Órgãos

Quarta-Feira, 13 de Novembro de 2019, 10h:42 | Atualizado: 13/11/2019, 18h:54

ELEIÇÕES UCAMB

Punido por roubo à mão armada disputa presidência de bairro; Ucamb aciona - veja

O comerciante Marco Aurélio Viegas de Pinho, conhecido como "Marquinho com Você", concorre à presidência do bairro Dr. Fábio Leite, em Cuiabá, mesmo tendo uma condenação a cinco anos e oito meses por assalto a mão armada. A pena é cumprida atualmente em regime semiaberto.

Marco Aur�lio Viegas de Pinho

Caima, trecho do relatório da execução de pena de Marco Aurélio Viegas de Pinho - que está no regime aberto

A eleição é realizada pela Ucamb, que reúne as associações de moradores de bairros da Capital. O Dr. Fábio, que realiza sua eleição em 24 de novembro, é um dos 210 bairros que irão escolher novos presidentes até o final do ano.  A expectativa é que mais de 200 mil eleitores votem em todo o processo.

Pelas regras da Ucamb, apenas candidatos ficha limpa e que não respondam a processos na Justiça podem concorrer à presidência dos bairros. Marco Aurélio foi condenado por um crime cometido em 20 janeiro de 2010. Ele teria, ao lado de Gerson Duarte e Ronaldo Ruy Argentino e do adolescente D. L., roubado o motorista de um caminhão da Refrigerantes Marajá, que transportava valores da empresa, no bairro Serra Dourada.

O veículo estava sob cuidado da vítima T. C. A. O adolescente D. L. estaria armado enquanto Marco Aurélio teria gritado “mete o ferro logo nesse cara”, segundo consta no processo.

Aproveitando um descuido do menor, o trabalhador teria corrido para dentro de uma mercearia, depois de apontar onde estavam os valores transportados. O comparsa Gerson Duarte teria se aproximado em um Fiat Uno e colaborado na fuga dos dois assaltantes.

A PM foi acionada e localizou o veículo na Avenida dos Trabalhadores. “Durante a abordagem, o acusado Marco Aurélio se recusou a sair do veículo para revista pessoal, sendo necessário o uso de força para algemá-lo”, diz trecho do processo.

Marco Aurélio Viegas de Pinho, conhecido como

Marco Aurélio Viegas de Pinho, Marquinho com Você, quer comandar o Doutor Fábio Leite 

Na revista, teria sido encontrado um revólver calibre 38, da marca Taurus, na cintura de Marco Aurélio, com quatro munições intactas. O malote do roubo, com R$ 1,6 mil dentro entre dinheiro e cheques, foi encontrado dentro carro.

Ainda durante a abordagem, Ronaldo ligou para o celular de Marco Aurélio e um policial se fez passar pelo comerciante, dizendo que tinha realizado “a parada”. O homem foi ao encontro dos demais e foi preso. Marco Aurélio negou participação no assalto. Ele relatou tortura por parte dos policiais da Rotam e pediu para ser absolvido no processo.

A juíza Célia Regina Vidotti absolveu Ronaldo por falta de provas e condenou Marco Aurélio e Gerson Duarte em 6 de julho de 2010. A defesa do comerciante ainda fez uma apelação ao Tribunal de Justiça, mas o recurso foi negado. Ele passou a cumprir a pena em definitivo a partir de outubro de 2014.

Ucamb se posicona

De acordo com o presidente da Ucamb, Edio Martins, a situação já foi informada à comissão eleitoral e foi dado prazo para que Marco Aurélio apresente resposta. "A gente checou, e realmente ele não consegue tirar certidão criminal estadual nem certidão de quitação eleitoral. Essas duas ele não tira. A gente já notificou e deu pra ele um prazo de cinco de dias úteis para recorrer, apresentar certidão, provar o contrário. Como a gente protocolou no final da tarde de sexta, e essa próxima sexta é feriado, ele tem até segunda-feira até às 17h", disse à reportagem.

Caso não consiga apresentar as certidões, o candidato pode indicar outro membro da chapa, que conta com 12 membros, para que seja o candidato à presidência do bairro. Um 13º cidadão deverá passar a compor a chapa como suplente. Ele ainda pode recorrer à Justiça, caso não consiga registrar sua candidatura pela via administrativa.

"Desde 2003, antes da aprovação da lei da Ficha Limpa, a Ucamb já aplicava isso. Fala que obrigatório apresentar as certidões, e dentro delas a quitação eleitoral e a criminal da justiça estadual. Lógico que quando se atenta para isso, vê que o cidadão não apresentou, a gente não consegue tirar isso online, tem que procurar o fórum, então tem algo. Aí notificamos dando prazo para se manifestar", afirmou Edio Martins.

