PARTIDO

Terça-Feira, 17 de Setembro de 2019, 14h:15 | Atualizado: 19/09/2019, 17h:14

SITUAÇÃO FAVORECIDA

Até morto vota em eleição do PT e chapa derrotada por Barranco pede impugnação

Rdnews/Montagem

edna sampaio e Valdir Barranco

Edna Sampaio, professora da Unemat, foi derrotada por Valdir Barranco, que busca reeleição, na primeira etapa da eleição interna do PT estadual

O movimento Plenária Livre que disputou o Processo de Eleições Diretas (PED) do PT de Mato Grosso e obteve aproximadamente 7,67% dos votos ingressou com recurso junto à Comissão Executiva Estadual solicitando a impugnação da votação em Juruena, Colíder, Terra Nova do Norte e Cuiabá. As irregularidades são apontadas pelos militantes Edna Sampaio, Vera Araújo, Enelinda Scala, Otto Ten Catten, Carlos Saldanha e Willian Sampaio, que presidiu o partido durante os  Governos Lula e Dilma.

Todas as irregularidades teriam favorecido a chapa da corrente majoritária Construindo um Novo Brasil (CNB), liderada pelo deputado estadual Valdir Barranco, atual presidente do PT mato-grossense. Nesta etapa do PED, o grupo obteve 64,66% dos votos.

O pedido de impugnação diz que em Juruena um filiado morto desde 2016 assinou a lista de votação. Além disso, a lista de assinaturas do PED teria sido fraudada por uma ou duas pessoas.

Em Colíder, o pedido de impugnação aponta favorecimento da CNB no local de votação. Isso porque uma mensagem no quadro negro da sala de aula onde estava a urna indicava o voto na corrente majoritária.

Já em Terra Nova do Norte houve comparecimento de mais de 97% dos filiados do município sem votos brancos ou nulos, nem envio da lista de votação. Já em Cuiabá, a denúncia é que a CNB promoveu o transporte irregular de eleitores.

Caso a impugnação não seja aceita, os petistas pedem que as chapas concorrentes montem uma comissão para analisar as denúncias. Uma terceira chapa, denominada Somos Todos PT,  liderada por James Cabral, irmão do deputado Lúdio, obteve 23,98% dos votos no PED.

“O que o PT não pode é desprezar denúncias tão graves, em uma eleição com resultados tão estranhos", diz o trecho final do documento. Já os filiados membros da Comissão Eleitoral e Fiscais do PED, o movimento Plenária Livre pede que sejam levados à Comissão de Ética Partidária.

Com o resultado da primeira etapa do PED, pela primeira vez em Cuiabá, a disputa para definir o próximo presidente do PT municipal vai para o segundo turno. No próximo dia 22, o embate será entre Elisvaldo Almeida, o Bob, assessor parlamentar do deputado estadual Lúdio Cabral, e Volney Albano, que pertence ao campo majoritário e tenta a reeleição. O mandato é de quatro anos.

Outro Lado 

Na condição de presidente estadual do PT, Barranco afirmou que as comissões organizadoras do PED nos municípios citados no pedido de impugnação foram notificadas e têm até quinta (19) para apresentar suas defesas. Segundo o dirigente, na quinta à noite, cada uma das situações será julgada pela Executiva Estadual e caso as irregularidades sejam comprovadas, as urnas serão impugnadas. 

"Como direção do PT, nós não aceitamos irregularidades no PED. Se comprovadas as irregularidades, as urnas serão impugnadas. Esse é o procedimento correto. Agora, a chapa Plenária Livre fez pouco mais de 7% dos votos e a impugnação de uma ou outra urna não vai alterar esse resultado", ponderou Barranco.

Postar um novo comentário

Comentários (8)

  • Paulo Almeida | Terça-Feira, 24 de Setembro de 2019, 20h24
    0
    0

    Eles roubam até entre eles.

  • Henrique Dias | Quarta-Feira, 18 de Setembro de 2019, 08h37
    10
    1

    Com certeza foi "gorpi" ... kkkk o PT de sempre!

  • Paulo | Quarta-Feira, 18 de Setembro de 2019, 07h14
    9
    1

    KKKKKKK. Modus operandi PTista. Se não for assim não é PT. LULA Livre KKKKK

  • Magnata | Terça-Feira, 17 de Setembro de 2019, 20h21
    10
    1

    Resumindo. Todos foram vítimas de golpes? Foi gorpe. Pá de lá! Pá de k. Kkkkkkkkk

  • joao | Terça-Feira, 17 de Setembro de 2019, 19h04
    13
    2

    O QUE ESPERAR DO PT

  • Benedita da Silva | Terça-Feira, 17 de Setembro de 2019, 16h07
    24
    4

    Um partido desmoronado nas últimas eleições, ao invés de agregar, para tentar se refundar, utiliza estratagemas da velha politica? Depois no vitimismo, querem convencer o povo, de que são uma opção democrática? Que vexame!!

  • alexandre | Terça-Feira, 17 de Setembro de 2019, 15h40
    19
    4

    Absolutamente, tudo pelo poder...

  • Kcarlos | Terça-Feira, 17 de Setembro de 2019, 15h24
    25
    5

    PT em sua essência..... apenas sendo PT

Filho de Taborelli assume vaga em VG

Willy taborelli _ curtinha400   O pai coronel Taborelli está fora de combate, mas o filho Willy (PSC), suplente de vereador, vai assumir cadeira na Câmara de VG a partir de 2 de março. Vai atuar na vaga do correligionário Miguel Baracat, que se licencia para fazer tratamento de saúde. O filho do polêmico...

Sem acordo para ter apoio de Selma

otaviano pivetta 400 curtinha   O empresário e vice-governador Otaviano Pivetta, pré-candidato ao Senado, disse que, de fato, recebeu convite para se filiar ao Podemos, inclusive do deputado Medeiros, um de seus prováveis adversários nas urnas de abril, mas que segue firme no PDT. Destaca ser um admirador do senador...

Na expectativa para disputar Senado

nelson barbudo 400 curtinha   Se o TRE flexibilizar a data de filiação para quem quer concorrer ao Senado, na eleição suplementar de abril, a inflação de candidatos tende a ser ainda maior. Entrariam no páreo, além dos 10 que já se dizem pré-candidatos, o ex-governador Pedro...

Conflito armado entre Ulysses e Elizeu

ulysses moraes curtinha   Já está dando confusão no PSL/DC o acórdão feito entre os deputados estaduais Ulysses (foto) e Elizeu. O primeiro confidenciou a amigos que não pretende apoiar a possível candidatura de Elizeu ao Senado, na eleição suplementar, marcada para abril. A considerar...

Jornalistas lançam 1º Anuário Jurídico

antonielle_curtinhas   O site Ponto na Curva e o Animus Centro Empresarial lançam em maio o primeiro Anuário Jurídico de Mato Grosso. A publicação, que é inédita no Estado, é conduzida pelas jornalistas e advogadas Antonielle Costa (foto) e Débora Pinho. A ideia é dar destaque a...

Ao Senado e com apoio de Bolsonaro

jose medeiros 400 curtinha   Com o apoio garantido por Bolsonaro, José Medeiros dá um passo largo rumo ao Senado, já nesta fase de pré-campanha. Entusiasmado, ele marcou a convenção do Podemos para 12 de março. De um lado, o ex-senador e hoje federal entra no rol dos mais cotados por causa do peso do...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Na sua opinião, como está indo o Governo Bolsonaro...

excelente

bom

razoável

ruim

péssimo

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.