demonstrado o quanto basta à concessão liminar do pedido – em virtude dos documentos e relatos prestados perante a promotoria de justiça -, que as contratações teriam por fim angariar votos ao candidato Adriano Aparecido Silva que tem o apoio do reitor atual da Unemat”, descreve a magistrada.

   A ação cautelar inominada, com pedido de liminar, foi proposta pelo MPE com base em representação formulada pela Associação dos Docentes da Unemat (Adunemat) e por um denunciante que teve o nome mantido em sigilo. No pedido, os promotores anexaram o depoimento de servidores efetivos que denunciaram a prática de nepotismo nas contratações. “(...) inclusive com menção de pessoas contratadas que têm imediata relação de parentesco com servidores atuantes na instituição de ensino superior”, alerta o MPE.

Adriano Aparecido Foto: Lislaine dos Anjos   A promotoria alegou que há ausência de excepcionalidade e temporariedades, requisitos necessários para esse tipo de contratação . Também são citados nomes de funcionários que trabalham na Unemat há mais de cinco anos sem concurso público. Segundo o MPE, uma servidora tem o contrato prorrogado desde 2008.

   Em função do caráter liminar da decisão, a magistrada optou por acatar apenas o pedido referente à exclusão do nome dos servidores, nomeados em 2010, da lista de votação no processo eleitoral devido às provas de que foram contratados para “facilitar” a vitória de Adriano. “Por ora, a ordem deve garantir ou pelo menos tentar garantir a lisura do pleito previsto para o próximo dia 30”, destacou.

   Em relação às investigações de nepotismo, prática vedada pela Súmula Vinculante nº 13, do STF, a juíza sugere que Taisir rescinda os contratos imediatamente sob pena de ser responsabilizado posteriormente por improbidade administrativa. “(...) o mesmo irá responder oportunamente (à conduta que configura improbidade), conforme ação principal a ser proposta pelo Ministério Público”, alertou a magistrada. Ao final, ela determina que a Unemat forneça à Justiça e à Comissão Eleitoral o nome dos funcionários enquadrados na decisão para o efetivo cumprimento da ordem judicial. “O não cumprimento da ordem ensejará a responsabilidade pessoal do reitor”. 

-----------------------------------------------
Clique no link abaixo para ler a decisão na íntegra

Postar um novo comentário

Comentários (24)

  • Dih | Quarta-Feira, 30 de Junho de 2010, 21h47
    0
    0

    Hoje infelizmente pude ver como os acadêmicos são manipulados, estes que estão presentes e sofrem com a atual condição da nossa unemat, estão apoiando o Adriano, o mesmo que se disse no debate que está sendo apoiado pelo atual reitor Taisir. GENTE, vamos acordar, vamos analisar o que ele foi capaz de fazer com a nossa universidade, vcs acham que votando no adriano as coisas vão mudar? Não é a toa que o Professor Elias se desprendeu dessa união. Por isso votei e defendo a chapa 2 Professor Elias e Professor Maluf.

  • Renan | Terça-Feira, 29 de Junho de 2010, 17h14
    0
    0

    Eu acho que se, as vezes tem cargo e melhor ne, ja que as vezes pode se melhor pra universidade. Ja que nao tendo mais o que comenta, o acho inocente ate que provem ao contrario. Sendo que 1 ele seja culpado e 0 inocente entao 0 e 0 = 0 ou 1 e 1 = 1 entao tenho certeza que 50% ele e culpado

  • antonio callado | Terça-Feira, 29 de Junho de 2010, 07h46
    0
    0

    O reitor Taisir entra em contato com as prefeituras circunvizinhas de Cáceres e pede aos prefeitos para não liberarem a vinda dos ônibus com estudantes da Unemat, no dia 30/6, dia da eleição na Unemat. O reitor e Pedro Henry que apóiam Adriano (Coronel Nhanho) jogam pesado para que não haja estudantes na Unemat. Entenda o caso: Cada funcionário vale 30 estudantes. A reitoria e seus apoiadores investem no "controle" dos votos dos funcionários (gestão), prometendo cargos comissionados, pró-reitorias, etc., e nos votos de professores que se "vendem" por cargos, projetos pessoais e de grupos. Para a Reitoria (que um dia apostou no voto universial, em 2002), hoje, os acadêmicos não significam quase nada. São mais de 16 mil estudantes na Unemat que têm de dar a RESPOSTA nas URNAS a esta REITORIA DO TERROR, DO MEDO, DOS DESASTRES POLITICOS E ACAD~EMICOS NA UNEMAT.

  • Prof. Maria | Segunda-Feira, 28 de Junho de 2010, 13h57
    0
    0

    Voto em professor ELIAS, demostrou capacidade de ser o reitor da UNEMAT, não é a toa que os funcionários concursados o apoiam. Ético e com bom senso, será uma universidade com grandes avanços. Não concordo com o resultado de prévias que está no blog. Soube que o pessoal da chapa 3 na figura da candidata foi atrás de uma amiga PTES da Unemat para aproveitar desta situação e solicitar que os funcionários da Unemat retirem o voto do Prof. Elias e vote nela!!FUNCIONÁRIO não é voto de cabresto isso demonstra a arrogancia que tanto falam dela.

