Lentes de contato

silmara bucair 400 artigo

Silmara Bucair

Uso óculos e decidi começar a usar lentes de contato como sendo outra possibilidade para sempre enxergar (risos), mesmo tendo gostado e adaptado bem aos óculos. Acho charmoso. Benditos sejam!

Em duas semanas, consegui perder duas lentes do olho direito. Fiquei sem acreditar nisso! E me vi (ironicamente) questionando: "Como consegui perder algo diante dos meus próprios olhos?"

Da inconformidade à reflexão. Por não gostar de perder nada, como qualquer ser humano, fui conduzida a uma reflexão daquelas! Reconhecidamente vulnerável e, ao mesmo tempo, sedenta por aprendizado. Essa sou eu. Vulnerável pelas distrações, pela ansiedade, pelo descontrole do incontrolável e pela capacidade de perder oportunidades. Sedenta pelo novo e, também, pela habilidade que sei que tenho de aprender. Nisto, esforçar-se demanda disposição em desbravar para depois, dominar um território "momentaneamente" misterioso.

Adaptar-se ao novo requer esforço.

Usar lentes de contato é separar um tempo, sem pressa, para colocar as lentes. É fazer a assepsia sem pressa. É fazer uma, duas, três, quatro e lá vão cacetadas de tentativas e a lente não ser "sugada" pela menina dos olhos. É você parar, respirar, clamar aos céus (literalmente) para na esperança da quinta vez você acertar o alvo. Ou seja, uma dedicação quase que vocacionada se quiser evoluir na prática do novo instrumento de visão.

Pois bem, antes fosse somente isso que essa reflexão me trouxe como aprendizado. Mas não foi. Isso foi apenas no campo do concreto. Perder duas lentes, em tão pouco tempo, do lado da visão dominante, me incomodou e me transpôs pro além do que eu vejo, ou melhor, do que eu não vejo e, então, me distraio e perco.

O bom disso tudo foi que não perdi essa reflexão que me ensinou essas coisas:

1 - Não devo desprezar os primeiros começos. É no comportamento de repetição que desenvolvo habilidade e agilidade.

2 - Quando o novo é escolhido por mim, a paciência é a mola propulsora que me conduzirá ao êxito.

3 - Um pequeno detalhe é capaz de trazer significado grandioso ao meu entendimento. Digo pra mim mesma: "Fique atenta, Silmara!"

4 - E se eu perder a terceira lente de contato, tenho a quarta. Se eu perder a quarta, tenho a quinta e assim será... até que ela faça parte de mim.

Porque a vida é esse exercício mesmo. Uma constante de ganhar e perder, de perder e ganhar... a saída do velho, a entrada do novo, a preservação do velho, a chegada do novo. Essa dinâmica do aprendizado exige de mim apenas uma coisa: disposição com leveza.

Poderia não ter me adaptado ao uso das lentes ou desistido delas pelos fracassos das perdas, ser humilde ajuda identificar o real diagnóstico. Há relatos com quem conversei em ambos casos.

Para mim, essa oportunidade de aprender sempre me faz dizer que a vida vale a pena!

Silmara Bucair é empresária e gestora da Bendita Ajuda e Coach Integral Sistêmica. E-mail: bucairsilmara@gmail.com

Jackson, enfim, nomeado ao TRE-MT

jackson 400 curtinha tre   O presidente Bolsonaro, enfim, escolheu, de uma lista tríplice, quem passa a compor o Pleno do TRE-MT no cargo de juiz titular, na categoria jurista, para dois mandatos de mandato. Trata-se de Jackson Francisco Coutinho (foto), que desde o ano passado já atua como juiz-membro substituto no Tribunal. Nos...

Com mais de 60 prefeitos e esposas

mauro mendes virginia 400   Acompanhado do governador e esposo Mauro, a primeira-dama Virginia Mendes recebeu para um jantar no Palácio Paiaguás, na segunda, mais de 60 primeiras-damas, além de prefeitos e outras autoridades. O governador, que promoveu o encontro, aproveitou para expor números, ações e...

UPA do Verdão vai ser entregue - veja

emanuel pinheiro 400 curtinha   O prefeito Emanuel Pinheiro programa inaugurar na primeira quinzena de dezembro a UPA do Verdão (próximo à Arena Pantanal), uma nova e moderna estrutura que terá capacidade de atendimento de cerca de 12 mil pessoas por mês - veja aqui o vídeo que mostra a obra em fase...

Capital transmite final da Copa Verde

O Cuiabá Esporte Clube enfrenta o Paysandu hoje, às 20h, pela final da Copa Verde, no estádio Mangueirão. O Dourado precisa vencer por dois gols de diferença para ficar com o título. Caso a vitória seja por um gol de diferença, a decisão vai para os pênaltis. A Capital FM 101.9, que acompanha o futebol regional desde início do ano, será a única rádio de Cuiabá que fará a...

Um dos cuiabanos na final Fla x River

leonardo campos curtinha 400   O presidente da OAB-MT, Leonardo Campos, o Leo Capataz, é um dos flamenguistas de Cuiabá que já estão em Lima ou que ainda vão embarcar rumo à capital do Peru para assistir a final da Copa Libertadores entre Flamengo e o argentino River Plate. O confronto será...

Políticos em peso em evento do HMC

A solenidade que marcou a entrega do HMC em Cuiabá, nesta segunda (19), está sendo considerada o evento do ano para o prefeito Emanuel. Ele conseguiu motivar a presença de diversas lideranças políticas, empresariais e de diferentes setores. Para se ter uma ideia, dos 11 membros da bancada federal, 8 estavam presentes, assim como 16 dos 24 deputados estaduais e 17 dos 25 vereadores. Também marcaram presença dezenas de prefeitos e outros...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Como você avalia a decisão do Supremo de suspender prisão imediata após julgamento em segunda instância?

Concordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.