Polícia
Sábado, 15 de Fevereiro de 2020, 13h:15 | Atualizado: 17/02/2020, 11h:59
Presidente do PCdoB e ativista por terra é assassinado; PM, perícia e IML no local
Atualizada às 17h05
Keka Werneck e Jacques Gosch

Foi assassinado na noite desta sexta (14) Afonso João Silva, presidente do PCdoB de Jaciara (a 146 km de Cuiabá). O corpo da vítima só foi encontrado nesta manhã (15). A Polícia Militar atendeu ao chamado de uma testemunha por volta das 9h40 e se descolocou para a zona rural, no assentamento União da Vitória e confirmou o homicídio. O assentamento fica aos fundos da Usina Porto Seguro.
Moradores narram que ouviram disparos às 20h da noite anterior, porém, como caçar na região é corriqueiro, não deram a devida importância ao barulho. Quando o dia amanheceu, foram à residência de Afonso e ele estava caído no chão, sem sinais vitais e com marcas de perfurações por arma de fogo.
Peritos analisaram a cena do crime e o IML recolheu o corpo para necropsia. A PM registrou o BO e o caso foi encaminhado à Delegacia local, para abertura de inquérito.
Afonso era ativista da reforma agrária e liderança política. Em 2016, foi candidato a vereador pelo PCdoB.
Presidente estadual do partido, Sérgio Negri lamenta a morte do correligionário. "Mais um lutador que tomba na luta pela Reforma Agrária!" Neri, de quem Afonso era cunhado, é de Rondonópolis (a 212 km de Cuiabá), que fica na região de Jaciara.
A vice-presidente do partido na cidade, professora Luiza Aparecida, disse ao que recebeu com choque a notícia sobre o asssassinato. "Estou estarrecida". Segundo ela, a vítima tem filhos pequenos e lutava muito pelo assentamento. "Pessoa séria", comenta.
Deputado petista, Valdir Barranco (PT), que já foi presidente do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra), lamentou a morte do companheiro "Afonso". Nesta tarde, fez postagem no Instagram.

Postar um novo comentário
Comentários (2)
-
CRC | Sábado, 15 de Fevereiro de 2020, 22h2762
Companheiro, descanse em paz! Minhas condolências para a família. A luta continua, em prol de mais equidade na distribuição das riquezas que pertencem A TODOS NÓS!
-
Davi | Sábado, 15 de Fevereiro de 2020, 15h17413
Trabalhar para ter uma terra esse é o caminho certo. Infelizmente um movimento que poderia ser legítimo usa métodos de extorsão e ameaças contra proprietários e contribui para a violência rural.
Confira também:
- Janeiro de 2021
-
Polícia / FORAGIDO HÁ 2 ANOS
Homem que sumiu após matar o filho em Chapada dos Guimarães é preso na Capital
-
Polícia / RONDONÓPOLIS
PM prende homem e Civil ainda apura se está ligado à morte de chefe da Sanear
-
Polícia / Confresa
Vídeo mostra momento em que homem é assassinado por ex-marido da namorada
-
Polícia
2 adolescentes derramam álcool em vítima e ameaçam atear fogo durante assalto
-
Polícia / FEMINICÍDIO EM JUARA
Ex-marido mata mulher a facadas e filhos pequenos do casal gritam socorro à polícia