Polícia

Quarta-Feira, 21 de Outubro de 2020, 14h:33 | Atualizado: 21/10/2020, 19h:45

CIRCUMITUS

Corregedoria do IFMT abre procedimento para investigar servidora alvo de operação

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMT) disse que encaminhou à Corregedoria da instituição pedido de abertura de Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) para apurar os fatos da Operação Circumitus. A servidora do campus de Campo Novo do Parecis e candidata a vereadora na cidade, Samila Dalva de Jesus Silva, foi alvo de busca e apreensão da Polícia Federal na manhã desta quarta (21).

Reprodução

CGU_IFMT_camponovo

Operação deflagrada hoje teve apoio da Controladoria Geral da União na investigação

As investigações apontam possíveis fraudes e desvios em contratos de R$ 4,8 milhões. Uma das empresas alvo da operação, a Protege Energia, recebeu mais de R$ 9 milhões em pagamentos do IFMT entre 2011 e 2018.

A Protege tem contratos para manutenção predial e da rede de energia do IFMT em Campo Novo do Parecis. O dono da empresa, Mauricio Souza de Menezes, chegou a ser preso na manhã de hoje por posse ilegal de arma durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão. Além da PF, o Ministério Público Federal e a Controladoria Geral da União (CGU) auxiliam na investigação e identificação de possíveis fraudes.

Em nota, o IFMT  informa que "a instituição é uma autarquia pluricurricular e multicampi com 19 unidades, vinculada ao Ministério da Educação (MEC), com autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didático-pedagógica e disciplinar".

Reprodução

Busca e apreens�o - casa da candidata Samila

Policiais federais cumpriram mandado de busca e apreensão na casa da servidora do IFMT

O orçamento, reitera a instituição, está identificado de maneira separada para cada um dos campi e para a reitoria. Os ordenadores de despesa são específicos e cada um faz licitações, celebra contratos e executa outras funções orçamentárias e financeiras de modo descentralizado. "Cabe a cada unidade, portanto, acompanhar e prestar contas aos órgãos de controle do Estado brasileiro".

"O IFMT tão logo recebeu a denúncia pelos órgãos de controle e fiscalização, referente a supostos ilícitos ocorridos no campus Campo Novo do Parecis encaminhou à corregedoria da instituição para a instauração de procedimento disciplinar e apuração dos fatos, os quais já estão em andamento", afirma.

A instituição pondera que, tão logo tomou conhecimento da operação e de novos fatos, está avaliando outras medidas a serem tomadas. E contina dizendo que está à disposição dos órgãos de controle para esclarecimentos, providências e auxílio nas investigações.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • Juca | Quarta-Feira, 21 de Outubro de 2020, 16h27
    3
    7

    Se fizerem um pente fino nos contratos dessas Instituições e Universidades no período dos Governos passados teremos em algumas delas o INSTITUTÃO, pra acompanhar o MENSALÃO, PETROLÃO, BNDESÃO, COVIDÃO.

Novo ensaio do privilegiado Neurilan

neurilan fraga 400   Neurilan Fraga (foto) transformou mesmo a AMM não apenas num cabide de emprego, mas numa entidade para, em alguns casos, atender a seus interesses pessoais. Ali, investido no cargo de presidente, inclusive já pelo quarto mandato, mesmo não sendo mais prefeito, ele se articula politicamente o tempo todo....

Dobradinha no Podemos pela reeleição

claudinei 400 curtinha   Eleito deputado na onda Bolsonaro, o delegado de Polícia Claudinei de Souza Lopes (foto) resolveu deixar o PSL e vai se abrigar no Podemos. Sonha com a reeleição. Sua estratégia é trabalhar o que se chama de dobradinha eleitoral com o deputado federal José Medeiros, especialmente em...

Valtenir atrai lideranças para o MDB

valtenir pereira 400   Mesmo sem mandato eletivo, o ex-vereador pela Capital e ex-deputado federal Valtenir Pereira (foto) continua se articulando nos bastidores, agora pelo fortalecimento do seu partido, o MDB. Ele está convencendo algumas lideranças a se filiar na legenda emedebista. Dois líderes são prefeitos...

Chefe do Escritório de ROO em Cuiabá

mario marques 400 curtinha   O prefeito de Rondonópolis, Zé do Pátio, que iniciou neste mês o 3º mandato, mantém como parte da estrutura da administração um cargo de chefe do Escritório de Representação do município na Capital. E Pátio nomeou para esta...

Prefeito cria comitê pra debater modal

emanuel pinheiro 400 curtinha   Mesmo o governador Mauro Mendes já tendo anunciado que vai implantar o BRT na Região Metropolitana, em detrimento do VLT, o prefeito cuiabano Emanuel Pinheiro (foto) criou um comitê de análise técnica para, segundo ele, definir o modal de transporte para a região. Emanuel...

Desembargadores recebem 6 auxílios

maria helena povoas 400   O Tribunal de Justiça de MT, presidido pela desembargadora Maria Helena Póvoas (foto), vai pagar uma série de direitos e vantagens que "engordam" substancialmente o subsídio de seus magistrados e que foram programados pelo ex-presidente Carlos Alberto para liberá-los no orçamento...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT optou pela implantação do BRT em Cuiabá-VG em detrimento do VLT. O que você acha disso?

Estou de acordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.