  • Thiago Pereira | Segunda-Feira, 28 de Junho de 2010, 11h15
    0
    0

    Seria muito interessante que a imprensa cacerense também entrasse na pauta de investigações do MPE, pois aqui está muito claro o seu posicionamento explícito em favor do canditado Adriano Silva, quando sua missão é de apenas levar os fatos aos eleitores, e não interferir nas decisões de voto. Me parece que o dedinho mágico de P.H. esta pelo meio. Com tudo isso, e mais essas novidades apresentadas pelo RDNEWS, fica claro que a chapa do candidato Adriano é apenas uma continuação da desmoralização apresentaada na administração do "Magnífico Taisir Kerim. É isso que queremos para a UNEMAT por mais quatro anos? Fica o questionamento.

  • Graciele | Domingo, 27 de Junho de 2010, 22h29
    0
    0

    Se vc estivesse aqui, presente no dia-a-dia de Sinop CARLOS, saberia que isso não passa de uma mentira! E, em geral, os técnicos daqui já foram muito defendidos pelos professores!

  • Carlos PET | Domingo, 27 de Junho de 2010, 14h53
    0
    0

    Bom são os professores de Sinop que apoiam a Edna. Colocam crianças para panfletar a noite e quase espancam funcionarios. Certo tá o prof Denisalvo, que diz que não tem tempo e não sai do buteko

  • Graciele | Sábado, 26 de Junho de 2010, 15h35
    0
    0

    Apenas observando a campanha de cada candidato, já temos condições de avaliar quem deve vencer a eleição. Esse "povinho" que faz ataques pessoais, ameaças, agressões verbais e físicas e ameaça de perder emprego contra pessoas que defendem suas idéias não poderão fazer coisas boas pela universidade, eles não sabem trabalhar de maneira digna e respeitosa, não nos enganemos. EU VOTO EDNA SAMPAIO!!

  • Carlos | Sexta-Feira, 25 de Junho de 2010, 22h56
    0
    0

    Não sei qual é realmente a natureza destas contratações, mas um fato é que elas são extremamente necessárias, pelo menos no Campus de Barra, o funcionamento da biblioteca e de diversos departamentos depende destes contratados. Quero ver se esse povinho que fez esta denúncia vai vir trabalhar no lugar deles ou conseguir promover outro concurso para tapar o buraco. Detalhe: não apoio Adriano nem Taisir.

  • marcia (Letras) | Sexta-Feira, 25 de Junho de 2010, 19h41
    0
    0

    É vergonhoso, nao só pra a classe universitária como para o estado inteiro ter pessoas como sr. taisir ainda no poder,espero que dia 30 ele e sua cria, sr. adriano peguem sua turma da bagunça, as vuvuzelas e vao comemorar bem longe da UNEMAT , que é lugar de gente seria e competente e com certeza nao é pra voces,estamos com vc professora EDNA

Secretário terá de explicar contrato

alex vieira 400 curtinha   O secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira (foto), tem dois dias para apresentar defesa ao TCE sobre uma representação da empresa F. M Paragas, propriedade de Fernando Marcelo, que apontou supostas irregularidades na contratação, por dispensa de...

Presidente da OAB e péssimo exemplo

leonardo campos 400 curtinha   Continua repercutindo muito mal, inclusive em âmbito nacional, o escândalo em que se envolveu Leonardo Campos, o Léo Capataz (foto), que acabou se afastando da presidência da OAB-MT. Deu um péssimo exemplo à sociedade. Ele foi parar na Delegacia, na semana passada, sob...

3 fortes para prefeito de Rondonópolis

ze do patio 400 curtinha   Apesar da "inflação" de prefeitáveis em Rondonópolis, com quase 10 se colocando como virtuais candidatos a prefeito, a disputa deve ficar acirrada mesmo entre três. Um deles é Zé do Pátio (foto), do Solidariedade. Vai tentar o terceiro mandato não consecutivo e...

Ex-deputada vai à vereadora em VG

zilda pereira 400 curtinha   A ex-deputada estadual Zilda Pereira Leite (foto) permaneceu pouco tempo na base dos Campos em Várzea Grande. Chateada por não ter sido renomeada como secretária de Educação, de cuja pasta havia se afastado por problemas de saúde, Zilda se filiou ao PSB, do pré-candidato...

Breunig destaca aprovação de contas

adriano breunig curtinha 400   O professor Adriano Breunig (foto), ex-adjunto e ex-secretário de Estado de Ciência e Tecnologia no Governo Silval e hoje diretor de Políticas de Desenvolvimento Institucional do IFMT, contesta o registro em Curtinha, apontando-o como candidato reserva e "vulnerável" à...

Borgato não sairá mais de secretaria

nilton borgato 400 curtinha   Nilton Borgato (foto), ex-prefeito de Glória D'Oeste e filiado ao PSD, não sairá mais do comando da secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. Dias atrás, ele chegou a ser avisado pelo governador que seria substituído e que iria para o Escritório...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você conhece alguém próximo que foi infectado pelo coronavírus?

sim

não

em dúvida

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.