Polícia

Quinta-Feira, 28 de Maio de 2020, 17h:42 | Atualizado: 02/06/2020, 10h:48

CORONAVÍRUS

Três funcionários dos Correios testam positivo em MT e sindicato aciona Justiça

Divulgação

Correios - entregas - coronav�rus

Três servidores dos Correios em Mato Grosso testaram positivo e um recebe tratamento médico para a Covid-19. A informação partiu do sindicato da categoria no Estado, Sintect. Segundo a entidade, existem outros colaboradores com suspeita da doença.

De acordo com o Sintect, os trabalhadores não estão conseguindo fazer os testes pelo plano de saúde oferecido pela empresa. A situação foi ajuizada em ação na Justiça do Trabalho. Dentre as três confirmações da doença nos Correios estão dois carteiros e um atendente de balcão.

O sindicato ainda denuncio que os demais trabalhadores que tiveram contato com contaminados não foram submetidos ao teste que comprova a Covid-19, além de não terem sido afastados. Conforme o Sintect, um carteiro tem contato diário entre 80 a 150 pessoas, assim como aqueles que trabalham no balcão. 

De acordo com a classe, a empresa não cumpriu com o próprio profilático, que prevê afastamento para trabalho remoto por 15 dias quando casos forem identificados entre os servidores. Em março, o sindicato já havia denunciado o risco de contaminação entre os funcionários pela falta do cumprimento das regras. 

O presidente do Sintect, Edmar Leite, ressaltou que, na época, o sindicato entrou na Justiça e conseguiu uma liminar. Onde constava: afastamento imediato, sem prejuízo da remuneração e garantia do emprego, dos grupos de risco; disponibilização do material de limpeza, higienização do ambiente de trabalho com frequência diária nos ambientes e equipamentos de uso individual e coletivo como máquinas, telefone, relógio de ponto, mesas e teclados; disposição de lenço de papel e papel toalha, sabão e lixeira para os trabalhadores e público em geral; e máscara e luvas descartáveis, álcool em gel ou 70%.

Ainda conforme o representante, os funcionários em trabalhado remoto estão tendo descontos nos salários e pressionados a voltarem ao trabalho sob ameaça de demissão. 

A reportagem do entrou em contato com a assessoria de imprensa dos Correios, mas não obteve resposta até a divulgação desta matéria. O espaço segue aberto para posicionamento. 

Veja, abaixo, nota dos Correios

Preciso de um posicionamento sobre três funcionários dos Correios em Mato Grosso que testaram positivo para Covid-19, além de outras suspeitas no interior do estado.

Veja, abaixo, o posicionamento dos Correios:

Desde o mês de março, os Correios vêm adotando sucessivas medidas de proteção à saúde de seus empregados, clientes e fornecedores, em função da pandemia do novo Coronavírus. Além de intensificar as orientações ao efetivo quanto aos cuidados básicos de higiene e procedimentos de limpeza dos ambientes e equipamentos, todos os empregados têm acesso a álcool em gel e máscaras laváveis. Foram instalados, ainda, painéis de acrílico em mais de 5 mil guichês de atendimento e também está sendo providenciada a vacinação contra gripe para todos os empregados. Dessa forma, a estatal tem garantido a prestação dos serviços postais, considerados essenciais pelo Decreto nº 10.282/2020 da Presidência da República.

Os Correios estão acompanhando a situação de saúde dos seus empregados, prestando o apoio necessário e, também, atuando para garantir o bom funcionamento das atividades operacionais. Ocorrendo a suspeita de contaminação entre os empregados, a empresa providencia ações de sanitização em todo o ambiente da unidade e o afastamento imediato da pessoa que possa estar infectada.

Diante desse cenário, assim como todos as empresas que estão realizando atendimento presencial ao público, os Correios também estão promovendo adequações nas operações para garantir o funcionamento e o acesso aos serviços postais. Eventuais casos de inconformidades ou contratempos nos serviços de entregas, quando reportados à empresa por meio dos canais oficiais de relacionamento, estão sendo prontamente averiguados e solucionados.

Nas agências, especificamente neste período de pandemia, a empresa está reforçando o controle do fluxo de atendimento e organizando os clientes de modo a manter a distância recomendada. Devido às medidas preventivas implementadas, contingencialmente algumas unidades podem sofrer alterações no funcionamento.

Em Mato Grosso, a agência Pontes e Lacerda, e em Cuiabá o Centro de Distribuição Domiciliar Vista Alegre passaram por sanitização, porém, o centro de distribuição já está funcionando normalmente. A agência tem previsão de reabertura na próxima semana. Todos os empregados que apresentaram sintomas estão sendo testados, aqueles que apresentaram resultado positivo para coronavírus foram afastados.

Os Correios lamentam eventuais transtornos à população, neste momento de adversidade e adaptação de todos os setores da sociedade. A empresa reitera que está trabalhando para viabilizar, com segurança, a continuidade de suas atividades, essenciais para atender a população nesse momento em que mais precisa, e segue à disposição pelos telefones 3003-0100 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 725 7282 (demais localidades), ou pelo Fale Conosco, no site www.correios.com.br

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Caminho bem consolidado à reeleição

leonardo 400 curtinha   Dos prefeitos que podem ir à reeleição de cidades pólos, o que encontra situação mais confortável é Leonardo Bortolini, o Léo (foto), de Primavera do Leste. Bem articulado e habilidoso politicamente e com uma relação extensa de obras e...

PSDB e balão de ensaio para prefeito

paulo borges 400 curtinha   Bastante enfraquecido e fragilizado, após perda do comando do Executivo estadual e de quadro de filiados, o PSDB anuncia que terá candidato a prefeito de Cuiabá. E até lista três "prefeitáveis", sendo eles os empresários Luiz Carlos Nigro e Dorileo Leal, além do...

Grupo de Fabinho ávido pelo poder

fabio tardin 400 vereador   Uma ala do DEM de Várzea Grande, que se sente excluída do Paço Couto Magalhães, está torcendo pela cassação da prefeita Lucimar e do vice Hazama. O placar do julgamento no TSE está em 2 a 1 pela manutenção do mandato. Esse bloco anti-Lucimar é...

Vereadores oficializam 2 férias por ano

emerson 400 alta floresta curtinha   Os vereadores de Alta Floresta, no Nortão, aproveitaram este período de pandemia, com as atividades presenciais suspensas, para garantir dois períodos de "férias" por ano. Em decisão desta segunda, a Câmara Municipal, presidida por Emerson Sais Machado (foto), alterou o...

Comissão da Câmara sob efeito-Covid

renivaldo 400 curtinha   Em meio às discussões sobre transparência e compras emergenciais de medicamento, insumos e equipamentos às unidades de saúde, na luta contra a pandemia da Covid-19, a Câmara de Cuiabá criou uma Comissão Especial, composta por três vereadores. Tem a...

Ex-secretária Martha Maia com Covid

martha maia 400   A ex-secretária de Saúde e de Promoção Social de Alto Araguaia, Martha Maia (foto), anunciou nesta terça à noite que foi diagnosticada com Covid-19. Apesar disso, não está tendo sintomas da doença e já segue as recomendações padrões de ficar...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Até dezembro, o IFMT terá eleição para Reitoria. Quem você acha que será eleito dos candidatos abaixos?

Deiver Alessandro

Julio Santos

Nenhum deles

Não tenho ideia

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.