PARTIDO

Sábado, 23 de Março de 2019, 11h:50 | Atualizado: 24/03/2019, 11h:04

RUMO A 2020

MDB pode lançar Janaína a prefeita se gestão Emanuel não estiver bem avaliada

As articulações em torno das eleições 2020 começam a se intensificar no MDB. No começo de abril, o partido irá escolher a nova diretoria regional, hoje comandada pelo deputado federal Carlos Bezerra. Apesar de desconversar, o cacique tem se perpetuado à frente da legenda e deve ser aclamado novamente. “Nunca fui candidato de mim mesmo. Tudo depende da escolha da maioria dos membros da Executiva”, disse Bezerra ao .

Gilberto Leite/Rdnews

Janaina Riva durante campanha de Emanuel

Janaina Riva pediu votos para Emanuel em 2016 e foi a deputada mais votada em 2018

Na Capital, Emanuel Pinheiro seria o natural candidato à reeleição, mas enfrenta reistência interna. Bezerra revela que a deputada Janaina Riva também quer ser a candidata do partido.

O cacique ressalta que sua vontade, por enquanto, é deixar as coisas como estão, com a deputada cumprindo até o fim seu mandato na Assembleia, mas sem descartar a hipótese de que o projeto político, por ora ainda incipiente, possa ganhar o partido daqui pra frente.

“Se tudo der certo, e o prefeito Emanuel continuar sendo bem avaliado pela população, é bem provável que seja ele a concorrer à reeleição, e tenho certeza que a Janaina vai concordar com isso, e apoiá-lo”, pondera o presidente estadual da legenda.

Bezerra cita os nomes de Janaina e Emanuel com a mesma facilidade que um enxadrista movimenta as peças de um jogo de xadrez. Mas, a mesma expertise do político deixa de fora da jogada um nome que tem sido taxado como “carta fora do baralho”, visto seu alto teor de criticidade nada amistosa, que é o suplente de deputado Valtenir Pereira, que por ora ocupa a vaga de Bezerra na Câmara de forma interina, com base em um acordo político de rodízio. Valtenir, por sua vez, quer disputar as prévias contra Emanuel. Os dois, inclusive, trocaram farpas nos últimos dias - leia aqui e aqui. Diante de toda essa indefinição, nos bastidores, Emanuel já considera a possibilidade de trocar de partido. Entre as possibilidades está a de se filiar ao PTB, onde está o filho e deputado federal Emanuelzinho.

Gilberto Leite

Carlos Bezerra e Emanuel Pinheiro

Carlos Bezerra conversa com prefeito Emanuel Pinheiro, virtual candidato à reeleição

Bezerra se licenciou por quatro meses no final de fevereiro e trabalha pesado nos bastidores para não deixar o MDB perder o gatilho das eleições municipais. Até voltar à atividade parlamentar ao final de julho deste ano, o “longevo”, como gosta de ser chamado, deverá consolidar as bases dos diretórios municipais da sigla e mobilizar as lideranças para definir as articulações pró-2020.

No comando de aproximadamente 30 prefeituras no Estado, o partido pretende concorrer na maioria dos 141 municípios. As prioridades são Cuiabá e Rondonópolis, que é a terceira maior cidade do Estado e também base eleitoral de Bezerra. Lá o nome defendido por Bezerra é o do deputado Thiago Silva, a quem o “cacique” chama de “sucessor político”.

A articulação de Bezerra tem sido feita em meio a outro tipo de articulação, dessa vez de contingenciamento com o Governo do Estado, seja para não afrouxar a relação do governador Mauro Mendes (DEM) com a bancada estadual do MDB, composta por Janaina Riva, Thiago Silva e Romoaldo Júnior, e ao mesmo garantir que as emendas impositivas sejam repassadas conforme a indicação dos deputados.

O repasse das emendas, dentro do quesito eleições 2020, é um ponto altamente estratégico na visão de Bezerra. Em benefício dos municípios, as emendas impositivas se transformam em munição política na hora do convencimento para conquistar votos.

Postar um novo comentário

Comentários (7)

  • Marcio de Natal | Segunda-Feira, 25 de Março de 2019, 16h35
    0
    0

    Pode acreditar, o cenário de 2020 ainda nem começou kkkk na última hora vai outros. Igual aconteceu em 2016, tudo vai depender das prisões que acontecer até lá.

