Órgãos

Terça-Feira, 10 de Setembro de 2019, 14h:29 | Atualizado: 10/09/2019, 14h:35

SAÚDE

Risco de pandemia de hanseníase a partir de presídios é investigado pelo TCE-MT

Thiago Bergamasco

Joao Batista Camargo

Conselheiro interino João Batista Camargo, responsável pelos processos relativos à Sesp, durante sessão no TCE-MT

O Tribunal de Contas (TCE-MT) apura um possível risco de pandemia de Hanseníase a partir das penitenciárias do Estado, em especial de Cuiabá, Sinop e Juína. A falta de médicos, enfermeiros e agentes nas unidades teria facilitado a proliferação da doença, de acordo com denúncia enviada ao órgão.

A representação de natureza interna foi proposta pela Secretaria de Controle Externo de Educação e Segurança Pública e pela Secretaria de Controle Externo de Saúde e Meio Ambiente do TCE-MT contra as secretarias estaduais de Segurança Pública (Sesp) e de Saúde (SES), sob gestão de Alexandre Bustamante e Gilberto Figueiredo, respectivamente.

“As equipes técnicas, após levantamento, verificaram que a não disponibilização de médicos, enfermeiros e agentes penitenciários, bem como a não adoção de medidas pelos gestores, tem contribuído para o agravamento da doença Hanseníase, com possível risco de pandemia nas unidades penais do Estado, em especial do município de Cuiabá, Sinop e Juína”, cita o conselheiro Luiz Carlos Pereira.

Há informação, também, de que os servidores da área da saúde não estariam cumprindo a jornada de trabalho estabelecida

As secretarias do TCE-MT pedem que o governo disponibilize um médico e um enfermeiro no Centro de Detenção Provisória de Juína, no prazo de 30 dias; dois médicos, enquanto perdurar o afastamento dos titulares, na Penitenciária de Sinop, no prazo de 30 dias; adote medidas para que se realize diagnóstico de Hanseníase em todos os reeducandos da Penitenciária Central do Estado (PCE) e da Penitenciária de Sinop no prazo de 90 dias e nos casos em que se confirme a doença, inicie imediatamente o tratamento; e informe as medidas adotadas ao TCE-MT em 90 dias. O pedido de liminar foi negado pelo conselheiro.

Em decisão na segunda (9), o conselheiro João Batista Camargo, responsável pelos processos relativos à Sesp, atendeu pedido do secretário-controlador geral do Estado, Emerson Hideki Hayashida, e deu prazo de 15 dias para manifestação da Controladoria Geral do Estado (CGE) sobre o caso.

A denúncia inicial cita a proliferação de doenças infectocontagiosas tanto nos reeducandos quanto nos servidores que trabalham nas penitenciárias e também nos familiares e na sociedade de Sinop.

“Há informação, também, de que os servidores da área da saúde não estariam cumprindo a jornada de trabalho estabelecida, o que impede que sejam supervisionadas as medicações que assim devem ser ministradas, como tuberculose, hanseníase e psicotrópicos”, diz despacho da Secex de Educação e Segurança Pública.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • Ovo | Terça-Feira, 10 de Setembro de 2019, 16h19
    0
    0

    Por gentileza, estudar os conceitos epidemiológicos.

Vereadora cacerense vira opção à vice

valdeniria 400 curtinha caceres   Em Cáceres, a vereadora de cinco mandatos Valdeniria Dutra Ferreira (foto), do PSC, está sendo cortejada pelos principais pré-candidatos a prefeito. Todos querem-na de vice da chapa. Até Paulo Donizete, que entrou na disputa majoritária apoiado pelo prefeito Francis Maris, passou...

Selma deve mesmo deixar o Podemos

selma arruda 400 curtinha   Para evitar um novo pedido de expulsão do Podemos, Selma Arruda dá sinais de que deixará o partido nos próximos dias. A ex-senadora, que preside o Podemos de Cuiabá, foi "convidada" a deixar a sigla após demonstrar resistência em apoiar a pré-candidatura do deputado...

Arco de alianças define vice de Eliene

eliene liberato 400 curtinha   A professora e vice-prefeita de Cáceres, Eliene Liberato (foto), pré-candidata do PSB à sucessão municipal, disse que a definição do nome para vice de sua chapa só sairá na pré-convenção. Até lá, o amplo arco de alianças...

Pesquisa derruba discurso de Jayme

jayme campos 400 curtinha   O resultado da pesquisa Analisando, que traz Emanuelzinho com boa vantagem nas intenções de voto sobre todos os pré-candidatos a prefeito de Várzea Grande, está provocando uma reviravolta nos bastidores. Os dados vieram a público nesta quinta, em publicação no...

Tucano dá título a Bolsonaro em Sinop

dilmair callegaro 400 curtinha   O presidente Jair Bolsonaro, que comanda o país desde janeiro do ano passado, irá receber o título de Cidadão Sinopense, mesmo sem previsão de pisar os pés, por enquanto, ao município considerado Capital do Nortão. A homenagem partiu do vereador do PSDB Dilmair...

Ação pró-Thiago, mas Luizão resiste

carlos bezerra 400   Com uma pesquisa debaixo do braço, cujo resultado traz Thiago Silva na dianteira na corrida à Prefeitura de Rondonópolis, inclusive na frente do prefeito Zé do Pátio (SD), o MDB de Carlos Bezerra (foto) tenta convencer o empresário Luizão (PRB) a recuar para apoiar o...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT estuda retomada das atividades escolares presenciais possivelmente em agosto ou setembro. O que você acha?

Estou de acordo

Não - aulas não podem voltar por agora

tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.