Polícia

Sexta-Feira, 10 de Julho de 2020, 17h:44 | Atualizado: 10/07/2020, 17h:46

PEIXOTO DE AZEVEDO

Garimpo de ouro é fechado e maquinários são apreendidos em Peixoto de Azevedo

Cerca de R$1mi em maquinários foram apreendidos nesta quinta (09), durante a Operação Ouro Maculado (sujo, manchado), realizada em Peixoto de Azevedo (691 Km da Capital). A ação é resultado de denúncias recebidas pela Polícia e Ministério Público sobre a atividade de extração ilegal no distrito de União do Norte, nos locais conhecidos como Travessão 1 e 3, a aproximadamente 70 quilômetros da cidade.

Nas áreas, policiais civis da Delegacia de Peixoto de Azevedo, o promotor do município, equipes da secretaria estadual de Meio Ambiente (Sema) e da Politec, flagraram máquinas retroescavadeiras e motores em atividade.

O filho do dono do garimpo, um rapaz de 19 anos que estava no local, informou desconhecer documentação para exploração da atividade.

Divulgação

Garimpo ilegal Peixoto de Azevedo

Com ele, foi encontrada uma arma sem registro. Em buscas na casa do garimpo, os policiais civis localizaram mais armas de fogo e diversas munições.

De acordo com o delegado de Peixoto de Azevedo, José Getúlio Daniel, “o local apresenta uma extensa área com degradação ambiental provocada pela extração ilegal de ouro”. Ele explicou ainda que outros dois garimpos foram fechados, contudo, os donos não foram encontrados.

Além disso, fiscais da Sema que acompanharam a operação, identificaram um desvio no curso de água que passa pela propriedade. A alteração da rota fluvial para favorecer a atividade de garimpo foi confirmada pelo rapaz.

Encaminhado à delegacia de Peixoto de Azevedo, o jovem foi ouvido e autuado por posse ilegal de arma. Ele pagou a fiança e foi liberado em seguida.

As investigações da Polícia Civil continuam para localizar o proprietário do garimpo. Segundo a Polícia Civil, o proprietário irá responder por diversos crimes ambientais, entre eles, a extração de recursos minerais sem autorização legal e degradação ambiental.

O maquinário e as armas apreendidas passarão por perícia.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Prefeito de Sapezal e aditivo com 15%

valdecir casagrande 400 curtinha sapezal prefeito   O prefeito de Sapezal, Valcir Casagrande (foto), autorizou o quarto aditivo de um contrato sem licitação, firmado em 2019 entre o município e a Casa de Saúde Santa Marcelina. Chamam atenção o valor e o aumento. A continuidade do atendimento aos...

Partidos acirram disputa a vice de Léo

leonardo 400 curtinha   Em Primavera do Leste, o prefeito emedebista Léo Bortolin (foto), um dos mais bem avaliados gestores mato-grossenses, convive com uma disputa acirrada de pretendentes ao cargo de vice-prefeito de sua chapa. A corrida por novo mandato está tão confortável que Léo praticamente não tem...

MDB e PRB devem se juntar em ROO

luizao 400 curtinha   Ao menos dois blocos de oposição em Rondonópolis estão levando a sério a observação do ex-governador e ex-senador Blairo Maggi, para quem Zé do Pátio ganharia a reeleição numa boa se o município tiver várias candidaturas. Ou seja, quanto...

Parlamentares numa disputa cômoda

thiago silva 400 curtinha   Parlamentares que estão se aventurando na disputa a prefeito nada têm a perder. Não precisam nem se afastar dos mandatos para concorrer ao pleito. Em caso de derrota nas urnas de novembro, continuam com suas cadeiras garantidas até 2022 (situação de estadual e federal) e...

Sob recall e apoiamento de Bolsonaro

roberto franca 400 curtinha   Mesmo isolado e sem grupo político da época em que foi prefeito por duas vezes, Roberto França (foto), filiado ao nanico Patriota, não desiste da pré-candidatura em Cuiabá. E há um motivo forte que o deixa empolgado. Seu nome vem se consolidando como o segundo nas...

Prejuízos para Acorizal de R$ 753 mil

clodoaldo monteiro 400 curtinha acorizal   O conselheiro interino Moisés Maciel concedeu medida cautelar proposta pela secretaria de Controle Externo de Contratações Públicas do TCE, suspendendo de imediato um termo de parceria, em vigor desde 2017, entre a prefeitura de Acorizal e a Oscip Iso Brasil. Foi descoberto...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT estuda retomada das atividades escolares presenciais possivelmente em agosto ou setembro. O que você acha?

Estou de acordo

Não - aulas não podem voltar por agora

tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.