Lentes de contato

Por 24/06/2017, 10h:44 - Atualizado: 24/06/2017, 10h:53

silmara bucair 400 artigo

Silmara Bucair

Uso óculos e decidi começar a usar lentes de contato como sendo outra possibilidade para sempre enxergar (risos), mesmo tendo gostado e adaptado bem aos óculos. Acho charmoso. Benditos sejam!

Em duas semanas, consegui perder duas lentes do olho direito. Fiquei sem acreditar nisso! E me vi (ironicamente) questionando: "Como consegui perder algo diante dos meus próprios olhos?"

Da inconformidade à reflexão. Por não gostar de perder nada, como qualquer ser humano, fui conduzida a uma reflexão daquelas! Reconhecidamente vulnerável e, ao mesmo tempo, sedenta por aprendizado. Essa sou eu. Vulnerável pelas distrações, pela ansiedade, pelo descontrole do incontrolável e pela capacidade de perder oportunidades. Sedenta pelo novo e, também, pela habilidade que sei que tenho de aprender. Nisto, esforçar-se demanda disposição em desbravar para depois, dominar um território "momentaneamente" misterioso.

Adaptar-se ao novo requer esforço.

Usar lentes de contato é separar um tempo, sem pressa, para colocar as lentes. É fazer a assepsia sem pressa. É fazer uma, duas, três, quatro e lá vão cacetadas de tentativas e a lente não ser "sugada" pela menina dos olhos. É você parar, respirar, clamar aos céus (literalmente) para na esperança da quinta vez você acertar o alvo. Ou seja, uma dedicação quase que vocacionada se quiser evoluir na prática do novo instrumento de visão.

Pois bem, antes fosse somente isso que essa reflexão me trouxe como aprendizado. Mas não foi. Isso foi apenas no campo do concreto. Perder duas lentes, em tão pouco tempo, do lado da visão dominante, me incomodou e me transpôs pro além do que eu vejo, ou melhor, do que eu não vejo e, então, me distraio e perco.

O bom disso tudo foi que não perdi essa reflexão que me ensinou essas coisas:

1 - Não devo desprezar os primeiros começos. É no comportamento de repetição que desenvolvo habilidade e agilidade.

2 - Quando o novo é escolhido por mim, a paciência é a mola propulsora que me conduzirá ao êxito.

3 - Um pequeno detalhe é capaz de trazer significado grandioso ao meu entendimento. Digo pra mim mesma: "Fique atenta, Silmara!"

4 - E se eu perder a terceira lente de contato, tenho a quarta. Se eu perder a quarta, tenho a quinta e assim será... até que ela faça parte de mim.

Porque a vida é esse exercício mesmo. Uma constante de ganhar e perder, de perder e ganhar... a saída do velho, a entrada do novo, a preservação do velho, a chegada do novo. Essa dinâmica do aprendizado exige de mim apenas uma coisa: disposição com leveza.

Poderia não ter me adaptado ao uso das lentes ou desistido delas pelos fracassos das perdas, ser humilde ajuda identificar o real diagnóstico. Há relatos com quem conversei em ambos casos.

Para mim, essa oportunidade de aprender sempre me faz dizer que a vida vale a pena!

Silmara Bucair é empresária e gestora da Bendita Ajuda e Coach Integral Sistêmica. E-mail: bucairsilmara@gmail.com

Postar um novo comentário

Bolinha é multado por irregularidades

humberto bolinha 400 curtinha   Por causa de irregularidades cometidas ainda em 2017, ao fazer aquisições sem realizar licitação e/ou pesquisa de preço, o prefeito de Guiratinga, Humberto Domingues, o Bolinha (foto), recebeu multa do TCE de 12 UPFs-MT, correspondente hoje a R$ 1,7 mil. E será intimado pelo...

Puxando o "rei" pra baixo em Tangará

reinaldo morais 400 curtinha   A pré-campanha ao Senado do empresário Reinaldo Morais (foto), o "rei dos porcos", evangélico e bolsonarista, vem ganhando aceitação popular em vários municípios. Mas, em Tangará da Serra, enfrenta muita resistência. Algumas pessoas próximas ao...

3 estaduais e 2 federais para prefeito

juarez costa 400 curtinha   Se na Assembleia, três dos 24 deputados se articulam por candidatura a prefeito, na Câmara Federal dois entre oito da bancada mato-grossense também pretendem fazer o mesmo. Tratam-se do emedebista Juarez Costa (foto), que apostará todas as fichas no retorno ao comando de Sinop, e do petebista...

PSDB rachado sobre nome a prefeito

ricardo saad 400 curtinha   O tucanato enfrenta uma incógnita em Cuiabá. A bancada na Câmara, hoje composta pelos vereadores Renivaldo Nascimento, Ricardo Saad (foto) e Toninho de Souza, defende apoio ao projeto de reeleição do prefeito Emanuel Pinheiro. O partido, presidido na Capital por Saad, já faz parte...

Poucos da AL se arriscam pra prefeito

silvio favero 400 curtinha   Inicialmente seriam seis dos 24 deputados estaduais dispostos a concorrer ao pleito de novembro deste ano. Mas a lista vem sendo reduzida à medida que se aproxima das convenções. Sílvio Fávero (foto), por exemplo, sabe que a chance de ganhar a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, onde...

Transferindo pandemia para Cuiabá

lucimar campos 400   Prefeita de Várzea Grande, Lucimar Campos (foto) transferiu praticamente o pepino da pandemia da Covid-19 à gestão da cidade vizinha, comandada por Emanuel Pinheiro. Ela faz questão de enfatizar que, numa reunião com porta-vozes do governo estadual, do TCE, da Assembleia e dos dois maiores...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT estuda retomada das atividades escolares presenciais possivelmente em agosto ou setembro. O que você acha?

Estou de acordo

Não - aulas não podem voltar por agora

tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.