Polícia

Segunda-Feira, 13 de Julho de 2020, 10h:06 | Atualizado: 13/07/2020, 10h:13

IMPACTO NA SEGURANÇA

Pandemia de Covid reduz criminalidade

Mato Grosso fechou o período de janeiro a maio de 2020 com redução nos principais índices criminais relacionados a homicídio doloso, latrocínio (roubo seguido de morte), roubos totais, furtos totais, furtos de veículos e tráfico/uso de drogas em relação ao mesmo período do ano passado. Em todo o Estado, os índices de roubo seguido de morte reduziram 44%, roubos totais em 23% e furtos totais, 26%.

Mesmo com o período de pandemia pelo novo coronavírus desde março, os números apresentam considerável diminuição. Os dados são fornecidos pela Superintendência do Observatório de Violência da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), com base em ocorrências registradas pela Polícia Militar (PM-MT) e Polícia Judiciária Civil (PJC-MT) no Sistema de Registro de Ocorrências Policiais (SROP).

Em cinco meses foram registrados 14 crimes de latrocínio, 11 a menos que no mesmo período do ano anterior, em que foram registrados 25 casos. Os registros de roubos (quando há ameaças ou violência) somaram 4.940 em 2020. No mesmo período do ano passado os registros somaram 6.377 ocorrências. Os dados de furtos neste ano somam 14.610, enquanto no mesmo período do ano passado foram 19.671.

PM

sirene viatura pm

Os crimes de roubos e furtos de veículos também apresentaram quedas. A redução é de 29% no percentual de roubos e 23% no percentual de furto. Nesses cinco meses, 691 veículos foram roubados, já em 2019, foram 976. De janeiro a maio de 2020, 860 veículos foram furtados, enquanto no mesmo período de 2019 foram 1.123.

As reduções nos percentuais dos crimes de tráfico e uso de drogas são de 19%. Foram registradas 2.491 ocorrências, enquanto no mesmo período de 2019 foram 3.070. O crime de homicídio doloso também teve uma diminuição de 1,4%, com 346 registros, cinco a menos que no ano passado.

Trabalho Integrado

O secretário adjunto de Integração Operacional da Sesp, coronel PM Victor Fortes, essa diminuição é atribuída à gestão da Secretaria de Segurança Pública desde 2019. “Ano passado já tivemos uma redução e esse ano nos primeiros cinco meses a gente essa queda dos números em relação ao ano passado. Importante ressaltar que ano passado esses números já tiveram redução”.

O secretário atribui o êxito ao trabalho incansável de todos os profissionais da Segurança Pública. “A gestão da Sesp faz o controle dos índices criminais semanalmente e quando qualquer crime ou região foge da meta estabelecida, é feito um trabalho integrado para que a gente possa retomar os números e manter a redução”.

“A ideia da Secretaria é manter esse trabalho, manter as ações policiais, operações integradas e a rotina de planejamento, além das atividades pontuais que cada instituição realiza dentro da sua competência”.

O coronel Fortes ressalta ainda que, por se tratar de serviços essenciais, a Polícia Militar (PM-MT), Polícia Judiciária Civil (PJC), Corpo de Bombeiro Militar (CBM-MT) e Politec continuam com as atividades e as ações integradas de segurança em todo o estado durante o período de pandemia da Covid-19.

 

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

MDB fechado com Pivetta à senatória

joao jose 400 curtinha   O médico e deputado estadual João José (foto), do MDB, disse nesta segunda, em entrevista às jornalistas Lídice Lannes e Andhressa Barboza, em live do RDTV, tv web do portal Rdnews, que o seu partido está fechado no apoio à candidatura de Otaviano Pivetta ao Senado, na...

Pátio punido por não licitar transporte

ze do patio 400 curtinha   O prefeito de Rondonópolis Zé do Pátio (foto) vai concluir o mandato sem conseguir realizar a licitação do transporte coletivo urbano de passageiros, vencido desde março de 2014. Por essa irregularidade na concessão, já que a Cidade de Pedra, empresa que explora o...

Anelise só vai com respaldo de MM

anelise silva 400 curtinha   Filiada ao DEM, Anelise Silva (foto) deve desistir da disputa à Prefeitura de Cáceres, a não ser que o governador Mauro Mendes, com quem ela pretende conversar nos próximos dias, declare apoio irrestrito a sua candidatura. Nos bastidores, Mauro não dá sinais de que...

Deputados "adotam" pré-candidatos

franklin 400 curtinha   Deputados estaduais se transformaram em padrinhos políticos de quatro pré-candidatos a prefeito de Santo Antonio de Leverger. Considerado o nome mais forte eleitoralmente, o ex-vereador por três mandatos e derrotado ao Executivo em 2016, Franklin Silva (foto), do PSDB e sobrinho do ex-prefeito Edu, entrou...

Candidato da Reitoria sob desgaste

julio cesar 400 curtinha   O professor Júlio Cesar (foto), um dos dois candidatos a reitor, tem apoio carimbado do grupo que comanda a instituição há cerca de 20 anos - desde a Escola Técnica, passando pelo CEFET, até o IFMT. Mas, nas viagens e reuniões em busca de voto, e numa tentativa de evitar o...

Túlio, inabilidade política e frustração

tulio fontes 400 curtinha   Túlio Fontes (foto), que ainda faz mistério sobre disputa à sucessão em Cáceres, ficará mesmo fora do embate das urnas. Ex-prefeito e derrotado duas vezes para deputado estadual, ele não moveu uma palha para fortalecer o seu nanico PV. Conclusão: o partido só...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT estuda retomada das atividades escolares presenciais possivelmente em agosto ou setembro. O que você acha?

Estou de acordo

Não - aulas não podem voltar por agora

tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.