  • Mauro Sergio | Domingo, 24 de Março de 2019, 15h45
    5
    1

    O Emanuel pode fazer a melhor administração da historia, que ai se candidatar no primeiro horário eleitoral leva ele na lona, com um paletozada só.

  • Ana | Domingo, 24 de Março de 2019, 14h25
    3
    5

    Eu voto na Janaína!

  • Benedito costa | Domingo, 24 de Março de 2019, 10h20
    4
    3

    Entre mortos e feridos ainda.prefiro o Emanuel do que a Janaína. Se ela for prefeita? Volta o Riva a compra.andar e a corrupção volta com.ele. o povo tem que ser inteligente nesta hora crucial, pois se aceitarem é porque querem a corrupção. Com Emanuel ganhando livramos desse mau.

  • marta | Domingo, 24 de Março de 2019, 08h57
    3
    0

    prefeito tem que melhorar asfalto,, buracos nas ruas, tem que tomar frente de dar ordens fazer funcionar infra estrutura, esta devendo muito ainda, tem locais em cuiaba sujos centro de cuiaba, avenidas, não sou contra nem a favor do prefeito isso que eu vejo.

  • GILMAR DE PAULA | Sábado, 23 de Março de 2019, 16h58
    10
    3

    Cá entre nós! Se ela subir no palanque acompanhada por Zé Riva, Bezerra & Cia, com certeza, vai perder de goleada para a Gisela Simona.

  • Jésus Barra do Garças | Sábado, 23 de Março de 2019, 14h22
    9
    1

    toma!!! vão dando moral prá esssa raposa véia.

Matéria(s) relacionada(s):

EP cita 4 pela força do MDB em Cuiabá

rafael bastos 400 curtinha   O prefeito Emanuel Pinheiro disse neste sábado, no encontro do MDB, que acabou atraindo a presença de representantes de outros 12 partidos, que a agremiação emedebista foi construída e ganhou força e espaço na Capital graças aos filiados históricos Rafael...

Júlio, do DEM, vê boa gestão de EP

julio campos 400 curtinha   Júlio Campos (foto), uma das lideranças históricas do DEM, foi "apertado" nesta sexta, em entrevista a Antero de Barros, na rádio Capital FM, especialmente sobre o fato do ex-governador e ex-senador demonstrar simpatia e apoiar a gestão do prefeito Emanuel, enquanto outros do partido...

Empresário ensaia de novo em ROO

 luizao_curtinha400   Em Rondonópolis, o empresário Luiz Fernando de Carvalho, o Luizão, dono da Agro Ferragens Luizão, ensaia mais uma vez disputar a prefeitura. Como a sua pré-candidatura não é considerada novidade, ele é visto como uma espécie de "cavalo paraguaio", que tem arrancada...

2 governistas prontos para a briga

chico2000_curtinha400   O prefeito Emanuel tem 2 aliados de primeira hora na Câmara que não resistem a uma provocação. Tratam-se de Renivaldo Nascimento (PSDB) e Chico 2000 (foto), do PL. Sabendo do estopim curto, os vereadores de oposição, especialmente Diego e Abílio, não perdem a chance de...

Niuan agora sob rédeas do Podemos

niuan ribeiro curtinha 400   O vice-prefeito Niuan Ribeiro, agora no Podemos, se torna obrigado, conforme exigência estatutária, a contribuir com 5% dos R$ 15 mil que recebe mensalmente . Ou seja, vai ter que repassar R$ 750 para o seu novo partido. Considerado um partido com novas concepções, regras e exigências, o...

Efeito-senado e briga no ninho tucano

carlos-avalone_curtinha400   O deputado estadual Carlos Avalone não tem certeza de que o acordo pré-estabelecido para ele se tornar presidente do PSDB-MT, a partir de fevereiro, ou seja, daqui 5 meses, será cumprido. Pela costura entre a cúpula tucana, Paulo Borges renunciaria à presidência, abrindo assim...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Na sua opinião, como está indo o Governo Mauro Mendes?

excelente

bom

regular

ruim

péssimo

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.