Às 15h40 - Candidato evita comentar

Ao , Marco Aurélio Viegas de Pinho preferiu não comentar a decisão da Ucamb ou se apresentaria um substituto. Disse que pensaria em passar os contatos de seus advogados

Postar um novo comentário

Comentários (8)

  • João Carlos braguin | Sábado, 23 de Novembro de 2019, 21h04
    1
    0

    Verifiquem a situação da Ucamb perante a receita Federal, pois está inapta para exercer suas atividades. Como uma empresa inapta quer fazer eleicoes de bairros, qual a credibilidade dos resultados? Fiscalizem suas eleições, consulte o CNPJ na receita Federal 33.711.128/0001-12, e quando estava ativa sua única atividade registrada é "Instituição de longa permanência para Idosos" conhecido como asilo.

  • Douglas | Sexta-Feira, 22 de Novembro de 2019, 18h53
    0
    0

    O que está acontecendo é um jogo de interesse político aonde um político desonesto que esta limpando os cofres publicos está por trás desse atual presidente e na tentativa de não sair do mandato tenta denegrir a imagem daqueles que realmente trabalham pelo bairro Markinho é do povo é da comunidade

  • Rejane Luiza de Amorim Freitas | Sexta-Feira, 15 de Novembro de 2019, 22h21
    0
    0

    Marco Aurélio é gente do povo. Trabalhador. Quem o conhece sabe. O que eu vejo é o que ocorre na maioria das eleições, gente por trás querendo prejudicar o outro, temendo a popularidade do concorrente.

  • Vitelmar de Oliveira | Quarta-Feira, 13 de Novembro de 2019, 18h26
    5
    0

    Não é só nesse bairro tem muitos outros se quer conseguiram entregar as certidões negativas conforme publicado em diário oficial que é do foram da capital e mesmo assim São candidatos

  • Reinaldo | Quarta-Feira, 13 de Novembro de 2019, 18h18
    6
    2

    Deveria deixar ele se candidatar, cada povo tem o Governo que merece.

  • FRANK SABIÁ | Quarta-Feira, 13 de Novembro de 2019, 14h40
    5
    10

    BOA TARDE ! - Porquê o RDNews NÃO Ouviu o Candidato Markinhos Com Você ? - Não é essa a REGRA do Bom Jornalismo? - Agora se Ele tiver Errado que se Cumpra a Lei.

  • Gladston | Quarta-Feira, 13 de Novembro de 2019, 14h06
    12
    6

    Tem um molusco aí, a nível nacional que é mais sujo que poleiro de pato e quer ser é presidente em 2022!

  • Paulo | Quarta-Feira, 13 de Novembro de 2019, 11h38
    13
    2

    Do jeito que a bandidagem tomou conta do país não duvido que elege.

Matéria(s) relacionada(s):

Denúncia, psiquiatria e agora atestado

elizabeth 400 curtinha   Lotada como técnico-administrativo do RH do Hospital Metropolitano da Capital, Elizabete Maria de Almeida (foto), recorreu a um psiquiatra uma semana depois de registrar um BO e, sem apresentar provas, acusar o prefeito Emanuel de negociata, inclusive com dinheiro vivo para vereadores, com vistas a...

Título de Cidadã para senadora goiana

janaina riva 400 curtinha   A Assembleia fará sessão solene nestes últimos dias de 2019 para prestar homenagem a várias personalidades de diferentes segmentos e profissões. Uma das que serão condecoradas com o Título de Cidadã Mato-Grossense é a goiana Kátia Regina de Abreu,...

Francis sem os vereadores do partido

cesare 400 curtinha vereador caceres   A administração Francis Maris em Cáceres se tornou tão emblemática que perdeu apoio dos dois únicos vereadores do seu partido, o PSDB, na Câmara Municipal. Os tucanos Valdeniria Dutra e Claudio Henrique integram hoje o bloco de oposição ao prefeito,...

Gilberto prestigia sobrinho na Câmara

marcelo oliveira 400 curtinha   Depois de 11 meses sem pisar os pés na Câmara Municipal de Cuiabá, o vereador licenciado Gilberto Figueiredo, secretário estadual de Saúde e um dos pré-candidatos a prefeito do grupo do governador Mauro, apareceu neste sábado na sede do Legislativo, no ato que marcou a...

Suplente que terá 2 anos de mandato

adilton da levante 400 curtinha   Derrotado à reeleição em 2016, Adilson da Levante (foto) reassumiu cadeira de vereador pela Capital desde janeiro deste ano e deve prosseguir no cargo até o final do mandato, em dezembro de 2020. É que o titular Gilberto Figueiredo, que se elegeu pelo PSB e vai migrar para o DEM,...

PSDB veta Taques e vai priorizar Leitão

paulo borges 400 curtinha   O comando regional do PSDB não vai dar chance para Pedro Taques, caso este ensaie concorrer ao Senado com a provável suplementar, já no início de 2020 com a iminente cassação do mandato de Selma. Embora tenha dito que hoje se dedica à advocacia e à vida de professor...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Como você avalia a decisão do Supremo de suspender prisão imediata após julgamento em segunda instância?

Concordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.