Polícia

Sábado, 30 de Maio de 2020, 10h:12 | Atualizado: 01/06/2020, 12h:33

MARIA DA PENHA

Instituto de advogados pede punição de presidente da OAB-MT por agredir esposa

Rodinei Crescêncio

Leonardo Campos

O Instituto dos Advogados Mato-grossenses (Iamat) divulgou nota de repúdio ao caso de violência doméstica envolvendo o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional de Mato Grosso, Leonardo Pio da Silva Campos. Ele foi parar na delegacia, na quinta (28), acusado de agredir a esposa, a advogada Luciana Póvoas. O filho do casal teria presenciado a agressão. Minutos depois, foi solto.

Em nota, a presidente da Comissão do Direito da Mulher do Iamat, Cláudia Aquino de Oliveira, considerou “lamentável e grave o fato que deve ser devidamente apurado, com a garantia do contraditório e ampla defesa, com procedimentos adequados, investigação legal e punição no rigor da lei, se for o caso”.

A vítima, Luciana Póvoas, fez boletim de ocorrência contra Leonardo e afirmou que as agressões físicas e psicológicas vêm de longo tempo e que ambos estariam divorciados, mas ela ainda dependia financeiramente do suspeito, com quem dividia a casa.

Ela conta que chegou a ter de esconder as marcas de outras agressões, usando vestidos e roupas longas. A última agressão teria começado após Leonardo chegar em casa e ser questionado por ela quanto à demora.

Após ser agredida, a advogada disse que se sentiu "cansada" dos episódios de violência e deu um tapa nas costas de Leonardo. Com isso, o presidente da OAB-MT, segundo Luciana, pegou o celular e começou a filmar a situação, dizendo que a mulher era "louca, descompensada e desequilibrada".

Além disso, ela citou a vontade de manter o padrão de vida do filho do casal, um adolescente de 17 anos de idade. “Apesar de ser sócia do suspeito no escritório de advocacia, não possui acesso à entrada e saída dos valores percebidos na sociedade”, diz trecho do depoimento.

Leia a nota

A Diretoria do Instituto dos Advogados Mato-grossenses -IAMAT e sua Comissão do Direito da Mulher, diante dos fatos noticiados pela imprensa e pelas redes sociais, de violência doméstica, envolvendo a advogada Luciana Póvoas Lemos e o seu marido, advogado Leonardo Pio da Silva Campos, vem a público, declarar o seu repúdio a qualquer forma de violência contra as mulheres e indignação frente às constantes práticas de violência contra as mulheres brasileiras, com índices alarmantes e que só crescem a cada dia.

O lamentável episódio ocorrido no dia 27 de maio de 2020, trata-se de notícia grave, e que deve ser devidamente apurada, com a garantia do contraditório e ampla defesa, com procedimentos adequados, investigação legal e punição no rigor da lei, se for o caso.

O IAMAT, no exercício de sua função institucional pela defesa da cidadania, legalidade, cumprimento do seu dever legal e de acordo com o seu Estatuto informa que, por intermédio da Comissão do Direito da Mulher/IAMAT, já se colocou à disposição da advogada Luciana Póvoas Lemos para acompanhar o inquérito, assegurar que os fatos sejam apurados com total imparcialidade, e ainda, garantir a defesa da mulher e seus direitos.

O fim da cultura de violência contra as mulheres e a emancipação feminina são pressupostos para a construção de uma sociedade mais justa.

Cláudia Aquino de Oliveira - Presidente da Comissão do Direito da Mulher do IAMAT

Fábio Arthur da Rocha Capilé - Presidente do IAMAT

Evandro César Alexandre dos Santos - Vice-Presidente do IAMAT

Postar um novo comentário

Comentários (8)

  • O atalaia | Segunda-Feira, 01 de Junho de 2020, 11h23
    0
    0

    O apêgo aos bens e à uma convivencia que ja fora interessante, desestimulam a separação, e, por outro lado, a incompatibilidade empurra a relação para o caos. Numa situação assim , a separação, mesmo acompanhada de lágrimas, passa a ser o único remédio....

  • Tereza | Segunda-Feira, 01 de Junho de 2020, 10h47
    1
    0

    Ouvi dizer que ele é ciumento e neurastênico quando bebe. Ela não viu isso quando solteira?

