PARTIDO

Segunda-Feira, 23 de Setembro de 2019, 17h:19 | Atualizado: 23/09/2019, 17h:31

ELEIÇÃO INTERNA

PT impugna urna com voto de morto, mas não reconhece fraudes em 2 municípios

Ronaldo Mazza

Valdir Barranco

Presidente estadual do PT, deputado Valdir Barranco na tribuna da AL, durante sessão

O pedido de Impugnação do Processo de Eleição Direta (PED) do PT em Juruena, onde o nome de um filiado morto desde 2016 apareceu na lista de votação, foi impugnado durante a reunião da Executiva Estadual realizada na última quinta (19). O recurso foi apresentado pelo movimento Plenária Livre que disputou as eleições para renovação da direção estadual do partido e obteve aproximadamente 7,67%. As irregularidades foram  apontadas pelos militantes Edna Sampaio, Vera Araújo, Enelinda Scala, Otto Ten Catten, Carlos Saldanha e Willian Sampaio, que presidiu o partido durante os  Governos Lula e Dilma.

A Executiva Estadual do PT também impugnou o PED de Juara. Naquele município, pessoas com os nomes na lista como votante e fiscal da votação, gravaram vídeos alegando que sequer estavam na cidade no dia da eleição. O recurso foi apresentado pela chapa Somos Todos PT,  liderada por James Cabral, irmão do deputado Lúdio, que obteve 23,98%.

Todas as irregularidades teriam favorecido a chapa da corrente majoritária Construindo um Novo Brasil (CNB), liderada pelo deputado estadual Valdir Barranco, atual presidente do PT mato-grossense. Nesta etapa do PED, o grupo obteve 64,66% dos votos.

"Como direção do PT, nós não aceitamos irregularidades no PED. Se comprovadas as irregularidades, as urnas serão impugnadas. Esse é o procedimento correto. Agora, a chapa Plenária Livre fez pouco mais de 7% dos votos e a impugnação de uma ou outra urna não vai alterar esse resultado", ponderou Barranco.

Já as irregularidades apontadas em Colíder e Terra Nova do Norte não foram reconhecidas pela Executiva Estadual e o PED naqueles municípios foi validado. Por isso, o movimento Plenária Livre recorreu ao Diretório Nacional reclamando do procedimento adotado no Estado.

Em Colíder, o pedido de impugnação aponta favorecimento da CNB no local de votação. Isso porque uma mensagem no quadro negro da sala de aula onde estava a urna indicava o voto na corrente majoritária.

Já em Terra Nova do Norte houve comparecimento de mais de 97% dos filiados do município. Também não foram contabilizados votos brancos ou nulos  nem envio houve da lista de votação.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • Air Francisco Costa | Terça-Feira, 24 de Setembro de 2019, 15h46
    0
    0

    Xunxo, respeito aos vivos e mortos é questão intrínseca do valor moral do ser. Se quer conhecer a evolução do seu povo visite um cemitério.

  • Xunxo | Segunda-Feira, 23 de Setembro de 2019, 19h07
    1
    0

    Esses petebas são uma piada! O voto deve ter sido da marisa kkk

Matéria(s) relacionada(s):

R$ 71 mi já estão reservados para 13º

rogerio gallo 400 curtinha   Após os primeiros meses de "choradeira", pintando cenário do caos financeiro e administrativo, o governo estadual consegue, pela primeira vez neste 2019, fechar o mês com recurso provisionado para pagar o 13º dos cerca de 100 mil servidores. O secretário de Fazenda, Rogerio Gallo (foto),...

Jackson, enfim, nomeado ao TRE-MT

jackson 400 curtinha tre   O presidente Bolsonaro, enfim, escolheu, de uma lista tríplice, quem passa a compor o Pleno do TRE-MT no cargo de juiz titular, na categoria jurista, para dois mandatos de mandato. Trata-se de Jackson Francisco Coutinho (foto), que desde o ano passado já atua como juiz-membro substituto no Tribunal. Nos...

Com mais de 60 prefeitos e esposas

mauro mendes virginia 400   Acompanhado do governador e esposo Mauro, a primeira-dama Virginia Mendes recebeu para um jantar no Palácio Paiaguás, na segunda, mais de 60 primeiras-damas, além de prefeitos e outras autoridades. O governador, que promoveu o encontro, aproveitou para expor números, ações e...

UPA do Verdão vai ser entregue - veja

emanuel pinheiro 400 curtinha   O prefeito Emanuel Pinheiro programa inaugurar na primeira quinzena de dezembro a UPA do Verdão (próximo à Arena Pantanal), uma nova e moderna estrutura que terá capacidade de atendimento de cerca de 12 mil pessoas por mês - veja aqui o vídeo que mostra a obra em fase...

Capital transmite final da Copa Verde

O Cuiabá Esporte Clube enfrenta o Paysandu hoje, às 20h, pela final da Copa Verde, no estádio Mangueirão. O Dourado precisa vencer por dois gols de diferença para ficar com o título. Caso a vitória seja por um gol de diferença, a decisão vai para os pênaltis. A Capital FM 101.9, que acompanha o futebol regional desde início do ano, será a única rádio de Cuiabá que fará a...

Um dos cuiabanos na final Fla x River

leonardo campos curtinha 400   O presidente da OAB-MT, Leonardo Campos, o Leo Capataz, é um dos flamenguistas de Cuiabá que já estão em Lima ou que ainda vão embarcar rumo à capital do Peru para assistir a final da Copa Libertadores entre Flamengo e o argentino River Plate. O confronto será...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Como você avalia a decisão do Supremo de suspender prisão imediata após julgamento em segunda instância?

Concordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.