Órgãos

Segunda-Feira, 17 de Fevereiro de 2020, 19h:50 | Atualizado: 26/02/2020, 13h:50

Orientação

TCE vai criar assessoria parlamentar para apoiar as CPIs na Assembleia e Câmaras

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE),  Guilherme Maluf, anunciou a criação de uma assessoria parlamentar para promover o intercâmbio com as comissões da Assembleia. O anunciou foi feito durante a primeiro sessão ordinária de 2020, realizada nesta segunda (17).

Maluf, que presidiu a Assembleia antes de ser nomeado conselheiro,  reforçou que o TCE-MT não vai apenas julgar contas, mas também vai atuar fortemente na orientação e prevenção junto à sociedade, prefeituras e Câmaras Municipais.

"Estamos iniciando neste ano, uma nova política de relacionamento com o Poder Legislativo. Entre as medidas que estamos adotando, está a criação de uma assessoria parlamentar para fazer o intercâmbio com as comissões da Assembleia Legislativa, no que se refere as auditorias que são feitas neste Tribuanal. Temos auditorias extremamente especializadas, competentes, que vão subsidiar os deputados na elaboração de projetos e políticas públicas. Vamos nos aproximar do Poder Legislativo", afirmou.

Outra medida que será implementada no TCE-MT, é a criação de um núcleo que possa receber, de forma mais ágil, todas as demandas encaminhadas pelo Poder Legislativo.

"Se o Poder Legislativo cria CPI  e precisa de auxílio dos nossos competentes auditores, podemos sim trabalhar de forma conjunta", comentou.

Além disso, o TCE-MT vai estudar mecanismos para deixar as sessões do Tribunal Pleno mais ágeis, e fortalecimento no Plenário Virtual.

A assessoria parlamentar deve ser implementada em março, junto com a reforma administrativa. Por isso, não existe nenhum nome cogitado para exercer a função.

A reforma administrativa deve reduzir o gasto com pessoal para chegar ao limite de 49% previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Atualmente, chega a 56%. (Com Assessoria)

 

Postar um novo comentário

Comentários (4)

  • Amaral de souza | Terça-Feira, 18 de Fevereiro de 2020, 10h01
    3
    0

    O que virou esse COISO chamado TCE...Deus nos livre!#

  • Adriane de Oliveira | Terça-Feira, 18 de Fevereiro de 2020, 08h59
    2
    0

    Auxiliar as comissões da AL? Primeiramente elas deveriam realmente funcionar, pois pelo que vimos apenas a da saúde, manteve o compromisso com a sociedade. Veja o exemplo da comissão de meio ambiente, teve apenas uma reunião durante o ano todo e não votou nada de interesse da sociedade. Então coloca os ilustrissimos para trabalhar primeiro!!

  • Armindo de Figueiredo Filho | Terça-Feira, 18 de Fevereiro de 2020, 07h17
    4
    0

    ISSO NÃO PASSA DE >>>>ACOMODAÇÕES POLÍTICAS"""... Despesas "desnecessárias e descabidas". A verdade que essa "despesinha extra" vai cair no EXECUTIVO (primo POBRE) . Este , sempre economizando par ao primo RICO GASTAR.. Pois o TCE só vive de REPASSES... Tá na hora de apertarem os CINTOS... UAI A CRISE ACABOU???????

  • Contribuinte | Terça-Feira, 18 de Fevereiro de 2020, 06h26
    4
    0

    Precisa o TCE e a Assembleia é cortar cargos e não criar mais cabide de empregos, altos salários VI verbas indenizatórias de altos valores, mordomias e todas regalias às custas do lombo do povo, são dois órgãos sem vergonhas, seguem o exemplo do governo de Minas Gerais, chega de massacrar a população.

Redes sociais, lives e efeito colateral

Em tempo de coronavírus, as redes sociais têm sido fundamentais para disseminar informações. As plataformas são utilizadas, por exemplo, para realização de coletivas, mas, nesta segunda (6), houve um efeito colateral. O governador Mauro Mendes e o secretário de Saúde Gilberto Figueiredo foram "vítimas" de ferramenta de animação do Facebook. Os dois falavam sobre ações para combater a doença...

DEM agora sem amarras dos Campos

frankes siqueira curtinha 400   Sem o controle absoluto dos Campos, como nas últimas duas décadas, desde quando era PFL, o DEM, que não elege vereador em Cuiabá desde 2004, vive melhores expectativas, agora sob comando da ala ligada ao governador Mauro. É presidido pelo secretário de Estado de Governo,...

O pulo de Elias do PSDB para o DEM

elias santos 400 curtinha   Elias Santos (foto), irmão do deputado Wilson, agiu como estrategista na construção de sua pré-candidatura a vereador por Cuiabá. Concluiu que teria mais dificuldades de obter êxito nas urnas no PSDB porque os dois vereadores tucanos que vão à...

DEM e voz na Câmara após 16 anos

marcelo bussiki 400 curtinha   O DEM (antigo PFL) passa a ter voz na Câmara da Capital 16 anos depois. Aproveitando a janela de março em que a Justiça Eleitoral permite mudança de legenda sem risco de perda do mandato, dois vereadores migraram para o Democratas, sendo eles Marcelo Bussiki (foto) e Gilberto Figueiredo, que...

MDB agora com 2 na Câmara-Cuiabá

juca do guaran� curtinha 400   O MDB do prefeito Emanuel Pinheiro, que não elegeu vereador em 2016 em Cuiabá, agora ganha duas vozes na Câmara. Tratam-se de Juca do Guaraná (foto), militante histórico do nanico Avante que resolveu migrar para a legenda emedebista, e do recém-empossado...

PT segue sem voz na Câmara-Cuiabá

bob pt 400 curtinha   O PT, presidido em Cuiabá por  Elisvaldo Almeida, o Bob (foto), está mesmo "queimado" e sem prestígio. Em meio ao troca-troca de partido entre os vereadores cuiabanos, aproveitando a janela de março, cujo prazo para mudanças para quem deseja se candidatar em outubro encerrou-se neste...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você concorda com a decisão de prefeitos, que começam a decretar estado de emergência, fechando comércio, serviços públicos e o transporte coletivo?

sim

não

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.