PARTIDO

Terça-Feira, 29 de Dezembro de 2009, 10h:20 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:15

Divergências

Lula defende distribuição de recursos e critica ex-prefeito

   O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta terça-feira a distribuição de recursos federais de acordo com a necessidade dos Estados ou dos municípios. A declaração foi durante a cerimônia de inauguração de uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) na Vila São Pedro, em São Bernardo (Grande São Paulo).

   Durante seu discurso, o presidente disse que não se pode distribuir recursos de acordo com o partido do governante. "Nós também não fazemos distinção de que partido é o prefeito ou o governador. Seja de qualquer partido, se ele for governador ou prefeito e seu povo precisa, a gente tem mais que obrigação de fazer. Não se pode deixar de dar comida para um porco porque não gosta do dono do porco", afirmou.

   O alvo da crítica foi o ex-prefeito de São Bernardo William Dib (PSDB) por não pedir dinheiro para realizar projetos na cidade. Segundo Lula, o prefeito Luiz Marinho (PT) deve aproveitar o restante de seu mandato para levar para o município projetos "importantes" do governo federal e não repetir os mesmos erros de seu antecessor.

   "O prefeito anterior [William Dib] --e eu não tenho nada pessoal contra ele-- não gostava de receber dinheiro do governo federal. Eu nunca vi na vida alguém recusar dinheiro. Nem emenda parlamentar dos deputados de São Bernardo ele tinha interesse em utilizar", afirmou.

   Lula ressaltou que o ex-prefeito não se utilizou nem do fato de ter sido seu amigo no período em que era líder sindical para pedir dinheiro para "colocar uma telha em uma casa".

   "O prefeito [William Dib] foi meu amigo antes de ser prefeito e ele nunca me procurou para pedir dinheiro para colocar uma telha em uma casa. Eu sempre achei que São Bernardo estava nadando em dinheiro e que não precisava", disse.

   Lula disse ainda que São Bernardo é uma cidade que está atrasada e que dos grandes municípios da região é o que menos recebeu investimento do governo federal "porque o prefeito que estava aqui parece que não gostava de trabalhar com o governo federal". "Não tem nada mais ignorante do que isso", afirmou.

   O presidente ressaltou que os governantes não devem brigar entre si porque são de partidos diferentes e que chegou até a pedir para o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), tratar Marinho "com carinho especial" porque São Bernardo é uma cidade que todos pensam que é rica, mas que tem gente "pobre e trabalhadora".

   A reportagem não localizou o ex-prefeito William Dib para comentar as declarações do presidente. (Folha Online)

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Túlio, desgaste e disputa em Cáceres

tulio 400 caceres   Derrotado a deputado estadual duas vezes, a última em 2018, Túlio Fontes (foto) não sustenta mais o que declarou há três meses, quando anunciou que ficaria de fora da corrida à Prefeitura de Cáceres. Mesmo tendo abandonado o município por um bom tempo, desde quando concluiu...

Disputa em Sinop e vaga na Câmara

juarez costa 400 curtinha   O deputado federal Juarez Costa (foto) tem espalhado que será candidato a prefeito de Sinop, posto já ocupado por ele por dois mandatos. No fundo, o emedebista espera que Rosana Martinelli (PL), que foi sua vice e depois se elegeu prefeita nas urnas de 2016, desista do projeto de reeleição...

Francis forçando a barra ao Senado

francis maris 400 curtinha   Francis Maris (foto), empresário e prefeito de Cáceres, é mesmo corajoso. Ele anunciou que vai reunir colegas prefeitos da região Oeste para discutir a ideia de entrar na disputa ao Senado, na eleição suplementar para a vaga de Selma, cassada esta semana. Francis se acha "o...

Sindal repudia postura de "indicado"

O presidente do Sindal Jovanildo da Silva se diz traído por Osmar Capilé, representante dos segurados da AL e que exerce cargo de diretor dos Aposentados, que votou favorável a nova alíquota de 14% no Conselho da Previdência. O apoio ao aumento da cobrança gerou revolta entre os servidores do Legislativo, que partiram para cima de Jovanildo cobrando explicações. Em nota de repúdio, o sindicato, que o indicou como representante no...

Arena fechada ao público por 3 dias

virginia mendes curtinha 400   Nos seis primeiros dias de portas abertas, a Arena Encantada, considerada o maior parque natalino que Mato Grosso já viu, recebeu quase 10 mil visitantes. Mas ficará três dias inacessível ao grande público. Na segunda (16), a Arena será exclusiva das milhares de crianças...

Insistência em 2 disputas em 2020

adilton sachetti curtinha 400   Aliados de Adilton Sachetti (foto), como Blairo Maggi, orientaram-no a desistir da nova disputa ao Senado, no pleito suplementar do próximo ano, já que pretende concorrer de novo à Prefeitura de Rondonópolis. Avaliam que ele pode se queimar politicamente se continuar demonstrando sede...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Como você avalia a decisão do Supremo de suspender prisão imediata após julgamento em segunda instância?

Concordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.