Polícia

Domingo, 17 de Maio de 2020, 12h:06 | Atualizado: 17/05/2020, 12h:09

EM CUIABÁ

Após investigação, Dema identifica clínica veterinária que descartou animais mortos

Rodinei Crescêncio

Opera��o Cleanup dema

A Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema) identificou a Clínica do Povo como a responsável pelos descartes de 18 cachorros mortos em uma área de mata, na região do Jardim Imperial, em Cuiabá. A empresa possuí cinco lojas na Capital, sendo a matriz localizada no mesmo bairro onde os animais foram encontrados.

Na manhã deste sábado (16), cinco mandados de buscas e apreensão foram cumpridos pela Especializada por ordem da  Vara Especializada do Meio Ambiente.

As investigações da Dema começaram logo após a localização dos cães. Conforme o apurou que o ato de deixar os bichos na estrada partiu de parceiro clandestino. Isso porque, até a manhã deste domingo a clínica não havia apresentado à polícia contrato com empresa regulamentada para receber os animais pets para a destinação final. O proprietário do local será ouvido pela Dema ainda nesta semana.

Segundo a polícia, foram realizadas perícias e laudos, porém somente depois da identificação dos donos dos cachorros será possível definir se houve maus-tratos ou morte natural. O inquérito tem 30 dias para ser concluído.

A investigação é coordenada pela delegada Liliane Murata Costa.  As diligências apuram possíveis ocorrências de crimes como poluição hídrica e do solo (pois o descarte ocorreu em área onde passa um corrégo), descumprimento de dever legal por ética profissional e não descarta a possibilidade de crime de maus-tratos com resultado para óbito. 

O crime

A Dema tomou conhecimento do fato na quinta, 14 de maio, e realizou diligências no local, onde os policiais localizaram cães já mortos, uma placenta com filhotes também mortos, todos descartados inadequadamente.

A celeridade na investigação foi possível com a colaboração do Ministério Público, por meio do promotor Joelson Campos, da promotoria especializada do Meio Ambiente, e do juiz Rodrigo Curvo que deferiu os mandados representados pela delegacia especializada. 

O ato apurado pode ser enquadrado em várias situações previstas na Lei de Crimes Ambientais: o artigo 32 define como crime praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos. A pena prevista é de detenção, de três meses a um ano, e multa. Há aumento da pena caso o ato resulte em morte. 

Já o Artigo 54 pune a conduta de causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora. A pena é de reclusão de um a quatro anos, além de multa.

O Artigo 68 define que é crime “deixar, aquele que tiver o dever legal ou contratual de fazê-lo, de cumprir obrigação de relevante interesse ambiental”. A pena prevista é e detenção, de um a três anos, e multa.

Outro lado

A reportagem do procurou os responsáveis pela clínica na manhã deste domingo, porém foi informada que a empresa irá se pronunciar somente nesta segunda (18). Funcionários solicitaram que retornemos a ligação por volta das 8h. 

Apesar da resposta, o espaço continua aberto, caso a diretoria da empresa queira se posicionar ainda hoje.

Postar um novo comentário

Comentários (8)

  • Roberta alves | Terça-Feira, 19 de Maio de 2020, 14h43
    2
    0

    Levei minhas gatas la para ser castrada e quando fui buscar elas estavam alteradas e bravas e eu perguntei se elas tinha sido maltratadas e eles disse nao elas estão assim por causa da castração. Eu ja tinha desconfiado disso que eles maltrata animais , e depois de 16 dias voltei no retorno para retida os pontos quando entrei na clínica uma delas começou se alterar devo brava .. São uns monstros me cobraram 1.800 pelos serviços e agora tenho mais certeza q elas sofreram maus tratos

  • Lidiane | Segunda-Feira, 18 de Maio de 2020, 12h51
    7
    0

    Essa clínica é perto da minha casa , mas por varias coisas ruins que aconteceu comigo, nunca mais fui!! Se vcs amam seus pets , não levam nessa Clínica veterinária do Povo, são um bando de açougueiros 👍🏻

  • Andre Wilker | Segunda-Feira, 18 de Maio de 2020, 11h00
    6
    0

    Funciona assim você leva o animal pra ser tratado o animal morre eles colocam em uma câmera e não te avisa aí depois de uma semana eles dizem que o cachorro acabou de falecer e cobra as diárias de uma semana que cachorro segundo eles ainda estava ,essas informações recebi de um funcionário de clínica ,mas não sei se é a mesma eu tô dizendo pela evidências que os cachorros estavam congelados.

