Órgãos

Terça-Feira, 05 de Novembro de 2019, 10h:20 | Atualizado: 05/11/2019, 16h:47

ELEITO

Maluf prega união, promete ações e pede informações sobre conselheiros afastados

Rodinei Crescêncio

Guilherme Maluf

Guilherme Maluf concede entrevista à imprensa após ser escolhido novo presidente do TCE

Ao ser eleito presidente do Tribunal de Contas (TCE), o conselheiro Guilherme Maluf, destacou que não vai aguardar o retorno dos conselheiros afastados para tomar medidas importantes para a Corte de Contas, mas que deverá ir ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) para se informar sobre o andamento da ação que investiga suposta prática de corrupção dentro do Tribunal.

Maluf foi escolhido por unanimidade e vai comandar a Corte pelo biênio 2020/2021. “Eles (os conselheiros afastados) estão respondendo juridicamente por uma suspeita. Não temos o que fazer aqui na Corte a não ser aguardar os tramites judiciais e colaborar com a Justiça em tudo o que for solicitado. Da mesma forma como agi na Assembleia, vou agir aqui. Estamos à disposição da Justiça para qualquer esclarecimento, mas não vamos aguardar o retorno. Vamos tomar as medidas que julgamos importantes para o crescimento do Tribunal”, disse.

Desde a Operação Malebolge em setembro de 2017, 12ª fase da Ararath, os conselheiros Antonio Joaquim, Valter Albano, José Carlos Novelli, Waldir Teis e Sérgio Ricardo, estão afastados. Segundo delação do ex-governador Silval Barbosa, eles teriam recebido propina para destravar obras do programa MT Integrado e da Copa do Mundo de 2014.  Eles negam e tentam retornar aos cargos.

Vamos tomar as medidas que julgamos importantes para o crescimento do Tribunal

Guilherme Maluf

No quesito pendências judiciais, Maluf também citou que, apesar de ser réu em processo derivado da Operação Rêmora, que investiga suposto esquema de corrupção na secretaria de Educação (Seduc), diz sentir a consciência tranquila e que conseguirá comprovar judicialmente sua inocência.

“Me tornei réu em um único processo, no qual vou conseguir provar minha inocência. Tenho estabilidade jurídica para exercer a presidência o TCE. Tenho 15 anos de vida pública, neste país, com todo esse histórico, não ter um questionamento jurídico, tem que tirar o chapéu. Processo da Rêmora, vou responder com muita tranquilidade, e o delator vai ter que provar seu ponto de vista, e nunca vai conseguir provar”.

Discurso 

Maluf destacou durante o discurso que quer trabalhar para manter a união entre os conselheiros do TCE, e entre os Poderes e órgãos. O presidente eleito destacou ainda sua trajetória política e afirmou que não deixará de reconhecer seu passado. 

“Minha trajetória não é técnica, é política. Fui indicado pela Assembleia, e me orgulho muito. Estive como deputado por quatro mandatos, fui vereador por Cuiabá, secretario de saúde, portanto, tenho uma trajetória política antes de vir pleitear o cargo de conselheiro desta Corte”.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • jj | Terça-Feira, 05 de Novembro de 2019, 11h38
    4
    1

    o foda é que eles estão afastados e recebendo altos salários, isso sim é bater no rosto das pessoas de bem, infelizmente ninguém das autoridades competentes ve isso.

Diversos cortes nas despesas da AL

eduardo botelho curtinha 400   Num período em que o Legislativo praticamente parou, assim como o Judiciário e órgãos vinculados aos Poderes, como TCE e MPE, o presidente da AL, deputado Eduardo Botelho (foto), tomou decisão correta ao cortar gastos enquanto perdurar a pandemia do coronavírus. Entre as...

Governador está tenso e preocupado

mauro mendes 400 curtinha   O governador Mauro Mendes anda tenso e preocupado. Mesmo já tendo adotado uma série de medidas de prevenção, inclusive consideradas radicais, ele não dorme direito por causa das projeções nada otimistas de aumento nos próximos dias de casos de coronavírus em...

AL aprovará empréstimo de R$ 550 mi

A Assembleia aprovou, na convocação extraordinária desta sexta (27), dispensa de pauta para a mensagem do Executivo que pede autorização para contrair empréstimo de R$ 550 milhões junto à Caixa Econômica. O recurso será aplicado na construção de pontes de concreto em diversos municípios. Agora, a matéria entra na pauta e será aprovada pela maioria dos deputados na próxima segunda (30),...

Queda nas receitas e o salário regular

emanuel pinheiro 400 curtinha   Prefeitos de um modo geral vão conseguir pagar a folha do funcionalismo de março, na próxima semana, sem tantas dificuldades. Já para abril, a tendência é que passem apurados para manter os vencimentos em dia, por causa do reflexo negativo da pandemia do coronavírus,...

Galvan, afronta à legislação e multa

antonio galvan 400 curtinha   O presidente da Aprosoja-MT, Antônio Galvan (foto), que tentou, mas acabou desistindo da disputa ao Senado, está sempre envolvido em polêmicas, seja nas demandas do agronegócio, seja no cotidiano da política. A mais recente é que ele, juntamente com outros produtores, está...

Destaque nas ações anti-coronavírus

leonardo bortolini leo 400 curtinha   O prefeito de Primavera do Leste Leonardo Bortolin (foto) vem recebendo elogios e ganhou o noticiário nacional por medidas práticas, céleres e seguras no atendimento à população, em meio aos cuidados para prevenção ao coronavírus. Desde a semana...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você concorda com a decisão de prefeitos, que começam a decretar estado de emergência, fechando comércio, serviços públicos e o transporte coletivo?

sim

não

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.