Polícia

Quarta-Feira, 14 de Agosto de 2019, 11h:50 | Atualizado: 14/08/2019, 19h:33

REPRESSÃO E REAÇÃO

Contra operação na PCE, membros do CV gravam "salve" e 3 são presos ouça áudios

samuel

Samuel faz com a mão o símbolo da facção

São autênticos os áudios de presos ligados ao Comando Vermelho, em que falam de "salve geral", ou seja, uma ordem para "tocar o terror", na Capital, em retaliação à operação em curso dentro da Penitenciária Central do Estado (PCE) de combate ao crime organizado. Três foram presos por incitação à violência.

Em dois áudios, os presos cumprimentam os demais integrantes da facção, falam em oprimir a polícia e juntar armamento. "Essa polícia que está oprimindo os irmão. Soca bala (sic)".

Um dos autores do salve, cujo primeiro nome é Samuel e as iniciais S.S.V., 30 anos, foi "preso" uma casa em Lucas do Rio Verde (332 km de Cuiabá). Ele estava sendo monitorado e, no momento da prisão, estava em frente à residência com dois usuários de drogas. O suspeito confirmou que mandou os áudios no grupo da "família" do CV no WhatsApp.

Outros dois usuários também foram detidos. Eles foram identificados pelas iniciais P.H.B.S., 18, e L.B.S., 25, também foram presos no mesmo local. Foi encontrado duas porções de pasta base de cocaína na casa e dinheiro que a polícia acredita ser usada para comprar entorpecente.

Os áudios foram mandados no grupo da e, segundo o boletim da ocorrência, podemos é nítido a incitação ao crime contra a vida dos policiais.

A reportagem do acompanha a Operação Elisson na PCE, deflagrada na segunda (12). O clima é tenso. Mulheres e familiares de presos protestam do lado de fora. Dentro da unidade, as atividades estão sob sigilo.

Ouça o áudio

Outro lado

Em nota, Sesp disse que está analisando os áudios do suposto "salve". Segundo a pasta, os responsáveis por difundir o conteúdo deverão ser acionados criminalmente – entre eles Samuel Valdivino.

  • Abaixo, leia a íntegra da nota da secretaria
    “A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) esclarece que os áudios de “salve” atribuídos a uma facção criminosa estão sendo analisados e os responsáveis por difundi-los serão acionados criminalmente.
    Uma das pessoas que difundiu o áudio, Samuel de Souza Valdivino, foi preso em flagrante na terça-feira (13.08) às 15h30, em uma ação integrada da Polícia Judiciária Civil e Polícia Militar no município de Lucas do Rio de Verde (360 km a Médio Norte de Cuiabá). Ele responderá pelos crimes de tráfico de drogas e foi enquadrado no artigo 2º da Lei 12850/2013, por promover, constituir, financiar ou integrar, pessoalmente ou por interposta pessoa, organização criminosa, cuja a pena é de 3 a 8 anos reclusão, além de multa.
    A operação de reforma na Penitenciária Central do Estado foi iniciada na segunda-feira (12.08) e estão sendo realizadas mudanças nas celas, pinturas e retirada de produtos que estão em desconformidade com o Manual de Procedimento Operacional Padrão do Sistema Penitenciário.
    Além da reforma, a operação de revista geral tem o objetivo de fortalecer as ações de enfrentamento a crimes que possam ser cometidos dentro da unidade penal, além de se antecipar a possíveis atos delituosos.
    Durante esta semana estão suspensas as visitas aos reeducandos, assim como o atendimento a advogados e defensores públicos. Apenas as escoltas emergenciais, em caso de saúde, serão realizadas.
    A operação é realizada apenas na Penitenciária Central do Estado, não sendo estendida a nenhuma outra unidade no interior ou mesmo na Capital.”

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • alexandre | Quarta-Feira, 14 de Agosto de 2019, 17h09
    9
    0

    solta o Pibull tático, deixa ele trabalhar...

  • Crítico | Quarta-Feira, 14 de Agosto de 2019, 14h27
    10
    0

    Isso é prova de os poderes CONSTITUÍDOS estão refém dessa casta de BANDIDOS. Cadê o bloqueadores de celulares nos presidios?

Matéria(s) relacionada(s):

Licitação irregular em Alto Araguaia

gustavo de melo 400 curtinha   O conselheiro-subtituto do TCE, Luiz Carlos Pereira, determinou que o prefeito de Alto Araguaia, Gustavo de Melo (foto), suspenda de imediato, devido a apontamento de irregularidades, uma licitação para contratar por R$ 2,9 milhões uma empresa com vistas a executar obras de asfaltamento tipo TSD...

Mutirão fiscal prorrogado na Capital

Emanuel Pinheiro curtinha   Levando em consideração o grande número de contribuintes interessados em negociar dívidas com o município, o prefeito Emanuel Pinheiro (foto) decidiu prorrogar o Mutirão de Conciliação Fiscal até 30 de agosto. Os atendimentos foram retomados na terça...

6 deputados podem tentar prefeitura

silvio favero curtinha   Pelo menos seis deputados estaduais ensaiam candidatura à prefeitura. Eles nada têm a perder, pois a legislação não exige renúncia do mandato no Legislativo para disputar vaga no Executivo.  Sílvio Fávero (foto) deve concorrer em Lucas do Rio Verde, numa...

Munhoz agora é adjunto na Sinfra

 Mauricio Munhoz-curtinha-400   O governador Mauro Mendes nomeou o economista e escritor Maurício Munhoz (foto) como secretário adjunto de Gestão e Planejamento da Sinfra, pasta comandada por Marcelo Padeiro. Filiado ao PSD, é representante da Fundação Espaço Democrático em MT, que...

Contribuição com óculos às crianças

virginia mendes 400   Após lançamento de campanhas sociais, como o Aconchego, com distribuição de 100 mil cobertores a famílias em situação de extrema vulnerabilidade, de festas para angariar fundos e ajudar entidades, e do empenho pela reabertura do Hospital Estadual Santa Casa, a primeira-dama do...

Sob efeito das urnas e tiro pela culatra

valtenir pereira 400   Valtenir Pereira (foto), indiciado pela PF por envolvimento em desvio de recursos da União, não conseguiu se reeleger no ano passado. Ficou na primeira-suplência. E culpou o que chamou de traição do prefeito cuiabano Emanuel Pinheiro por este ter lançado o filho Emanuelzinho, que se...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Na sua opinião, como está indo o Governo Mauro Mendes?

excelente

bom

regular

ruim

péssimo

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.