  • Verá Lucia | Segunda-Feira, 18 de Maio de 2020, 08h56
    10
    0

    Meu filho tinha uma labradora internou la a noite quando amanheceu ligaram e disseram que ela estava morta causa morte nunca se soube : ai disseram que eles tinham uma empresa de incineração e cobrava por quilo sem ter lugar para enterrar paguei 400 reais mais sempre tive desconfiança olha ai agora sei o que fazem. É muita safadeza.

  • Karina | Domingo, 17 de Maio de 2020, 22h31
    17
    0

    Que falta de respeito com os clientes e suas dores, de pensar que eles fizeram o mesmo com minha cadela e me cobraram um absurdo falando que iam enterrar, eu com tamanha dor acreditei no profissionalismo, mas hoje vejo que somente enganaram! Se depender de mim jamais volto nessa clinica! Mas aqui se faz e aqui se paga!

  • Ggm | Domingo, 17 de Maio de 2020, 20h18
    27
    1

    Essa clínica e um péssimo atendimento, fui uma vez pra nunca mais.

  • Júlio | Domingo, 17 de Maio de 2020, 18h34
    25
    0

    Campeã de reclamações. Só pesquisar.

  • Agueda Botelho | Domingo, 17 de Maio de 2020, 14h39
    31
    1

    Só podia ser mesmo essa clínica!Nunca mais levo nenhum animal lá,nem indico pra ninguém.

Calistro, dúvida à reeleição e Sumaia

sumaia leite 400 curtinha   Jânio Calistro, reeleito para o 2º mandato de vereador em 2016 e como o mais votado em Várzea Grande, com 3.658 votos pelo PSD, se mudou para o DEM dos Campos, mas ainda avalia se vai encarar o teste das urnas deste ano. Ele se mostra um tanto baqueado, após ficar preso por três meses. E...

Grupos convergem para Emanuelzinho

emanuelzinho 400   O jovem deputado federal Emanuelzinho (foto) está cada vez mais empolgado com a possibilidade de disputar a Prefeitura de Várzea Grande. Até se mudou da Capital para a cidade vizinha, onde montou apartamento no Edifício Maktub. Uma das revelações políticas do PTB, Emanuelzinho tem...

Câmara de ROO e pasta de Controle

orestes miraglia 400 curtinha   A Câmara de Rondonópolis deu de ombros para uma decisão do Tribunal de Justiça e, em primeira votação, aprovou mensagem do prefeito Zé do Pátio, criando a secretaria de Transparência Pública e Controle Interno (SETRACI) em...

Morre pai do secretário da Casa Civil

Mauro Carvalho pai   Faleceu, aos 97 anos, o pai do secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho. O empresário, que também emprestava o nome ao filho, Mauro Carvalho, foi vítima de um infarto nesta quinta (9). A informação foi confirmada pela deputada estadual Janaina Riva (MDB) que publicou nota de...

Deucimar vence Covid-19 após 20 dias

deucimar silva 400 curtinha   Após 13 dias numa unidade intensiva e mais sete se recuperando no leito de hospital, o empresário e ex-vereador pela Capital, Deucimar Silva (foto), recebeu alta médica nesta terça. Ele está curado da Covid-19. Ex-presidente da Câmara Municipal, Deucimar ficou emocionado, fez...

Estudo sobre 13º a vereadores de VG

jaqueline jacobsen curtinha 400   A conselheira-substituta Jaqueline Jacobsen (foto) estabeleceu prazo de 120 dias, em sessão de julgamento do TCE por videoconferência no último dia 2, para que o presidente da Câmara de Várzea Grande, Fábio Tardin, realize estudo prévio de impacto...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Em Cuiabá, o prefeito suspendeu a decisão de implantar rodízio de veículos entre placas pares e ímpares devido à Covid-19. Mas quer debater a ideia. Você concorda com rodízio?

concordo

discordo

tanto faz

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.