PARTIDO

Terça-Feira, 08 de Outubro de 2019, 10h:46 | Atualizado: 08/10/2019, 17h:10

FRAUDE ELEITORAL

Chapa cita votantes na Itália e pede que PT Nacional suspenda eleição - confira

Barranco diz que, na instância estadual, a chapa questionou só a participação de Claudemir como mesário

Reprodução

Claudemir Barranco denuncia

Acima, trecho da denúncia sobre fraude que será analisada pela executiva Nacional do PT

A chapa Plenária Livre, que disputou o Processo de Eleição Direta (PED) do Partido dos Trabalhadores, entrou com pedido na Comissão Executiva Nacional da sigla para que seja suspenso o resultado de parte do pleito, ocorrido em setembro. Há indícios de fraudes na votação em Terra Nova do Norte, onde duas votantes estavam em viagem para a Itália na data da eleição. Além disso, 45 municípios não enviaram ou enviaram fora do prazo, a lista de participantes.

Esta foi a primeira etapa da estadual, com eleição dos presidentes dos diretórios municipais. Até aqui, a Executiva Estadual do partido impugnou a urna de Juruena, onde um eleitor morto apareceu na lista de votação, mas negou impugnação das urnas de Terra Nova do Norte e Colíder.

O documento, encaminhado em 5 de outubro, é um adendo a um recurso que já havia sido encaminhado pela Plenária Livre no dia 1 deste mês. Assinam o pedido os petistas Edna Luzia Almeida Sampaio, Vera Araújo, Enelinda Scala, Otto Ten Caten, Carlos Saldanha e Willian Cesar Sampaio.

Em relação a Terra Nova do Norte, a chapa aponta irregularidades conduzidas por Claudemir Mendes Barranco, irmão do presidente estadual do PT, deputado Valdir Barranco, da CNB, a corrente majoritária do partido. Compareceram 194 dos 440 filiados aptos a votar, sendo que 100% dos votos foram para as chapas da CNB, em todos os níveis, sem nenhum voto em branco ou nulo.

Reprodução

Claudemir Barranco denuncia

Claudemir Barranco teria sido beneficiado em eleição realizada em Terra Nova do Norte

Foi pedida a lista de votação em 26 de setembro e recebida no dia 30. Segundo os membros da Plenária Livre, a maioria absoluta das assinaturas teriam sido feitas por apenas três pessoas. José Adrião de Souza Neto consta na lista, mas deixou o partido há quatro anos para assumir cargo no Judiciário.

Maristela Baratter Bavaresco e Giseli Bavaresco, mãe e filha respectivamente, constam na lista. Elas apresentaram passaporte e cartão de embarque de viagem para Roma com volta em 10 de setembro, dois dias depois da votação no município. Andressa Cristina Laborão Silva e Juliana Martins da Marta Rocha assinaram atestados e gravaram vídeos em que confirmam que não votaram no dia.

“As fraudes realizadas em Terra Nova do Norte são de grande magnitude. Além da gravidade dos desvios éticos e da prática de diversos tipos de crime, ela corresponde a 4,6% dos votos válidos no PED de MT e representa 6,5% dos votos obtidos pela chapa da CNB. Por ser beneficiária da prática de crimes eleitorais, que envolvem o irmão do Presidente Estadual do Partido, a tendência majoritária (CNB) usou a maioria absoluta que tem na CEE para acobertar a fraude e validar o resultado obtido através de práticas que envergonham o conjunto do partido”, diz o documento.

Os membros da chapa falam ainda sobre as listas enviadas fora da data. Ao todo, 52,32% dos municípios teriam descumprido o regulamento e, a comissão organizadora, validou as votações ainda assim. “A participação desses 45 municípios representou 44,42% dos votos válidos do PED (desconsiderando votos brancos e nulos) no estado e, representam 52,52% da votação obtida pela chapa estadual da tendência majoritária (CNB)”, destaca.

É pedida a anulação das votações nos municípios que não apresentaram a lista, e a suspensão das votações de todos os municípios com envio atrasado, sendo montada uma comissão com as chapas participantes para auditar os documentos. 

Outro lado

O presidente estadual o PT, deputado Valdir Barranco, afirmou que na instância estadual, a chapa Plenária Livre apresentou recurso apenas com relação à participação de Claudemir como mesário em Terra Nova do Norte. "Em nenhum lugar do regulamento do PED diz que isso é proibido. Tanto é que em muitas cidades do Brasil, inclusive em outras cidades de Mato Grosso, das diversas correntes, tivemos municípios ligados ao deputado Lúdio, ligado à Edna, que os presidentes também estiveram como mesários", afirmou o deputado.

