Polícia

Terça-Feira, 01 de Maio de 2018, 11h:25 | Atualizado: 01/05/2018, 12h:23

VIOLÊNCIA CONTRA MULHER

Anuário confirma 2,5 mil agressões

Mais de 2.700 vítimas foram atendidas na Delegacia Especializada de Defesa da Mulher (DEDM) de Cuiabá, no ano de 2017, das quais 2.511 eram do sexo feminino. O perfil dessas vítimas, dos agressores e o pós-atendimento - quando a tipificação criminal é definida no procedimento-, estão no primeiro Anuário de Atendimento da DEDM, referente a dados de 2017, coletados e tecnicamente analisados pelo Núcleo Especializada de Análise Criminal, da Delegacia Regional de Cuiabá. Todo o processo de coleta teve a colaboração de profissionais de Assistência Social da Delegacia da Mulher.

Reprodução

Maria da Penha

 Sesp registrou 4.542 denúncias de ameaças feitas a vítimas femininas

O trabalho será apresentado na quinta-feira, 03 de maio, às 14h, no auditório da sede da Diretoria Geral da Polícia Civil, localizada na Avenida Coronel Escolástico, bairro Bandeirantes, em Cuiabá, com presença de representantes de segmentos ligados a políticas de enfrentamento a violência doméstica e defesa dos direitos da mulher.

Para a delegada titular da DEDM, Jozirlethe Magalhães Criveletto, a violência contra a mulher assume diversas formas e atinge várias camadas sociais. "Atinge mulheres de diferentes origens, classes, profissões, idades e, diante disso, surge a necessidade de analisarmos o perfil de tais vítimas atendidas e dos agressores, a fim de detectarmos a melhor política pública de atendimento", explicou.

Conforme a delegada, mesmo havendo estatísticas oficiais computadas pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de Mato Grosso (Sesp-MT), havia necessidade de análise dos atendimentos realizados na unidade policial

Segundo a estatística da Sesp, em 2017, foram resgistrados 4.542 ocorrências de ameaças por vítimas femininas, de 18 a 59 anos. O total de 2.003 ocorrências se referiram a lesões corporais praticadas contra mulheres, na mesma faixa etária. Em relação a crimes contra a honra, tais como, injúria, injúria real, difamação e calúnia, foram registrados aproximadamente 3.700 ocorrências.

Os registros dessas naturezas compreende ocorrências confeccionadas em todas as unidades de Segurança Pública, inclusive, as que originam flagrantes e procedimentos de medidas requeridos no Plantão Metropolitano.

Atinge mulheres de diferentes origens, classes, profissões, idades

"Sobressai à evidência, que nem todas as vítimas que registram um boletim de ocorrência comparecem na Delegacia da Mulher para atendimento ou para a representação contra o autor, mesmo quando intimadas, decorrendo-se daí a inexistência de pronto-atendimento, na especializada, em relação a essa demanda", pontuou a delegada.

A delegada explica que o pronto-atendimento da Delegacia da Mulher é realizado em três frentes de trabalho. Primeiro, casos abrangidos pela Lei 11.340/06, (Lei Maria da Penha). Segundo, pronto-atendimento para efetivação de Termo Circunstanciado de Ocorrências (TCO) dos casos referentes a Lei 9.099/95 (Juizado Especial Criminal). Terceiro, casos de violência sexual e outros de violência de gênero passíveis de instauração de inquérito policial.

"Nessa vertente, o presente estudo objetivou analisar o perfil das vítimas que foram efetivamente atendidas no pronto-atendimento da Delegacia da Mulher, no ano de 2017, seja com a efetivação de medidas, seja com a efetivação de TCO, ou outros procedimentos de natureza processual, os quais tenham sido realizados no momento da denúncia", observou Jozirlethe.

Metodologia

A base metodológica do anuário é quantitativa, do tipo descritivo, exploratório e transversal. Foi utilizado como instrumento de coleta, dados dos boletins de ocorrências e documentos formalizados no pronto-atendimento, por meio do trabalho de uma assistência social da Delegacia da Mulher.

Por se tratar de documentos restritos, os dados foram coletados na Delegacia sem a retirada dos papeis e analisadas as caracteristicas de acordo com as informações oferecidas pelo boletim de ocorrência, durante todos os dias da semana, no período de janeiro de 2017 a dezembro de 2017.

