Polícia

Segunda-Feira, 13 de Novembro de 2017, 17h:40 | Atualizado: 13/11/2017, 17h:53

Sob tensão, pronto-socorro reforça segurança após ameaça de invasão do Comando Vermelho para executar menor

Mãe de infrator internado, após ser esfaqueado no Pomeri, confessa, dentro da unidade, risco eminente

Temendo invasão do Comando Vermelho (CV), o Pronto-Socorro de Cuiabá reforça a segurança no local. Em meio ao caos que a unidade hospitalar enfrenta há anos, por operar acima da capacidade, com pacientes instalados pelos corredores, em cadeiras, uma mãe relata que o filho, vítima de uma tentativa de homicídio dentro do Complexo Socioeducativo Pomeri, vive uma tensão, pois o CV ameaçou matar o rapaz internado.

O jovem foi atacado no último dia 6 por volta das 14h30, quando os menores estavam sendo retirados das celas para irem até a sala de aula. No entanto, durante o percurso os infratores empurraram a vítima para um quarto e o agrediram com golpes de chuço. Ao ouvir os gritos da vítima, um agente socioeducativo foi até o quarto e o encontrou com diversos ferimentos pelo corpo. Ao ser questionado, o jovem disse que dois menores o agrediram com golpes de armas artesanais.

A reportagem do , em visita aos corredores do pronto-socorro, conversou com a mãe, que relatou estar acompanhando o filho e que tem dormido no chão. O rapaz, em um dos corredores, está algemado à maca e um agente penitenciário está no local à paisana.

“Ontem (domingo) tinha vários policiais aqui. Eles estão ameaçando entrar aqui e terminar o que começou. Não posso nem ficar falando muito”, pondera a mãe. Segundo ela, o menor é acompanhado por um agente, mas reclama que ele fica longe do rapaz. “Ele (agente) está resguardando a vida dele e o meu filho fica ali”. Ao longo da visita, que durou cerca de 2h, a reportagem passou por este corredor seis vezes e a mãe sempre do lado do filho.

O menor infrator recebeu alta do clínico geral e aguarda a liberação do neurocirurgião para deixar a unidade. Deitado na maca, ele tem ferimentos no tórax e na cabeça, mas está lúcido e já senta na maca. Com a falta de leitos, a mãe conta que chega a dormir de baixo da maca do filho. “Tem gente que dorme na cadeira, eu durmo no chão. Comida eles também não dão, somente para os pacientes”, diz.

Outro lado

Por meio de nota, a secretaria de Saúde de Cuiabá explica que não tem autorização para divulgar informações sobre menores infratores internados no pronto-socorro. Destaca que a secretária de saúde, Elizeth Lúcia de Araújo, informa que a unidade realiza os atendimentos a todos os pacientes indiscriminadamente e de maneira humanizada e que, devido à quantidade de pessoas internadas, reforçou a segurança com a ajuda da secretaria de Ordem Pública e da Polícia Militar.

Organizações criminosas

Existem duas facções criminosas em atividade em Mato Grosso, o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV). Mesmo constantemente monitoradas nos presídios do Estado, as organizações têm orquestrado e ordenado boa parte de crimes ocorridos aqui. Elas atuam com os “soldados” nos mandos de delitos para reforçar financeiramente os grupos e se manterem cada vez mais fortes no crime organizado dentro e fora das penitenciárias.

Conforme apontam as investigações, o Comando Vermelho é a facção mais organizada de todos os grupos criminosos. Composta de, pelo menos, 2,5 mil integrantes, tem membros dentro e fora dos presídios. O fato é um complicador na identificação dos bandidos por parte das forças de segurança. O CV também é a organização mais atuante em Mato Grosso, responsável, inclusive, pelos ataques em junho passado.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • CARLOS | Terça-Feira, 14 de Novembro de 2017, 18h46
    0
    0

