Silmara Bucair

Terça-Feira, 17 de Janeiro de 2017, 09h:17 | Atualizado: 17/01/2017, 10h:10

O poder da boa decisão (3)

silmara bucair 400 artigo

Silmara Bucair

Escrevo este artigo num lugar bastante aprazível para mim. Na piscina do condomínio onde moro, de pernas para o ar (literalmente), sob um céu nublado, com anúncio de chuva iminente. Alguns respingos já posso sentir encostando em minha pele e isso me deixa muito, muito feliz!

Ao som de I Feel It Coming estando no "modo" repeat, quero poder dançar nas palavras e te contagiar com elas neste momento. Aceita o desafio? Então, vamos lá! Ah, e se você puder, busque primeiro essa música antes de continuar a leitura. Entenderá melhor o que estou falando.

O que te faz "verdadeiramente" feliz?

Pode parecer simples responder essa pergunta, mas não é. Acredite. Pois tem gente vivendo no automático sem saber o que, de fato, o faz "verdadeiramente" feliz. Entendendo que "ser" feliz e "estar" feliz já aponta para o estado/condição diferentes, não é novidade.

Certo? Okay!

Gosto muito de me aquietar para perceber se o que estou fazendo vai cumprir três princípios de vida estabelecidos por mim há anos e se vai promover o "ser" e o "estar" feliz.

Compartilho esses princípios...

Princípio 1 -  Posso ser e estar feliz sozinha?

Minhas escolhas pessoais e em qualquer pilar da vida vai respigar em alguém. Como quem pula na piscina, a água vai afetar com respingos mais intensos quem estiver próximo, mas, também, alcança quem estiver mais longe. A pergunta aqui, é: Qual a razão de eu estar decidindo por isso? Pensar em si mesmo sem negligenciar o outro revela inteligência emocional e grande capacidade de amar.

Princípio 2 -  Para qual fim é tudo isso?

A razão do propósito pode decretar o sucesso ou o fracasso. É como estabelecer um destino, mas não observar a rota e "estudá-lo" previamente, os prejuízos incalculados para o projeto durante a execução podem ser devastadores. Porque para realizar qualquer projeto, pequeno ou grande, é certo que algum prejuízo terá. Sendo assim, aquietar-se, calcular os custos, é prudente e salutar para o sucesso.

Princípio 3 - Como realizo o que tanto desejo?

Neste aspecto, preservar algumas condutas compartimentais podem fazer você desistir no terceiro obstáculo (se não for no primeiro) ou te capacitará a perseverar. A eficácia de um bom comportamento é favorável e propicia satisfação, contagiando muitos ao seu redor. 

Portanto, volto ao princípio: O que te faz "verdadeiramente" feliz?

Como você tem conduzido a sua felicidade? Para qual propósito existe tanto desempenho? Quem faz parte da sua (minha) felicidade?

Note: finalizei com os princípios de baixo para cima. Isso é pedagógico. Uma escada começa a existir pela base. Que você alcance o topo. É o que te desejo!

Até breve!

Silmara Bucair é empresária da Bendita Ajuda e Coach Integral Sistêmica - E-mail: atendimento@benditaajudaconsultoria.com.br - www.benditaajuda.com.br. 

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • Sonia ReginaMaciel | Quarta-Feira, 18 de Janeiro de 2017, 19h29
    0
    0

    Boa reflexão1

Matéria(s) relacionada(s):

Confira também:

INíCIO
ANTERIOR
1 de 2

Empresário ensaia de novo em ROO

 luizao_curtinha400   Em Rondonópolis, o empresário Luiz Fernando de Carvalho, o Luizão, dono da Agro Ferragens Luizão, ensaia mais uma vez disputar a prefeitura. Como a sua pré-candidatura não é considerada novidade, ele é visto como uma espécie de "cavalo paraguaio", que tem arrancada...

2 governistas prontos para a briga

chico2000_curtinha400   O prefeito Emanuel tem 2 aliados de primeira hora na Câmara que não resistem a uma provocação. Tratam-se de Renivaldo Nascimento (PSDB) e Chico 2000 (foto), do PL. Sabendo do estopim curto, os vereadores de oposição, especialmente Diego e Abílio, não perdem a chance de...

Niuan agora sob rédeas do Podemos

niuan ribeiro curtinha 400   O vice-prefeito Niuan Ribeiro, agora no Podemos, se torna obrigado, conforme exigência estatutária, a contribuir com 5% dos R$ 15 mil que recebe mensalmente . Ou seja, vai ter que repassar R$ 750 para o seu novo partido. Considerado um partido com novas concepções, regras e exigências, o...

Efeito-senado e briga no ninho tucano

carlos-avalone_curtinha400   O deputado estadual Carlos Avalone não tem certeza de que o acordo pré-estabelecido para ele se tornar presidente do PSDB-MT, a partir de fevereiro, ou seja, daqui 5 meses, será cumprido. Pela costura entre a cúpula tucana, Paulo Borges renunciaria à presidência, abrindo assim...

Pivetta vai despachar em 2 gabinetes

otaviano pivetta 400 curtinha   O governador em exercício a partir desta quinta, empresário Otaviano Pivetta (foto), vai dividir o tempo no Palácio Paiaguás pelos próximos oito dias despachando em dois gabinetes. Ora sentará na cadeira do titular Mauro Mendes, que viajou numa comitiva para a Bolívia,...

Lei reconhece pacu como prato de VG

dilmar curtinha   O governador Mauro Mendes sancionou,  na última terça (17), a lei 10.944/2019, de autoria do deputado Dilmar Dal Bosco (foto), que reconhece o Pacu como prato típico da culinária de Várzea Grande. Antes mesmo de o parlamentar legislar sobre o tema, os várzea-grandenses já...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Na sua opinião, como está indo o Governo Mauro Mendes?

excelente

bom

regular

ruim

péssimo

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.