O poder da boa decisão (3)

silmara bucair 400 artigo

Silmara Bucair

Escrevo este artigo num lugar bastante aprazível para mim. Na piscina do condomínio onde moro, de pernas para o ar (literalmente), sob um céu nublado, com anúncio de chuva iminente. Alguns respingos já posso sentir encostando em minha pele e isso me deixa muito, muito feliz!

Ao som de I Feel It Coming estando no "modo" repeat, quero poder dançar nas palavras e te contagiar com elas neste momento. Aceita o desafio? Então, vamos lá! Ah, e se você puder, busque primeiro essa música antes de continuar a leitura. Entenderá melhor o que estou falando.

O que te faz "verdadeiramente" feliz?

Pode parecer simples responder essa pergunta, mas não é. Acredite. Pois tem gente vivendo no automático sem saber o que, de fato, o faz "verdadeiramente" feliz. Entendendo que "ser" feliz e "estar" feliz já aponta para o estado/condição diferentes, não é novidade.

Certo? Okay!

Gosto muito de me aquietar para perceber se o que estou fazendo vai cumprir três princípios de vida estabelecidos por mim há anos e se vai promover o "ser" e o "estar" feliz.

Compartilho esses princípios...

Princípio 1 -  Posso ser e estar feliz sozinha?

Minhas escolhas pessoais e em qualquer pilar da vida vai respigar em alguém. Como quem pula na piscina, a água vai afetar com respingos mais intensos quem estiver próximo, mas, também, alcança quem estiver mais longe. A pergunta aqui, é: Qual a razão de eu estar decidindo por isso? Pensar em si mesmo sem negligenciar o outro revela inteligência emocional e grande capacidade de amar.

Princípio 2 -  Para qual fim é tudo isso?

A razão do propósito pode decretar o sucesso ou o fracasso. É como estabelecer um destino, mas não observar a rota e "estudá-lo" previamente, os prejuízos incalculados para o projeto durante a execução podem ser devastadores. Porque para realizar qualquer projeto, pequeno ou grande, é certo que algum prejuízo terá. Sendo assim, aquietar-se, calcular os custos, é prudente e salutar para o sucesso.

Princípio 3 - Como realizo o que tanto desejo?

Neste aspecto, preservar algumas condutas compartimentais podem fazer você desistir no terceiro obstáculo (se não for no primeiro) ou te capacitará a perseverar. A eficácia de um bom comportamento é favorável e propicia satisfação, contagiando muitos ao seu redor. 

Portanto, volto ao princípio: O que te faz "verdadeiramente" feliz?

Como você tem conduzido a sua felicidade? Para qual propósito existe tanto desempenho? Quem faz parte da sua (minha) felicidade?

Note: finalizei com os princípios de baixo para cima. Isso é pedagógico. Uma escada começa a existir pela base. Que você alcance o topo. É o que te desejo!

Até breve!

Silmara Bucair é empresária da Bendita Ajuda e Coach Integral Sistêmica - E-mail: atendimento@benditaajudaconsultoria.com.br - www.benditaajuda.com.br. 

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • Sonia ReginaMaciel | Quarta-Feira, 18 de Janeiro de 2017, 19h29
    0
    0

    Boa reflexão1

Lúdio desiste e PT perde com Barranco

ludio cabral 400 curtinha   O deputado Lúdio Cabral (foto) estava se movimentando para tentar convencer o PT a lançá-lo ao Senado, por aclamação, e ainda instigar o diretório estadual a buscar recursos junto à Nacional para a campanha. Mas o tiro saiu pela culatra. O guru do partido no Estado,...

Carta de Abicalil cita traição de Lúdio

carlos abicalil 400 curtinha   Carlos Abicalil (foto), ex-federal e hoje assessor do deputado Valdir Barranco, demonstra até hoje estar "atravessado" com Lúdio Cabral por causa da traição política de 2010. Na época, mesmo o PT o tendo lançado ao Senado, Lúdio, ex-vereador por Cuiabá e...

Júlio apoiou Bolsonaro pra varrer o PT

julio campos 400 curtinha   Júlio Campos (foto), pré-candidato a senador pelo DEM, diz que em 2018 não só votou em Bolsonaro, como participou de carreata e vestiu camisa com as cores verde e amarela em apoio à candidatura do capitão. Lembra que estava convicto naquele momento de que era preciso varrer o PT...

Já com apoio de mais de 50 prefeitos

otaviano pivetta 400 curtinha   Otaviano Pivetta (foto) não para nas articulações políticas. E, se apoio elevado de prefeitos vier a ser decisivo, ele será eleito senador na suplementar de 26 de abril. Dos 141 gestores municipais do Estado, mais de 50 já anunciaram que estarão no palanque do...

Grupo de EP e Kleber pra marketing

kleber lima 400 curtinha   O grupo do prefeito Emanuel Pinheiro decidiu abrir diálogo com o jornalista e marqueteiro Kleber Lima (foto), visando o pleito de outubro. Não há mais resistência a uma possível contratação de Kleber, independente de quem o grupo lançar ao Palácio Alencastro,...

Prefeito coloca secretarias em alerta

emanuel pinheiro 400 curtinha   O prefeito Emanuel Pinheiro (foto) colocou em estado de alerta a Defesa Civil e as secretarias municipais de Obras e Serviços Urbanos por causa da chuva torrencial que caiu neste sábado em Cuiabá. Em vários locais, inclusive na região central, como em frente à praça...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Na sua opinião, como está indo o Governo Bolsonaro...

excelente

bom

razoável

ruim

péssimo

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.