PARTIDO

Segunda-Feira, 23 de Setembro de 2019, 17h:19 | Atualizado: 23/09/2019, 17h:31

ELEIÇÃO INTERNA

PT impugna urna com voto de morto, mas não reconhece fraudes em 2 municípios

Ronaldo Mazza

Valdir Barranco

Presidente estadual do PT, deputado Valdir Barranco na tribuna da AL, durante sessão

O pedido de Impugnação do Processo de Eleição Direta (PED) do PT em Juruena, onde o nome de um filiado morto desde 2016 apareceu na lista de votação, foi impugnado durante a reunião da Executiva Estadual realizada na última quinta (19). O recurso foi apresentado pelo movimento Plenária Livre que disputou as eleições para renovação da direção estadual do partido e obteve aproximadamente 7,67%. As irregularidades foram  apontadas pelos militantes Edna Sampaio, Vera Araújo, Enelinda Scala, Otto Ten Catten, Carlos Saldanha e Willian Sampaio, que presidiu o partido durante os  Governos Lula e Dilma.

A Executiva Estadual do PT também impugnou o PED de Juara. Naquele município, pessoas com os nomes na lista como votante e fiscal da votação, gravaram vídeos alegando que sequer estavam na cidade no dia da eleição. O recurso foi apresentado pela chapa Somos Todos PT,  liderada por James Cabral, irmão do deputado Lúdio, que obteve 23,98%.

Todas as irregularidades teriam favorecido a chapa da corrente majoritária Construindo um Novo Brasil (CNB), liderada pelo deputado estadual Valdir Barranco, atual presidente do PT mato-grossense. Nesta etapa do PED, o grupo obteve 64,66% dos votos.

"Como direção do PT, nós não aceitamos irregularidades no PED. Se comprovadas as irregularidades, as urnas serão impugnadas. Esse é o procedimento correto. Agora, a chapa Plenária Livre fez pouco mais de 7% dos votos e a impugnação de uma ou outra urna não vai alterar esse resultado", ponderou Barranco.

Já as irregularidades apontadas em Colíder e Terra Nova do Norte não foram reconhecidas pela Executiva Estadual e o PED naqueles municípios foi validado. Por isso, o movimento Plenária Livre recorreu ao Diretório Nacional reclamando do procedimento adotado no Estado.

Em Colíder, o pedido de impugnação aponta favorecimento da CNB no local de votação. Isso porque uma mensagem no quadro negro da sala de aula onde estava a urna indicava o voto na corrente majoritária.

Já em Terra Nova do Norte houve comparecimento de mais de 97% dos filiados do município. Também não foram contabilizados votos brancos ou nulos  nem envio houve da lista de votação.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • Air Francisco Costa | Terça-Feira, 24 de Setembro de 2019, 15h46
    0
    0

    Xunxo, respeito aos vivos e mortos é questão intrínseca do valor moral do ser. Se quer conhecer a evolução do seu povo visite um cemitério.

  • Xunxo | Segunda-Feira, 23 de Setembro de 2019, 19h07
    1
    0

    Esses petebas são uma piada! O voto deve ter sido da marisa kkk

Grupos convergem para Emanuelzinho

emanuelzinho 400   O jovem deputado federal Emanuelzinho (foto) está cada vez mais empolgado com a possibilidade de disputar a Prefeitura de Várzea Grande. Até se mudou da Capital para a cidade vizinha, onde montou apartamento no Edifício Maktub. Uma das revelações políticas do PTB, Emanuelzinho tem...

Câmara de ROO e pasta de Controle

orestes miraglia 400 curtinha   A Câmara de Rondonópolis deu de ombros para uma decisão do Tribunal de Justiça e, em primeira votação, aprovou mensagem do prefeito Zé do Pátio, criando a secretaria de Transparência Pública e Controle Interno (SETRACI) em...

Morre pai do secretário da Casa Civil

Mauro Carvalho pai   Faleceu, aos 97 anos, o pai do secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho. O empresário, que também emprestava o nome ao filho, Mauro Carvalho, foi vítima de um infarto nesta quinta (9). A informação foi confirmada pela deputada estadual Janaina Riva (MDB) que publicou nota de...

Deucimar vence Covid-19 após 20 dias

deucimar silva 400 curtinha   Após 13 dias numa unidade intensiva e mais sete se recuperando no leito de hospital, o empresário e ex-vereador pela Capital, Deucimar Silva (foto), recebeu alta médica nesta terça. Ele está curado da Covid-19. Ex-presidente da Câmara Municipal, Deucimar ficou emocionado, fez...

Estudo sobre 13º a vereadores de VG

jaqueline jacobsen curtinha 400   A conselheira-substituta Jaqueline Jacobsen (foto) estabeleceu prazo de 120 dias, em sessão de julgamento do TCE por videoconferência no último dia 2, para que o presidente da Câmara de Várzea Grande, Fábio Tardin, realize estudo prévio de impacto...

2 deputados empurrados pra oposição

allan kardec 400   Por causa da bandeira que têm carregado de defensores dos servidores públicos, dois deputados do núcleo do governo começam a caminhar para oposição. Um deles é o pedetista Allan Kardec (foto) que, de tanto ser pressionado pelas chamadas bases para reagir contra a PEC da...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Em Cuiabá, o prefeito suspendeu a decisão de implantar rodízio de veículos entre placas pares e ímpares devido à Covid-19. Mas quer debater a ideia. Você concorda com rodízio?

concordo

discordo

tanto faz

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.