Polícia

Segunda-Feira, 24 de Fevereiro de 2020, 11h:55 | Atualizado: 24/02/2020, 11h:57

CUIABÁ E VG

Acidentes de trânsito lideram ranking de flagras pelo videomonitoramento - veja

Assessoria

Ciosp

Imagens mais comuns no sistema de vídeo do Ciosp são de acidentes de trânsito com lesão corporal (537),  sem vítimas (288) e incêndios em terrenos (171)

Mais de 60% das imagens capturadas pelo sistema de videomonitoramento do Ciosp resultaram em flagrante delito. De janeiro a dezembro de 2019, foram registradas 2.931 ocorrências. Destas, 1.786 foram flagras. Dentre as ocorrências mais rotineiras nas ruas de Cuiabá e Várzea Grande estão os acidentes de trânsito com vítima de lesão corporal (537), seguidos de acidentes de trânsito sem vítima (288) e incêndios em terrenos baldios (171).

Somente em Cuiabá e Várzea Grande, 117 câmeras de monitoramento e OCR (sigla em inglês para Reconhecimento Óptico de Caracteres) estão instaladas em pontos estratégicos da região central e na periferia. Atualmente, seis operadores e quatro supervisores revezam em turnos - manhã, tarde e noite – para monitorar as imagens. Cada operador fica responsável por até 12 câmeras.

Uma das ocorrências de atropelamento captadas pelos operadores ocorreu em julho, no final da manhã, na avenida Lava Pés. Uma dupla seguia em uma motocicleta quando foi atropelada pelo veículo. A Polícia Militar (PM-MT) foi acionada e se dirigiu até o local para fazer o atendimento, conforme vídeo.

Outra ocorrência, também de atropelamento, envolveu uma mulher que tinha saído de um supermercado localizado na rua Barão de Melgaço. Ao atravessar na faixa de pedestre, um veículo que fazia a conversão à esquerda não conseguiu frear e atingiu a vítima, que foi socorrida por populares. Veja o vídeo.

“Os operadores estão aptos para identificar atitudes suspeitas e realocar as imagens para flagrar delitos criminais. Quando este tipo de imagem é captada, o operador comunica o supervisor e imediatamente a força policial é acionada”, destacou o coordenador do Ciosp, tenente coronel PM, Sizieboro Elvis de Oliveira Barbosa.

Prevenção e repressão

O secretário-adjunto de Integração Operacional da Sesp, coronel PM Victor Paulo Fortes, disse que a meta da atual gestão é ampliar o videomonitoramento. Para ele, as câmeras auxiliam na prevenção e repressão aos crimes.

“Vamos buscar parceria para garantir a ampliação, pois é um método de trabalho que traz benefícios para a segurança pública. A atuação impede a prática do delito criminal e também reprime”, avaliou.

Uma das ações repressivas ocorreu em abril passado na avenida Miguel Sutil, em Cuiabá. Durante monitoramento das câmeras OCR, os operadores verificaram que uma motocicleta com registro de roubo havia passado por um dos pontos de fiscalização. De imediato, a Polícia Militar foi acionada. A moto foi apreendida e o condutor encaminhado para a delegacia. Confira o vídeo.

Além do monitoramento nas vias públicas urbanas, o Ciosp e a Concessionária Rota do Oeste firmaram termo de cooperação para que as imagens capturadas ao longo de mais de 850 km de extensão na BR-163, por meio de 95 câmeras OCR, cheguem à central da Sesp.

A central do Ciosp está localizada na sede da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT).

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Vereadores de ROO e trocas de siglas

fabio cardozo 400 curtinha   Em Rondonópolis, praticamente a metade dos vereadores está aproveitando a janela, que se encerra neste sábado, para mudar de partido, e já com as atenções voltadas à reeleição. E, com a dança das cadeiras, o Solidariedade do prefeito Zé do...

Podemos absorve a turma do barulho

O Podemos conseguiu juntar no seu diretório em Cuiabá a turma do barulho. Dela fazem parte dois com mandatos cassados, Abílio Júnior, que perdeu a cadeira de vereador por quebra de decoro, e a senadora Selma Arruda, cassada por caixa 2 e abuso de poder econômico, mas que ainda continua no cargo. Selma impôs condições para seguir no partido. Chegou a negociar ida para o PSC. E ganhou a presidência municipal do Pode, forçando o...

Secretário, furtos e a incompetência

rodrigo metello 400 curtinha   O secretário de Transporte e Trânsito de Rondonópolis, Rodrigo Metello (foto), filiado ao MDB e pré-candidato a vereador, corre risco de ser acionado na Justiça por centenas de pessoas que tiveram motocicletas apreendidas e que depois acabaram furtadas do Pátio Rondon. O local...

Vereador na base e críticas a Leonardo

leonardo 400 curtinha   Chico 2000, vereador pela Capital, assegura que não procede a informação de que o seu Partido Liberal irá romper com o prefeito Emanuel, não o apoiando à reeleição. Segundo ele, foi Leonardo Oliveira (foto), que participou na quarta de uma reunião do...

Embates sobre a cadeira da discórdia

selma arruda curtinha 400   A cadeira da senadora Selma Arruda (foto), que está cassada há um ano mas, mesmo assim, continua no cargo, vem dividindo opinião de vários líderes políticos, uns torcendo logo para a Mesa do Senado decretar a vacância para Carlos Fávaro assumir a vaga, outros...

PL avisa Chico que não apoiará EP

chico 2000 curtinha   O vereador Chico 2000 (foto), único do PL na Câmara de Cuiabá e governista de carteirinha, se mostrou  desconfortável politicamente quando foi informado nesta quinta que a legenda liberal não vai apoiar a reeleição do prefeito Emanuel, do MDB. O partido é comandado no...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você concorda com a decisão de prefeitos, que começam a decretar estado de emergência, fechando comércio, serviços públicos e o transporte coletivo?

sim

não

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.