PARTIDO

Terça-Feira, 15 de Outubro de 2019, 15h:37 | Atualizado: 15/10/2019, 19h:14

Com resultado proclamado, apuração de fraudes em eleição do PT acaba em pizza

Ronaldo Mazza

Valdir Barranco

Valdir Barranco na tribuna da AL; ele teve quase 65% dos votos na 1ª fase da eleição

Ao que tudo indica, a apuração das denúncias de fraudes no Processo de Eleição Direta (PED) do PT de Mato Grosso, em que nome de filiado morto teria aparecido como votante e foram registrados casos de falsificação de assinaturas de filiadas que estavam na Itália no dia da votação, vai acabar em pizza. Isso porque a Comissão Executiva Nacional, reunida nessa segunda (14), resolveu proclamar a totalização dos votos publicada em 20 de setembro, com base nas apurações de 10 de setembro,  como resultado final da 1ª etapa do 7º Congresso Nacional do partido.

Para “passar um pano” na situação e fingir que está tomando providências, os dirigentes petistas constituíram uma Comissão Especial composta por sete membros representantes das forças políticas que compõe a Comissão Executiva Nacional, para averiguar denúncias de irregularidades nos processos de votação locais e  atos de violência no processo eleitoral. Entretanto, qualquer conclusão não terá resultado prático para alterar resultados do PED.

Até 25 de outubro, a Comissão levantará todos os casos a serem averiguados e fará as devidas instruções.  Em 4 de novembro encerra o prazo para a Comissão ouvir as partes envolvidas nos casos elencados e ir aos Estados em que a averiguação for necessária.

Segundo a resolução, até 11 de novembro, a Comissão emitirá parecer aos processos dos casos averiguados e remeterá para decisão da Comissão Executiva Nacional, que se reúne em 15 de novembro. No dia 16 de novembro, os casos serão julgados pelo Diretório Nacional do PT.       

Apenas quatro dirigentes nacionais votaram contra a proclamação do resultado do PED com suspeitas de fraude.  São eles, o deputado federal Paulo Pimenta (RS) e Silvana Donatti (SP), Ivan Lima (BA) e Juçara Dutra Vieira (RS).

Já os favoráveis a resolução aprovada foram a presidente nacional do PT Gleise Hoffmann (PR), senador Humberto Costa (PE), Alberto Cantalice (RS), Alex Padilha (SP), Carlos Árabe (SP), Ellen Costa (PI), Emídio de Souza (SP), Fátima Cleide (RO), Gleide Andrade (MG), José Guimarães (CE), Luiz Dulci (MG), Luzianne Lins (CE), Márcio Macedo (SE), Markus Sokol (SP), Micaela Costa (RJ), Moara Soboia (MG), Mônica Valente (SP), Nadia Rocha (SP), Najara Bento (SP), deputado federal Paulo Teixeira (SP), Renato Simões (SP), Romênio Pereira (MG), Sara Prado (BA) e Vilson Oliveira (SP).

Na reunião, a chapa Plenária Livre de Mato Grosso, que apresentou os recursos contra as fraudes no PED local, foi representada pela ex-vereadora por Cuiabá Enelinda Scala. A petista defendeu que a resolução proclamando o resultado da votação não fosse aprovada, mas não teve direito a voto.

Supostas Fraudes

O caso do morto votando aconteceu em Juruena. Já em Terra Nova do Norte, três votantes estavam em viagem para a Itália na data da eleição. Além disso, 45 municípios não enviaram ou enviaram fora do prazo a lista de participantes.

Por isso, a chapa Plenária Livre reivindica a suspensão do PED. Todas as irregularidades teriam favorecido a chapa da corrente majoritária Construindo um Novo Brasil (CNB), liderada pelo deputado estadual Valdir Barranco, atual presidente do PT mato-grossense. Nesta etapa do PED, o grupo obteve 64,66% dos votos.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • Keops Müller | Terça-Feira, 15 de Outubro de 2019, 17h02
    3
    1

    PT sendo PT... Corrupção é o DNA desse partido.

  • KACO DO CPA | Terça-Feira, 15 de Outubro de 2019, 16h12
    2
    2

    64.66 % ... uma falta de respeito com a maioria absoluta do PT-MT .... TIVEMOS UMA VITORIA ESMAGADORA... 64,66% dos votos de toda militância petista... MAIS UMA VEZ, RESPEITEM A VONTADE DA MAIORIA... RESPEITEM NOSSA DEMOCRACIA INTERNA... RESPEITEM O PED... RESPEITEM A CNB.. forte abraço KACO DO CPA

Sexto suplente na Câmara por um mês

aluizio leite 400 curtinha   Aluízio Leite (foto), filiado histórico do PV, tomou posse como vereador pela Capital na último dia 2. Mas vai ficar na cadeira por somente 31 dias, até o retorno do titular, delegado Marcos Veloso, que se afastou para cuidar de assuntos pessoais e hoje se encontra hospitalizado com...

No TCE pra tentar receber da prefeitura

flavia mesquita 400 curtinha   Flávia Mesquita (foto), da Luppa Administração de Serviços, pediu socorro ao TCE para tentar receber por serviços prestados à secretaria de Saúde de Cuiabá, alegando que o município está inadimplente há oito meses. E apontou quebra da ordem...

Pai e filho pré-candidatos em Poconé

henrique santos 400 curtinha pocone   Em Poconé, pai e filho estão animados para o teste das urnas deste ano. Um a prefeito e, outro, para vereador. Euclides Santos, que já foi vereador (89/92) e prefeito por duas vezes (93/96 e 2001/2004), além de secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos em...

Expectativa de tocar a Cultura de MT

paulo traven 400 curtinha   Um dos três adjuntos da pasta de Cultura, Esporte e Lazer do Estado, José Paulo da Mota Traven (foto) vem se articulando para assumir de forma efetiva o comando da secretaria. Ele conta com apoio de alguns membros do staff, como do secretário de Governo, Alberto (Beto) Machado. O governador...

Poconé tem hoje vários "prefeitáveis"

euclides santos 400 curtinha   O ex-vereador e ex-prefeito de dois mandatos de Poconé, Euclides Santos (foto), que era do MDB e agora está no PSDB, vem se movimentando nos bastidores para concorrer novamente à sucessão municipal. Seria um dos nomes de oposição ao prefeito Tatá Amaral, que vai tentar...

Apostas do PTB para vereador em VG

silvio fidelis 400 curtinha   Detentor da segunda maior bancada na Câmara de Várzea Grande, com cinco assentos, atrás somente do DEM da prefeita Lucimar, que conta com sete vereadores, o PTB aposta na hipótese de ao menos manter as cinco vagas. E todos os seus vereadores vão à reeleição, sendo...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Em Cuiabá, o prefeito suspendeu a decisão de implantar rodízio de veículos entre placas pares e ímpares devido à Covid-19. Mas quer debater a ideia. Você concorda com rodízio?

concordo

discordo

tanto faz

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.