  • GILMAR DE PAULA | Domingo, 31 de Maio de 2020, 18h30
    5
    0

    O dia que precisar agredir a mulher que vive comigo é porque o relacionamento chegou ao fim. Aí, a gente senta, coloca em cima da mesa as matrículas dos imóveis, os CRLVs dos veículos, os extratos da contas bancárias, os boletos das dívidas e, então, 50% para cada um. Cada qual escolhe o caminho a seguir daí em diante! Pancada não resolve, apenas acirra os ânimos e dá cadeia, para os menos afortunados, é claro! E é bom não colocar advogado na parada, senão o quinhão de cada um vai ficar menor.

  • Analista | Domingo, 31 de Maio de 2020, 14h03
    0
    5

    Essa mulher foi desrespeitosa até na Delegacia imagine como era em casa.

  • Julia | Domingo, 31 de Maio de 2020, 14h02
    3
    1

    João com as atuais delimitações da Lei Maria da Penha todos os homens um dia serão conduzidos para a Delegacia. É uma lei de exceção, não importa as provas que o homem tenha ou o que a mulher tenha feito, só importa o que ela diga. Estou acostumada na Delegacia a ver mulheres que claramente estão usando de artifício para vingança pessoal ou proveito próprio.

  • Joao | Sábado, 30 de Maio de 2020, 19h12
    11
    0

    Covardia bater em mulher

  • Critico | Sábado, 30 de Maio de 2020, 11h13
    8
    14

    Esses que querem a punição na verdade querem o ASSENTO do CAPAZ

  • Nestor | Sábado, 30 de Maio de 2020, 10h42
    17
    0

    Vai dar em nada apesar dos desgaste da instituição e dos profissionais a ela ligados. Uma advertência e estamos conversado.

Morre pai do chefe da Casa Civil

Reprodução Mauro Carvalho pai   Faleceu, aos 97 anos, o pai do secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho. O empresário (foto), que também emprestava o nome ao filho, Mauro Carvalho, foi vítima de um infarto nesta quinta (9). A informação foi confirmada pela deputada estadual...

Deucimar vence Covid-19 após 20 dias

deucimar silva 400 curtinha   Após 13 dias numa unidade intensiva e mais sete se recuperando no leito de hospital, o empresário e ex-vereador pela Capital, Deucimar Silva (foto), recebeu alta médica nesta terça. Ele está curado da Covid-19. Ex-presidente da Câmara Municipal, Deucimar ficou emocionado, fez...

Estudo sobre 13º a vereadores de VG

jaqueline jacobsen curtinha 400   A conselheira-substituta Jaqueline Jacobsen (foto) estabeleceu prazo de 120 dias, em sessão de julgamento do TCE por videoconferência no último dia 2, para que o presidente da Câmara de Várzea Grande, Fábio Tardin, realize estudo prévio de impacto...

2 deputados empurrados pra oposição

allan kardec 400   Por causa da bandeira que têm carregado de defensores dos servidores públicos, dois deputados do núcleo do governo começam a caminhar para oposição. Um deles é o pedetista Allan Kardec (foto) que, de tanto ser pressionado pelas chamadas bases para reagir contra a PEC da...

Elogios à gestão proba Mauro Mendes

marcelo oliveira 400 curtinha   O secretário de Estado Marcelo de Oliveira (Infraestrutura e Logística), Marcelo de Oliveira (foto), fez questão de destacar nesta quarta, em entrevista ao vivo ao RDTV, tv web do portal Rdnews, que o governador Mauro Mendes tem se empenhado ao máximo para fazer uma boa gestão,...

2 frentes do MDB e apostas em Cuiabá

gustavo padilha 400 curtinha   O MDB vive uma situação curiosa em Cuiabá. Embora no comando da prefeitura, com Emanuel Pinheiro, o partido só conseguiu reconquistar cadeira na Câmara há três meses, com a filiação de Juca do Guaraná, aproveitando a janela partidária. Em 2016,...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Em Cuiabá, o prefeito suspendeu a decisão de implantar rodízio de veículos entre placas pares e ímpares devido à Covid-19. Mas quer debater a ideia. Você concorda com rodízio?

concordo

discordo

tanto faz

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.