Órgãos

Domingo, 04 de Maio de 2014, 16h:10 | Atualizado: 04/05/2014, 16h:40

Funcionalismo

Sindicalista comemora mudanças no MT Saúde e aguarda sanção de Silval

Rdnews

Gilmar Brunetto

Gilmar Brunetto, dirigente do Sinterp

O presidente do Sinterp, Gilmar Brunetto, afirma que a aprovação da reestruturação do MT Saúde, em segunda votação pela Assembleia, foi satisfatória. Isso porque as principais emendas como a contrapartida do governo do Estado no plano de saúde, bem como a composição do Conselho Fiscal ser 70% por usuários do plano de saúde, foram aprovadas pelos parlamentares. “Estamos esperando a sanção do governador Silval Barbosa para colocar em prática as alterações”, enfatiza em entrevista ao Rdnews.

A apreciação da matéria era adiada pelos deputados desde o final do ano passado. O acordo deveria ter sido votado antes do recesso, porém, foi protelado para depois do carnaval. Os motivos dos adiamentos foram em decorrências das emendas polêmicas. Destas, as que mais causavam divergências eram contra a medida do Governo em zerar a sua participação financeira no plano e a que beneficiam os aposentados, ambas aprovadas.

Ao todo, foram aceitas 10 emendas, das 12 propostas sugeridas pelo deputado estadual Emanuel Pinheiro (PR). A princípio, na matéria enviada pelo Executivo, o Governo tinha até 2024 para zerar os investimentos no plano, ou seja, a partir desta data passaria a não contribuir financeiramente com o MT Saúde. Na prática, o custo seria pago pelos próprios servidores. Contudo, com a modificação,  o Estado  vai arcar com 30% ao invés dos atuais 70% .

O debate em torno do montante que o Governo contribuiria foi polêmico. Acontece que o TCE alegou que o poder público não pode pagar nada, por ser inconstitucional. O Tribunal defendeu que o Paiaguás precisa investir na saúde pública. Emanuel, por sua vez, argumentou que não há ilegalidade e que o Executivo deveria continuar investindo no plano, tendo em vista que o Estado como patrão deve, sim, ajudar os servidores.

Outra proposta do republicano aprovada pelos deputados é a respeito de pessoas acima de 60 anos, que não deve ter a tarifa do plano reajustada. Hoje, o plano é composto por 30 mil servidores, o que totaliza 100 mil pessoas contando os dependentes.

Postar um novo comentário

Comentários (6)

  • DRI | Terça-Feira, 27 de Maio de 2014, 10h33
    0
    0

    TOMARA QUE SEJA MUDANÇA PARA O BEM, PORQUE MUITOS SERVIDORES NA MAIORIA IDOSOS, PRECISAM MUITO DESSE PLANO, EU ESPERO DE VERDADE QUE A MUDANÇA SEJA VERDADEIRA... QUE BOM.

  • Jose Carlos Matos | Sábado, 10 de Maio de 2014, 10h36
    0
    0

    Não se fala mais na FRAUDE da Conta Única onde várias entidades constituidas e pessoas físicas receberam milhares de Reais!!!

  • antonio benedito | Segunda-Feira, 05 de Maio de 2014, 15h36
    0
    0

    antonio benedito, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • Henrique | Segunda-Feira, 05 de Maio de 2014, 09h36
    0
    0

    Prezado Gilmar parabéns por sua dedicação e empenho, agora muito cuidado, pois as vésperas das eleições os deputados aprovarão qualquer coisa e depois vão remeter a bronca para o judiciário. Isso, não é triangulo amoroso, é um jogo de cartas marcadas entre o executivo - tce e ALMT. O Governo não deveria patrocinar eventos privados, no entanto isso ocorre frequentemente através de patrocínio a clubs de futebol, eventos religiosos etc. Esse é apenas o 1º round, não se esqueça de cobrar do Ministério Público a apuração das suspeitas de desvios ocorridos no MT SAUDE desde a sua criação. QUANDO OS HOMENS DE BEM OMITEM, O MAL TRIUNFA!!!!!!

  • mauro | Domingo, 04 de Maio de 2014, 19h22
    0
    1

    e o dinheiro da previdencia que é descontado dos servidores ativos e inativos? cade?

  • Januario Dantas. | Domingo, 04 de Maio de 2014, 17h34
    1
    0

    Gilmar,Parabéns!! Agora vamos trabalhar pelo nosso pessoal da Empaer. A Construção da sede própria,esta parada a alguns meses.Pelo visto não tem data para o reinicio das obras. Esta com cara, que será mais uma obra abandonada pelo governo.E ali já foi gasto dinheiro público. Pasmém senhores leitores. Há mais de 05 anos que o dinheiro para essa construção esta na CEF,(Emenda Parlamentar),e mesmo assim não se consegue construir essa sede, tão sonhada pelos servidores,e produtores rurais de Mato Grosso. Com a palavra o Gov. Silval Barbosa.

Puxando o "rei" pra baixo em Tangará

reinaldo morais 400 curtinha   A pré-campanha ao Senado do empresário Reinaldo Morais (foto), o "rei dos porcos", evangélico e bolsonarista, vem ganhando aceitação popular em vários municípios. Mas, em Tangará da Serra, enfrenta muita resistência. Algumas pessoas próximas ao...

3 estaduais e 2 federais para prefeito

juarez costa 400 curtinha   Se na Assembleia, três dos 24 deputados se articulam por candidatura a prefeito, na Câmara Federal dois entre oito da bancada mato-grossense também pretendem fazer o mesmo. Tratam-se do emedebista Juarez Costa (foto), que apostará todas as fichas no retorno ao comando de Sinop, e do petebista...

PSDB rachado sobre nome a prefeito

ricardo saad 400 curtinha   O tucanato enfrenta uma incógnita em Cuiabá. A bancada na Câmara, hoje composta pelos vereadores Renivaldo Nascimento, Ricardo Saad (foto) e Toninho de Souza, defende apoio ao projeto de reeleição do prefeito Emanuel Pinheiro. O partido, presidido na Capital por Saad, já faz parte...

Poucos da AL se arriscam pra prefeito

silvio favero 400 curtinha   Inicialmente seriam seis dos 24 deputados estaduais dispostos a concorrer ao pleito de novembro deste ano. Mas a lista vem sendo reduzida à medida que se aproxima das convenções. Sílvio Fávero (foto), por exemplo, sabe que a chance de ganhar a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, onde...

Transferindo pandemia para Cuiabá

lucimar campos 400   Prefeita de Várzea Grande, Lucimar Campos (foto) transferiu praticamente o pepino da pandemia da Covid-19 à gestão da cidade vizinha, comandada por Emanuel Pinheiro. Ela faz questão de enfatizar que, numa reunião com porta-vozes do governo estadual, do TCE, da Assembleia e dos dois maiores...

"Oposição desorganizada ajuda Pátio"

blairo maggi 400 curtinha   Com a experiência de quem já foi governador por dois mandatos, senador e ministro da Agricultura, o megaempresário Blairo Maggi (foto) disse, em entrevista numa live nesta sexta, com os jornalistas Eduardo Ramos e Lucas Perrone, que se a oposição não se organizar em...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT estuda retomada das atividades escolares presenciais possivelmente em agosto ou setembro. O que você acha?

Estou de acordo

Não - aulas não podem voltar por agora

tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.