    E assim o Brasil vai sendo destruído por dentro... Um país que não precisa de guerra externa ou desastre natural para sobre grandes abalos civilizatórios e humanos. ATÉ QUANDO NOSSOS POLÍTICOS EM BRASÍLIA VÃO TOLERAR ISSO??? A PENA DE MORTE FOI ABOLIDA POR MEDO DA ESQUERDA EM FACE DO REGIME MILITAR. LIMITARAM AS PENAS EM 30 ANOS. ADOTARAM A DOUTRINA DE MICHAEL FOUCAULT. TRATAM OS BANDIDOS COMO COITADINHOS... (HOJE A REGRA É SER MALA NA PERIFERIA, NO CENTRO - NA CLASSE BAIXA E NA CLASSE ALTA; A LEI DE GERSON É A ÚNICA QUE IMPERA NO BRASIL). TRISTE REALIDADE..... (NOTICIAS RECENTES DIZEM QUE A BOLIVIA FOI AUTORIZADA PELO JUDICIÁRIO BOLIVIANO A PLANTAR 22 MIL HECTARES DE FOLHA DE COCA..... A ESQUERDA DESTRUIU A AMERICA LATINA.... A IDEOLIGIA NEFASTA ESTÁ TORNANDO O MUNDO UM CAOS PROGRAMADO...

  • Jorge silva | Segunda-Feira, 13 de Novembro de 2017, 18h55
    11
    5

    Ta com dó, leva pra casa. Parece até que a reportagem Esquece wue se trata de um menor infrator, ou seja, um criminoso. Ainda mais perseguido pelo comando vermelho, coisa boa o molewue nao deve ter feito ne! Sabe la se acabou com a vida de um pai de familia ou trabalhador. Os valores realmente hoje em dia estao invertidos, se valoriza mais esses vagabundo do que os que estao ali precisando de ajuda.

Vereadores de ROO e trocas de siglas

fabio cardozo 400 curtinha   Em Rondonópolis, praticamente a metade dos vereadores está aproveitando a janela, que se encerra neste sábado, para mudar de partido, e já com as atenções voltadas à reeleição. E, com a dança das cadeiras, o Solidariedade do prefeito Zé do...

Podemos absorve a turma do barulho

O Podemos conseguiu juntar no seu diretório em Cuiabá a turma do barulho. Dela fazem parte dois com mandatos cassados, Abílio Júnior, que perdeu a cadeira de vereador por quebra de decoro, e a senadora Selma Arruda, cassada por caixa 2 e abuso de poder econômico, mas que ainda continua no cargo. Selma impôs condições para seguir no partido. Chegou a negociar ida para o PSC. E ganhou a presidência municipal do Pode, forçando o...

Secretário, furtos e a incompetência

rodrigo metello 400 curtinha   O secretário de Transporte e Trânsito de Rondonópolis, Rodrigo Metello (foto), filiado ao MDB e pré-candidato a vereador, corre risco de ser acionado na Justiça por centenas de pessoas que tiveram motocicletas apreendidas e que depois acabaram furtadas do Pátio Rondon. O local...

Vereador na base e críticas a Leonardo

leonardo 400 curtinha   Chico 2000, vereador pela Capital, assegura que não procede a informação de que o seu Partido Liberal irá romper com o prefeito Emanuel, não o apoiando à reeleição. Segundo ele, foi Leonardo Oliveira (foto), que participou na quarta de uma reunião do...

Embates sobre a cadeira da discórdia

selma arruda curtinha 400   A cadeira da senadora Selma Arruda (foto), que está cassada há um ano mas, mesmo assim, continua no cargo, vem dividindo opinião de vários líderes políticos, uns torcendo logo para a Mesa do Senado decretar a vacância para Carlos Fávaro assumir a vaga, outros...

PL avisa Chico que não apoiará EP

chico 2000 curtinha   O vereador Chico 2000 (foto), único do PL na Câmara de Cuiabá e governista de carteirinha, se mostrou  desconfortável politicamente quando foi informado nesta quinta que a legenda liberal não vai apoiar a reeleição do prefeito Emanuel, do MDB. O partido é comandado no...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você concorda com a decisão de prefeitos, que começam a decretar estado de emergência, fechando comércio, serviços públicos e o transporte coletivo?

sim

não

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.