Polícia

Quarta-Feira, 04 de Dezembro de 2019, 10h:00 | Atualizado: 04/12/2019, 17h:08

Diocese afasta padres suspeitos de crimes sexuais e inicia investigação contra eles

Gilberto Leite

dom juventino

Dom Juventino assina carta de manifestação da igreja perante denúncia

A Diocese de Rondonópolis-Guiratinga informou, por meio de nota oficial, que foi aberto um Procedimento Canônico Investigatório para apurar se tem fundamento a denúncia contra os padres Jhonatha Almeida da Silva e Thiago Silveira Barrossupostamente envolvidos em crimes sexuais com menores de idade. A nota foi divulgada nesta terça (3) e assinada pelo Bispo Diocesano Juventino Kestering.

O caso veio a público nesta segunda (2) em uma reportagem exclusiva do . A denúncia traz relatos de um coroinha de 17 anos, que conta que foi violentado pelo Padre Thiago em julho deste ano. Ele teria mantido uma relação amorosa com Thiago dos 13 anos aos 17 anos. Além disso, menciona encontro com Jhonatha - que teria sido intermediado por Thiago.

A igreja, por sua vez, reforça na nota que, após tomar ciência dos crimes supostamente cometidos pelos dois padres, os afastou de forma preliminar para resguardar os direitos de todas as partes envolvidas.

Reprodução

Padres Thiago e Jonatha

Padres Thiago e Jonatha são suspeitos de envolvimento com crimes sexuais com menores

“De forma preliminar, no dia 19 de novembro de 2019 foram afastados os presbíteros envolvidos de suas atividades ministeriais”, diz trecho da nota.

A diocese nomeou na segunda (2) o padre Erivelton Almeida como Pároco Administrador da Paróquia São João Bosco, que o Padre Jhonatha conduzia. Ele é quem vai atender às necessidades pastorais. A cerimônia de posse foi presidida pelo vigário geral, Gunther Lenbradl.

Integram na Paróquia as seguintes comunidades: Jardim Vila Rica, Residencial José Sobrinho, Jardim do Parque, Residencial João de Moraes, Jardim residencial Padre Lothar, Residencial Antônio Geraldino, Residencial Dona Neuma, Residencial Matias Neves, Residencial Paiaguás, bairros Jardim Adriana e Jardim da Mata 1 (um).

Por fim, na nota, Dom Juventino assegura que: “a Diocese de Rondonópolis-Guiratinga reforça seu compromisso com a palavra de Deus e com os fiéis, cumprindo o bem e empenhando-se na busca da Justiça e da verdade”.

Crimes

Em relação ao padre Jhonatha, no boletim, ficam registrados a apuração dos crimes de "aliciar, assediar, instigar ou constranger, por qualquer meio de comunicação, crianças com o fim de com ela praticar ato libidinoso (consumado), favorecimento à prostituição ou outra forma de exploração sexual de menor de 18 anos e maior de 14 anos (consumado). Corromper ou facilitar a corrupção de menores, utilizando-se de meios eletrônicos (consumado)".

Já em relação a Thiago, o caso foi registrado como investigação dos crimes de "aliciar, assediar, instigar ou constranger por qualquer meio de comunicação, estupro (consumado), favorecimento à prostituição ou outra forma de exploração sexual de menor de 18 anos. Estupro de vulnerável consumado, além de corromper ou facilitar a corrupção de menores, utilizando-se de meios eletrônicos (consumado)".

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Prejuízos para Acorizal de R$ 753 mil

clodoaldo monteiro 400 curtinha acorizal   O conselheiro interino Moisés Maciel concedeu medida cautelar proposta pela secretaria de Controle Externo de Contratações Públicas do TCE, suspendendo de imediato um termo de parceria, em vigor desde 2017, entre a prefeitura de Acorizal e a Oscip Iso Brasil. Foi descoberto...

"Eu não devo um centavo para Júlio"

sergio rezende 680   O empresário e ex-vereador de Chapada dos Guimarães, Sergio Rezende (foto), que foi "enquadrado" pelo cacique político do DEM, Júlio Campos, reagiu, mas sem as críticas duas de antes contra o ex-governador. Irritado pelos ataques feitos por Rezende em um grupo de WhatsApp, Julio gravou um...

Ex-vereador do DEM recua da disputa

ivan evangelista 400 curtinha   O pecuarista e ex-vereador Ivan Evangelista (foto) vai mesmo jogar a tolha. Apontado como uma das apostas do DEM na briga por vaga no Legislativo cuiabano, Ivan não se empolgou, notou dificuldades para se obter êxito nas urnas e vai comunicar a direção do partido de sua desistência da...

Gestão Tatá sob várias irregularidades

tata amaral 400 curtinha   A gestão Tatá Amaral (foto), em Poconé, está sendo marcada por uma série de irregularidades. Uma denúncia feita junto ao TCE pelo auditor público interno municipal, Ademar Vivan Júnior, foi confirmada. Descobriu-se, por exemplo, contratação...

Ucamb é multada por irregularidades

edio 400 curtinha   Numa sessão realizada por videoconferência, o TCE puniu o líder comunitário Édio Martins de Souza (foto) por irregularidades num convênio de 2009 com o Estado. Na época, Édio presidia a União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairro (Ucamb)....

PSD reforça nome de Flávio em VG

selleman mathias 400 curtinha psd vg   Chamou a atenção a presença do presidente do diretório do PSD, em Várzea Grande, Selleman Mathias (foto), no lançamento da candidatura do empresário Flávio Vargas (PSB) à sucessão da prefeita Lucimar Campos, nesta quarta. Ao que tudo...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT estuda retomada das atividades escolares presenciais possivelmente em agosto ou setembro. O que você acha?

Estou de acordo

Não - aulas não podem voltar por agora

tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.