"Considerando todas as dimensões da violência de gênero que são observadas neste trabalho de enfrentamento realizado pela Delegacia da Mulher de Cuiabá, acreditamos que a análise do perfil das vítimas atendidas na unidade representa um grande passo na uniformização de estruturas para acolhimento, na implementação de procedimentos, bem como, na aplicação de outras políticas públicas daí derivadas", finalizou a delegada.

Criação da DEDM

A Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Cuiabá foi criada por meio da Lei 4.965 de 26 de Dezembro de 1985. A unidade é uma das primeiras no Brasil, também pioneiras na implementação de política pública de combate à violência contra as mulheres no País.(Com Assessoria)

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • Lúcio | Terça-Feira, 01 de Maio de 2018, 16h53
    0
    0

    "Segundo a estatística da Sesp, em 2017, foram resgistrados 4.542 ocorrências de ameaças por vítimas femininas, de 18 a 59 anos. O total de 2.003 ocorrências se referiram a lesões corporais praticadas contra mulheres, na mesma faixa etária. Em relação a crimes contra a honra, tais como, injúria, injúria real, difamação e calúnia, foram registrados aproximadamente 3.700 ocorrências."Cf. o texto.... Só queria saber onde estão os machões, defensores de "políticos", que defendem publicamente a inferioridade das mulheres, além das mulheres que aceitam conviver com sujeito que adesiva o carro com o nome desses pretensos candidatos, até à presidência da republica?

5 ensaiam em Cáceres pela oposição

tulio fontes curtinha   Enquanto três tucanos da base do prefeito Francis vivem expectativa por candidatura pelo palanque situacionista em Cáceres, grupos de oposição se movimentam para lançar nomes competitivos. O advogado e ex-prefeito por dois mandatos Túlio Fontes (foto), do PV, demonstra certo...

Base de Francis, Júnior e divergências

eliene liberado curtinha   O prefeito de Cáceres Francis Maris, no segundo mandato e, portanto, fora do projeto majoritário de 2020, não esconde mais de ninguém que o nome preferencial para a disputa à sucessão é do seu secretário de Turismo, Júnior Trindade. E isso não tem...

Prefeito é ovacionado em solenidade

emanuel pinheiro curtinha   O prefeito Emanuel Pinheiro (foto) foi ovacionado nesta segunda (17), durante a solenidade que marcou entrega das chaves das unidades do Residencial Nico Baracat I,  no Jardim Liberdade, região da Grande Osmar Cabral. No geral, 360 famílias receberam as chaves dos imóveis, programa do Minha...

Governador, Nota MT e provocação

mauro mendes curtinha   Ao lançar a Nota MT, programa que estimula e incentiva o contribuinte a pedir nota em toda compra de mercadoria, o que ajuda na cultura do combate à sonegação fiscal, o governador Mauro Mendes (foto) copia para o Estado a mesma proposta implantada em Cuiabá na época em que foi...

Cândida Farias troca MDB pelo DEM

candida farias curtinha   Aos 68 anos, completados nesta segunda (17), a empresária Cândida Farias (foto), segunda-suplente do senador Jayme Campos, está desembarcando do MDB e vai se filiar ao DEM. Apesar da mudança de legenda, ela não tem pretensões de concorrer a cargo eletivo nas urnas de 2020....

Vander forte pela oposição em Tangará

vander masson curtinha   O nome mais forte hoje da oposição em Tangará da Serra, do ponto de vista da densidade eleitoral, é do empresário Vander Masson (foto), que ficou em terceiro lugar para prefeito em 2016 e, no pleito do ano passado, concorreu e perdeu para deputado federal. Filho do ex-prefeito e...

ENQUETE

Tramita na Câmara Federal o projeto 832/2019, do deputado José Medeiros, requentando uma proposta de 2007 do então deputado Jair Bolsonaro, propondo extinguir o Exame da Ordem como exigência para inscrição na OAB e, assim, poder exercer a profissão. O que você acha disso?

Concordo - esse Exame tem de acabar

Discordo - bacharel precisa, sim, se submeter ao Exame

Sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.