Silmara Bucair

Sábado, 24 de Junho de 2017, 10h:44 | Atualizado: 24/06/2017, 10h:53

Lentes de contato

silmara bucair 400 artigo

Silmara Bucair

Uso óculos e decidi começar a usar lentes de contato como sendo outra possibilidade para sempre enxergar (risos), mesmo tendo gostado e adaptado bem aos óculos. Acho charmoso. Benditos sejam!

Em duas semanas, consegui perder duas lentes do olho direito. Fiquei sem acreditar nisso! E me vi (ironicamente) questionando: "Como consegui perder algo diante dos meus próprios olhos?"

Da inconformidade à reflexão. Por não gostar de perder nada, como qualquer ser humano, fui conduzida a uma reflexão daquelas! Reconhecidamente vulnerável e, ao mesmo tempo, sedenta por aprendizado. Essa sou eu. Vulnerável pelas distrações, pela ansiedade, pelo descontrole do incontrolável e pela capacidade de perder oportunidades. Sedenta pelo novo e, também, pela habilidade que sei que tenho de aprender. Nisto, esforçar-se demanda disposição em desbravar para depois, dominar um território "momentaneamente" misterioso.

Adaptar-se ao novo requer esforço.

Usar lentes de contato é separar um tempo, sem pressa, para colocar as lentes. É fazer a assepsia sem pressa. É fazer uma, duas, três, quatro e lá vão cacetadas de tentativas e a lente não ser "sugada" pela menina dos olhos. É você parar, respirar, clamar aos céus (literalmente) para na esperança da quinta vez você acertar o alvo. Ou seja, uma dedicação quase que vocacionada se quiser evoluir na prática do novo instrumento de visão.

Pois bem, antes fosse somente isso que essa reflexão me trouxe como aprendizado. Mas não foi. Isso foi apenas no campo do concreto. Perder duas lentes, em tão pouco tempo, do lado da visão dominante, me incomodou e me transpôs pro além do que eu vejo, ou melhor, do que eu não vejo e, então, me distraio e perco.

O bom disso tudo foi que não perdi essa reflexão que me ensinou essas coisas:

1 - Não devo desprezar os primeiros começos. É no comportamento de repetição que desenvolvo habilidade e agilidade.

2 - Quando o novo é escolhido por mim, a paciência é a mola propulsora que me conduzirá ao êxito.

3 - Um pequeno detalhe é capaz de trazer significado grandioso ao meu entendimento. Digo pra mim mesma: "Fique atenta, Silmara!"

4 - E se eu perder a terceira lente de contato, tenho a quarta. Se eu perder a quarta, tenho a quinta e assim será... até que ela faça parte de mim.

Porque a vida é esse exercício mesmo. Uma constante de ganhar e perder, de perder e ganhar... a saída do velho, a entrada do novo, a preservação do velho, a chegada do novo. Essa dinâmica do aprendizado exige de mim apenas uma coisa: disposição com leveza.

Poderia não ter me adaptado ao uso das lentes ou desistido delas pelos fracassos das perdas, ser humilde ajuda identificar o real diagnóstico. Há relatos com quem conversei em ambos casos.

Para mim, essa oportunidade de aprender sempre me faz dizer que a vida vale a pena!

Silmara Bucair é empresária e gestora da Bendita Ajuda e Coach Integral Sistêmica. E-mail: bucairsilmara@gmail.com

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Matéria(s) relacionada(s):

Confira também:

INíCIO
ANTERIOR
1 de 2

Empresário ensaia de novo em ROO

 luizao_curtinha400   Em Rondonópolis, o empresário Luiz Fernando de Carvalho, o Luizão, dono da Agro Ferragens Luizão, ensaia mais uma vez disputar a prefeitura. Como a sua pré-candidatura não é considerada novidade, ele é visto como uma espécie de "cavalo paraguaio", que tem arrancada...

2 governistas prontos para a briga

chico2000_curtinha400   O prefeito Emanuel tem 2 aliados de primeira hora na Câmara que não resistem a uma provocação. Tratam-se de Renivaldo Nascimento (PSDB) e Chico 2000 (foto), do PL. Sabendo do estopim curto, os vereadores de oposição, especialmente Diego e Abílio, não perdem a chance de...

Niuan agora sob rédeas do Podemos

niuan ribeiro curtinha 400   O vice-prefeito Niuan Ribeiro, agora no Podemos, se torna obrigado, conforme exigência estatutária, a contribuir com 5% dos R$ 15 mil que recebe mensalmente . Ou seja, vai ter que repassar R$ 750 para o seu novo partido. Considerado um partido com novas concepções, regras e exigências, o...

Efeito-senado e briga no ninho tucano

carlos-avalone_curtinha400   O deputado estadual Carlos Avalone não tem certeza de que o acordo pré-estabelecido para ele se tornar presidente do PSDB-MT, a partir de fevereiro, ou seja, daqui 5 meses, será cumprido. Pela costura entre a cúpula tucana, Paulo Borges renunciaria à presidência, abrindo assim...

Pivetta vai despachar em 2 gabinetes

otaviano pivetta 400 curtinha   O governador em exercício a partir desta quinta, empresário Otaviano Pivetta (foto), vai dividir o tempo no Palácio Paiaguás pelos próximos oito dias despachando em dois gabinetes. Ora sentará na cadeira do titular Mauro Mendes, que viajou numa comitiva para a Bolívia,...

Lei reconhece pacu como prato de VG

dilmar curtinha   O governador Mauro Mendes sancionou,  na última terça (17), a lei 10.944/2019, de autoria do deputado Dilmar Dal Bosco (foto), que reconhece o Pacu como prato típico da culinária de Várzea Grande. Antes mesmo de o parlamentar legislar sobre o tema, os várzea-grandenses já...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Na sua opinião, como está indo o Governo Mauro Mendes?

excelente

bom

regular

ruim

péssimo

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.