Barranco destacou que o PT é o único partido que faz eleições diretas para suas representações em todos os níveis e disse esperar que a Executiva Nacional não acolha o recurso.

"Qualquer outra informação ou denúncia não cabe mais, porque já foi superado na instância estadual e quando se recorre à instância nacional só se pode recorrer em relação a aquilo que foi vencido aqui na instância estadual", explicou.

Postar um novo comentário

Comentários (6)

  • GABRIEL MULLER | Quarta-Feira, 09 de Outubro de 2019, 14h14
    1
    0

    ATÉ ENTRE ELES A PICARETAGEM ROLA SOLTA!!!!!

  • Crítico | Terça-Feira, 08 de Outubro de 2019, 21h16
    3
    1

    PQP o PT até onde vai parar. Rouba seu próprio partido. Kkkkk

  • CHIRRÃO | Terça-Feira, 08 de Outubro de 2019, 16h16
    7
    2

    ISSO É BEM PT MESMO...TANTO NACIONAL..ESTADUAL..MUNICIPAL...REGIONAL..LOCAL...

  • Felipe Matos | Terça-Feira, 08 de Outubro de 2019, 15h53
    3
    0

    Ave Maria mas que baixaria. Quantos votos teve essa planária livre? A ex-vereadora Enelinda e a ex-deputada Vera Araújo não tem votos pra ganhar o comando do PT? Se perderam no voto, por que ficam com essas acusações? O PT já anda enlameado e ex-parlamentares contribuem para que continuem falando mal do PT. E esse Willian não é o ex-presidente do PT? Edna não é a mulher do Willian, que foi candidata a deputada federal? Não tem votos pra eleger a mulher e nem pra voltar ao comando do partido? Isso está cheirando a chororo de mal perdedores.

  • adair ferreira | Terça-Feira, 08 de Outubro de 2019, 13h27
    3
    0

    essa chapa da tal Enelinda escala,, Vera araujo esse tal shampaio nao sabe perder.... larga mao enelinda escala e vera araujo vcs ja perdeu esqueçe.. eolha que esse PT nao ta com esse moral tudo

  • Elson Oliveira | Terça-Feira, 08 de Outubro de 2019, 13h00
    4
    2

    Kkkk Fraudam até a própria eleição!

Matéria(s) relacionada(s):

Denúncia, psiquiatria e agora atestado

elizabeth 400 curtinha   Lotada como técnico-administrativo do RH do Hospital Metropolitano da Capital, Elizabete Maria de Almeida (foto), recorreu a um psiquiatra uma semana depois de registrar um BO e, sem apresentar provas, acusar o prefeito Emanuel de negociata, inclusive com dinheiro vivo para vereadores, com vistas a...

Título de Cidadã para senadora goiana

janaina riva 400 curtinha   A Assembleia fará sessão solene nestes últimos dias de 2019 para prestar homenagem a várias personalidades de diferentes segmentos e profissões. Uma das que serão condecoradas com o Título de Cidadã Mato-Grossense é a goiana Kátia Regina de Abreu,...

Francis sem os vereadores do partido

cesare 400 curtinha vereador caceres   A administração Francis Maris em Cáceres se tornou tão emblemática que perdeu apoio dos dois únicos vereadores do seu partido, o PSDB, na Câmara Municipal. Os tucanos Valdeniria Dutra e Claudio Henrique integram hoje o bloco de oposição ao prefeito,...

Gilberto prestigia sobrinho na Câmara

marcelo oliveira 400 curtinha   Depois de 11 meses sem pisar os pés na Câmara Municipal de Cuiabá, o vereador licenciado Gilberto Figueiredo, secretário estadual de Saúde e um dos pré-candidatos a prefeito do grupo do governador Mauro, apareceu neste sábado na sede do Legislativo, no ato que marcou a...

Suplente que terá 2 anos de mandato

adilton da levante 400 curtinha   Derrotado à reeleição em 2016, Adilson da Levante (foto) reassumiu cadeira de vereador pela Capital desde janeiro deste ano e deve prosseguir no cargo até o final do mandato, em dezembro de 2020. É que o titular Gilberto Figueiredo, que se elegeu pelo PSB e vai migrar para o DEM,...

PSDB veta Taques e vai priorizar Leitão

paulo borges 400 curtinha   O comando regional do PSDB não vai dar chance para Pedro Taques, caso este ensaie concorrer ao Senado com a provável suplementar, já no início de 2020 com a iminente cassação do mandato de Selma. Embora tenha dito que hoje se dedica à advocacia e à vida de professor...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Como você avalia a decisão do Supremo de suspender prisão imediata após julgamento em segunda instância?

Concordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.