Polícia

Quinta-Feira, 01 de Junho de 2017, 23h:11 | Atualizado: 02/06/2017, 07h:15

polêmica

Delegada diz que denúncia contra vida de Taques partiu de primo veja

exclusivo

A denúncia de suposta ameaça contra a vida do governador Pedro Taques (PSDB) partiu do próprio primo Paulo Taques, ex-secretário e chefe da Casa Civil. A afirmação foi feita pela delegada Alana Cardoso, em depoimento em 26 de maio ao secretário estadual de Segurança Pública (Sesp), Rogers Jarbas. “Conforme a secretária-adjunta de Inteligência (Sai), o próprio secretário Paulo Taques havia relatado o fato e pedira providências para apuração”, diz trecho do documento.

Reprodução

documento-ok.jpg

Trecho do depoimento de Alana em que detalha envolvimento de Paulo Taques nas interceptações

O teve acesso ao depoimento, que conta com três páginas, nais quais a delegada Alana relata que em março de 2015 foi chamada para ir até a secretaria-adjunta de Inteligência pela então responsável da pasta, delegada Alessandra Saturnino.

Segundo ela, Alessandra lhe informou que havia uma ameaça contra a vida do governador, e que precisava ser apurada pela Inteligência da maneira mais discreta possível, “dada a sensibilidade”, pois o secretário da Casa Civil tinha uma amante que estaria mantendo contato com o comendador João Arcanjo Ribeiro, e que possivelmente estaria tramando contra a vida de Taques. Alana diz que inclusive o próprio secretário teria pedido providências.

A delegada afirma que devido a urgência dos fatos relatados, foram realizadas ações com agilidade e rapidez, e que neste período foram identificados dois números de telefones que pertenciam à “suposta amante”, cujo o nome seria Tatiana Sangali Padilha, e o outro da secretária de Paulo Taques, Caroline Mariano dos Santos.

“Que dada a urgência do fato, tinha a notícia de que a investigada estaria indo visitar João Arcanjo naqueles dias e que como não havia nenhum documento que pudesse subsidiar a instauração de uma medida cautelar, foi ponderada a possibilidade da inserção dos dois números na Operação Forti, cujo a prorrogação estava sendo promovida, até que pudéssemos instaurar um inquérito", diz trecho do depoimento.

No documento, a delegada detalha ainda que paralelo a isso foi produzido um relatório técnico para instauração de inquérito, a fim de dar início a uma operação de investigação, realizada pela Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) na Operação Querubim.

Reprodução

doc-2 --ok.jpg

 Delegada conta que, junto com Alessandra Saturnino, conduziu instauração de inquérito sobre áudios

Alana frisa que durante o período das investigações não houve nenhum áudio relevante  e que depois se confirmou que não havia nenhuma ameaça contra a vida de Taques, ou contra o secretário da Casa Civil. Ela destaca que a medida foi em caráter de urgência, visto que na ocasião não tinha meio mais eficiente de manter a segurança do governador.

“Essa operação foi considerada altamente sigilosa e, por isso, não foi dada a ciência de nenhum servidor da Diretoria de Inteligência (DI), pois na época os dois diretores da DI estavam ausentes e por este motivo não foram informados.".

A delegada finaliza dizendo que cumpriu com seu dever funcional e que não houve “dolo” de fraudar ou violar a comunicação telefônica e, sim, unicamente de uma ação estratégica para garantir a segurança das autoridades máximas do Estado. “Tratava de uma questão de segurança de Estado e que esta é uma das funções da inteligência de Segurança Pública, conforme a doutrina”, ressalta. 

Grampos ilegais

O suposto esquema de interceptações ilegais veio à tona após o Fantástico divulgar uma reportagem na qual o promotor Mauro Zaque afirmou que Taques tinha ciência desde 2015 da arapongagem, promovida para obter informações privilegiadas de políticos, jornalistas, servidores e médicos. O governador negou que o ex-secretário tenha entregue os documentos. Citou até mesmo a suspeita de fraude no sistema de protocolo.

Confira, abaixo, a íntegra do depoimento da delegada Alana.

Arquivo(s) anexado(s)

Postar um novo comentário

Comentários (4)

  • Marcos | Domingo, 04 de Junho de 2017, 00h38
    0
    0

    Ingrassado que nada acontece com os colarinhos grande se fosse pobre já estaria na cadeia aí pergunto cadê justiça do nosso estado Mato Grosso

  • RONAIR | Sexta-Feira, 02 de Junho de 2017, 21h48
    1
    0

    Mesmo que o sec. Paulo Taques tenha pedido, a delegada em hipótese alguma poderia ter enganado a juíza Selma na "barriga de aluguel" um pedido não isenta o mal feito da delegada, muito menos a urgência, a excelentíssima juíza foi feita de boba, isso não pode ocorrer, essa prática é irregular e deve ser cobrada!!

  • dauzanades | Sexta-Feira, 02 de Junho de 2017, 15h18
    0
    0

    dauzanades, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • alexandre | Sexta-Feira, 02 de Junho de 2017, 12h07
    1
    0

    alexandre, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

Governo vai ter consultoria hospitalar

gilberto figueiredo 400 curtinha   O governo estadual terá consultoria em assistência hospitalar. O processo de contratação é tocado pela secretaria de Saúde, sob Gilberto Figueiredo (foto). A ideia é buscar melhorar o atendimento à população e os índices de...

Para presidente, BRT é ultrapassado

juca 400 curtinha   Numa sintonia política com o prefeito Emanuel, o novo presidente da Câmara de Cuiabá, vereador Juca do Guaraná (foto), disse ser contra a decisão do governo estadual de "enterrar" o projeto do VLT, cujas obras estão paralisadas desde 2014, para implantar o modal BRT na Região...

Prefeito vai homenagear 2 ex-aliados

ze do patio 400 curtinha   O ex-vereador, ex-deputado estadual e hoje prefeito de Rondonópolis, Zé do Pátio (foto), que está no terceiro mandato, vai homenagear dois aliados que faleceram recentemente, sendo eles o ex-vereador de três mandatos Juary Miranda, que foi líder do Executivo na Câmara...

Maluf deve consultar STF sobre Teis

guilherme maluf 400 curtinha   Assim que retornar de férias, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Guilherme Maluf (foto), dará prosseguimento à análise do pedido de aposentadoria de Waldir Teis, que está afastado do Pleno há três anos e cinco meses, assim como outros três conselheiros...

Novo líder de Pátio na Câmara de ROO

reginaldo santos 400 curtinha   Reginaldo dos Santos (foto), que assume vaga na Câmara de Rondonópolis pela quarta vez, é o novo líder do prefeito Zé do Pátio, com a missão de fazer o trabalho de articulação e defesa do Executivo junto aos colegas do Legislativo. Na legislatura passada,...

Agro sugere Daniella de volta no Indea

daniella bueno 400 indea   Representantes do setor produtivo e um grupo de servidores sugeriram ao governador Mauro o nome da médica-veterinária e servidora de carreira Daniella Bueno (foto) para reassumir a presidência do Indea-MT. Aproveitaram a vulnerabilidade no cargo do presidente Marcos Catão Dornelas, denunciado...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT optou pela implantação do BRT em Cuiabá-VG em detrimento do VLT. O que você acha disso?

Estou de acordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.