Polícia

Quarta-Feira, 04 de Dezembro de 2019, 10h:00 | Atualizado: 04/12/2019, 17h:08

Diocese afasta padres suspeitos de crimes sexuais e inicia investigação contra eles

Gilberto Leite

dom juventino

Dom Juventino assina carta de manifestação da igreja perante denúncia

A Diocese de Rondonópolis-Guiratinga informou, por meio de nota oficial, que foi aberto um Procedimento Canônico Investigatório para apurar se tem fundamento a denúncia contra os padres Jhonatha Almeida da Silva e Thiago Silveira Barrossupostamente envolvidos em crimes sexuais com menores de idade. A nota foi divulgada nesta terça (3) e assinada pelo Bispo Diocesano Juventino Kestering.

O caso veio a público nesta segunda (2) em uma reportagem exclusiva do . A denúncia traz relatos de um coroinha de 17 anos, que conta que foi violentado pelo Padre Thiago em julho deste ano. Ele teria mantido uma relação amorosa com Thiago dos 13 anos aos 17 anos. Além disso, menciona encontro com Jhonatha - que teria sido intermediado por Thiago.

A igreja, por sua vez, reforça na nota que, após tomar ciência dos crimes supostamente cometidos pelos dois padres, os afastou de forma preliminar para resguardar os direitos de todas as partes envolvidas.

Reprodução

Padres Thiago e Jonatha

Padres Thiago e Jonatha são suspeitos de envolvimento com crimes sexuais com menores

“De forma preliminar, no dia 19 de novembro de 2019 foram afastados os presbíteros envolvidos de suas atividades ministeriais”, diz trecho da nota.

A diocese nomeou na segunda (2) o padre Erivelton Almeida como Pároco Administrador da Paróquia São João Bosco, que o Padre Jhonatha conduzia. Ele é quem vai atender às necessidades pastorais. A cerimônia de posse foi presidida pelo vigário geral, Gunther Lenbradl.

Integram na Paróquia as seguintes comunidades: Jardim Vila Rica, Residencial José Sobrinho, Jardim do Parque, Residencial João de Moraes, Jardim residencial Padre Lothar, Residencial Antônio Geraldino, Residencial Dona Neuma, Residencial Matias Neves, Residencial Paiaguás, bairros Jardim Adriana e Jardim da Mata 1 (um).

Por fim, na nota, Dom Juventino assegura que: “a Diocese de Rondonópolis-Guiratinga reforça seu compromisso com a palavra de Deus e com os fiéis, cumprindo o bem e empenhando-se na busca da Justiça e da verdade”.

Crimes

Em relação ao padre Jhonatha, no boletim, ficam registrados a apuração dos crimes de "aliciar, assediar, instigar ou constranger, por qualquer meio de comunicação, crianças com o fim de com ela praticar ato libidinoso (consumado), favorecimento à prostituição ou outra forma de exploração sexual de menor de 18 anos e maior de 14 anos (consumado). Corromper ou facilitar a corrupção de menores, utilizando-se de meios eletrônicos (consumado)".

Já em relação a Thiago, o caso foi registrado como investigação dos crimes de "aliciar, assediar, instigar ou constranger por qualquer meio de comunicação, estupro (consumado), favorecimento à prostituição ou outra forma de exploração sexual de menor de 18 anos. Estupro de vulnerável consumado, além de corromper ou facilitar a corrupção de menores, utilizando-se de meios eletrônicos (consumado)".

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Matéria(s) relacionada(s):

Partidos com 2 ou mais pré ao Senado

margareth buzetti 400 curtinha   Dirigentes partidários estão passando apurado, nesta fase de pré-campanha, para conduzir o processo de escolha de candidatura ao Senado para a vaga de Selma Arruda, cassada por crimes eleitorais. Mesmo sabendo que as chances são remotíssimas de êxito nas urnas, alguns...

Muitos cuiabanos votam em Chapada

thelma de oliveira 400 curtinha   A ex-deputada federal Thelma de Oliveira (PSDB), que em 2016 transferiu o domicílio eleitoral de Cuiabá para Chapada dos Guimaráes, já está trabalhando nos bastidores o projeto de reeleição. E, agindo nos bastidores e de forma estratégica, ela conseguiu um...

Câmara cassará 4º eleito em 11 anos

ricardo saad 400   O emblemático e inconsequente Abílio Júnior (PSC) caminha para entrar para os anais da Câmara de Cuiabá como o quarto vereador a ter o mandato cassado nos últimos 11 anos. Parecer da Comissão de Ética, sob relatoria de Ricardo Saad (foto), é pela perda da cadeira...

Apto, ex-prefeito vai disputar Chapada

gilberto mello 400 curtinha   O ex-prefeito de Chapada dos Guimarães, Gilberto de Mello (foto), contesta registro no Curtinhas, citando que ele estaria inelegível por responder a alguns processos e ter amargado condenações pela Justiça - saiba mais aqui. Filiado ao PL e disposto a ir à...

PT-Cuiabá sugere disputa ao Senado

bob pt 400 curtinha   Em resolução do diretório de Cuiabá, aprovada nesta quinta após discussões ampliadas, o PT municipal, presidido por Bob Almeida (foto), decidiu recomendar à Executiva Estadual o projeto de candidatura própria ao Senado. O documento dispara críticas tanto ao Governo...

Prefeituras agora pagam 27% de TIP

neurilan fraga 400 curtinha   A reforma tributária do governo estadual, aprovada pelos deputados, incluiu 27% de taxa de iluminação pública. Antes eram isentos. Com a cobrança do tributo, a conta de energia das prefeituras vai às alturas. A fatura de Cuiabá vencida em 28 de dezembro, por exemplo, foi...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O governador Mauro Mendes acaba de encerrar o 1º dos quatro anos de mandato. Na sua opinião, como está indo a administração?

ótima

boa

regular

ruim

péssima

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.