Polícia

Quarta-Feira, 12 de Abril de 2017, 16h:07 | Atualizado: 12/04/2017, 16h:50

rebelião

Bandido ameaça “salve geral” e diz que rebelião mostra força de facção


De Sinop

exclusivo

Ao longo das negociações que ocorreram durante mais de 13h com os detentos do presídio Ferrugem, em Sinop, um representante do Comando Vermelho realizou uma ligação e exigiu que a polícia tomasse alguma providência sobre as mortes na unidade. O telefonema ocorreu ainda na manhã desta terça (11), na qual o suposto mandante alegava que a polícia era a responsável pelos tiros contra os criminosos. 

“A nossa guerra é com o 1533. Se eles (policiais) começarem a atirar em nossos irmãos, já mataram quatro irmãos nosso do Comando Vermelho e que se nós usar (sic) a força de fora para dentro, nós vamos começar a acabar com o Estado”, traz trecho do áudio que o teve acesso.

O “mandante” afirma ainda que o objetivo da rebelião era dar melhores condições para os presidiários do CV. “Os irmãos do 1533 que estão com espaço minado e se eles não obedecer nossas ordens de qualquer prédio de Mato Grosso, nós vamos estar usando a força e eliminando os que são contra nós.”

Neste sentido, o representante ressalta que, caso as mortes continuassem, as cidades do interior seriam invadidas pelos criminosos, que fariam justiça com as próprias mãos. Na ligação, ele também alega ter conhecimento completo da equipe de direção das penitenciárias. “Nós temos todos os nomes, conhecimento de sub-diretores, diretores.”

Na prática, o que gerou todo o conflito foi o fato de quatro dos cinco mortos serem do Comando Vermelho. De acordo com a ligação, o representante quis frisar que o CV seria a facção mais poderosa. “O salve está dado, se vier a morrer mais alguém nosso, o Estado vai chacoalhar e tô declarando a guerra”, conclui.

Reprodução

ferrugem1.jpg

Vista panorâmica do Ferrugem, onde os detentos se rebelaram e mataram quatro. Motim durou 13h

Rebelião

O motim no Ferrugem teve iniciou por volta das 5h30 desta terça, e encerrou no fim da manhã desta quarta (12), após retorno das negociações. Conforme a polícia, os detentos entregaram as armas que obtinham e se renderam.

A rebelião ocorreu com os presos dos raios Azul e Laranja. Ao todo, cinco pessoas morreram e 24 ficaram feridas. Entre os mortos estão Raimundo Rocha, Isauro Pedro Gonçalves, Reginaldo Agostinho, Marcelo Viturão Carvalho e Bruno Aparecido Bezerra Bueno.

Os representantes das forças de Segurança de Mato Grosso, como o secretário de Segurança Pública (Sesp), Rogers Jarbas, além do secretário de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Airton Siqueira, estiveram em Sinop e participaram das negociatas.

Com o fim da rebelião, agentes realizaram uma revista geral em todo o perímetro do presídio, para que seja feito um balanço geral dos fatos. A polícia também apura como os detentos conseguiram os armamentos. Outros problemas como a superlotação não só do Ferrugem, mas nas demais penitenciárias do Estado, devem ser minimizadas com a ampliação do número de vagas.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • Cuiabano | Quarta-Feira, 12 de Abril de 2017, 23h04
    1
    0

    O estado amarelo

  • ALDERO OTIRO | Quarta-Feira, 12 de Abril de 2017, 20h54
    1
    0

    Excelente hora para os bandidos darem um "salve", e melhor hora para fazer um limpa. Nao tem coronel macho pra dar ordem na surdina pra nao poupar municao com esses caras ? Uns 30 que tombassem ai pelas ruas ja botava ordem no galinheiro...

Arco de alianças define vice de Eliene

eliene liberato 400 curtinha   A professora e vice-prefeita de Cáceres, Eliene Liberato (foto), pré-candidata do PSB à sucessão municipal, disse que a definição do nome para vice de sua chapa só sairá na pré-convenção. Até lá, o amplo arco de alianças...

Pesquisa derruba discurso de Jayme

jayme campos 400 curtinha   O resultado da pesquisa Analisando, que traz Emanuelzinho com boa vantagem nas intenções de voto sobre todos os pré-candidatos a prefeito de Várzea Grande, está provocando uma reviravolta nos bastidores. Os dados vieram a público nesta quinta, em publicação no...

Tucano dá título a Bolsonaro em Sinop

dilmair callegaro 400 curtinha   O presidente Jair Bolsonaro, que comanda o país desde janeiro do ano passado, irá receber o título de Cidadão Sinopense, mesmo sem previsão de pisar os pés, por enquanto, ao município considerado Capital do Nortão. A homenagem partiu do vereador do PSDB Dilmair...

Ação pró-Thiago, mas Luizão resiste

carlos bezerra 400   Com uma pesquisa debaixo do braço, cujo resultado traz Thiago Silva na dianteira na corrida à Prefeitura de Rondonópolis, inclusive na frente do prefeito Zé do Pátio (SD), o MDB de Carlos Bezerra (foto) tenta convencer o empresário Luizão (PRB) a recuar para apoiar o...

Padrinho político de Fabio a prefeito

mauro mendes 400 curtinha   Após se reunir com o governador Mauro Mendes (foto) na sexta (14), o suplente de senador Fabio Garcia, presidente regional do DEM, deve oficializar sua pré-candidatura à Prefeitura de Cuiabá. Fabinho quer discutir com Mauro, que é seu padrinho político, o arco de aliança e...

4 ex-prefeitos se juntam em Chapada

gilberto mello 400 curtinha   Considerado nome mais forte da oposição, Gilberto Mello (foto), do PL, lançou sua pré-candidatura à sucessão em Chapada dos Guimarães com apoio de nada menos que três ex-prefeitos, fora ele próprio, que administrou o município entre 2005 e 2008....

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT estuda retomada das atividades escolares presenciais possivelmente em agosto ou setembro. O que você acha?

Estou de acordo

Não - aulas não podem voltar por agora

tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.