Cidadã cuiabana com muito orgulho!

Por 18/04/2018, 15h:42 - Atualizado: 18/04/2018, 15h:44

tania matos artigo colunista

Tânia Matos

Pau-rodado, como se diz no linguajar cuiabanês, é um termo genuinamente cuiabano, usado para se referir às pessoas que não nasceram em Cuiabá, que vieram de outros locais.

Eu aqui cheguei vinda de outro Estado, então estou nesse grupo, sim, sou pau-rodado! E é com muito orgulho que faço parte dessa turma.

Meu primeiro contato com Cuiabá foi em 1986 e posso dizer que logo senti no meu coração que era aqui que eu queria viver. Não pude ficar na época. Mudei definitivamente para cá em 1989 e aqui pretendo ficar para sempre.

Cuiabá proporcionou uma transformação positiva na minha vida e na da minha família. Como diz minha mãe, vinda do Sul do país, não tem calor que me faça mudar de Cuiabá. Foi aqui que constituímos famílias, fizemos amigos e conquistamos nossos sonhos. 

Como nós, são muitos os que aqui chegaram e construíram suas histórias de vida. A Cuiabá cabe perfeitamente o título de Cidade Hospitaleira e Acolhedora, tal qual uma mãe que recebe de braços abertos a todos, sem distinção, que para cá continuam vindo em busca de novos sonhos. 

Sinto-me imensamente feliz e, após 29 anos vivendo aqui, serei agraciada com o título de Cidadã Cuiabana. Título esse que muito me honra e me deixa orgulhosa. 

Enfim, a ti, Cuiabá querida, só tenho a agradecer e dizer: contigo eternamente estarei

Essa homenagem me faz refletir sobre a minha história com Cuiabá e me deixa extremante feliz. Aqui tive um dos meus filhos, trabalhei, estudei, me formei em Administração, em Arquitetura e Urbanismo, fiz espacialização e, agora, mestrado. Enfim, a ti, Cuiabá querida, só tenho a agradecer e dizer: contigo eternamente estarei.

Em 2005 tive a oportunidade de ingressar no serviço público do município de Cuiabá. Assumi a subprefeitura de Região Sul, onde fiquei por seis anos. Sabia, quando aceitei o cargo, que seria um grande desafio, porque era a região menos provida em infraestrutura e com um território bem extenso.

Aprendi muito, tive como professores os líderes comunitários. Ver as suas lutas diárias travadas em prol de melhores condições para as suas comunidades foi transformador para minha vida.

Sou, com muito orgulho, produto do movimento comunitário da região Sul. Meu reconhecimento e meus sinceros agradecimentos a todos os líderes, por me oportunizarem conhecer e conceber o valor e a importância de unidade em favor da coletividade. A vocês credito esse título de Cidadã Cuiabana. Minha eterna gratidão a todos.

Tânia Matos é arquiteta e urbanista, administradora, pós-graduada em Gerência de Cidades, mestranda em Ensino, presidente da Agência Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá e escreve mensalmente neste Blog. E-mail: maristenematos@gmail.com

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • Ricardo Lobo | Quinta-Feira, 19 de Abril de 2018, 01h01
    1
    0

    Parabens Tania Matos, mais que merecido esse titulo e obrigado pela consideraçao aos Lideres Comunitários!

Vice e o uso político do Creci pró-Julio

claudecir 400 creci curtinha   O sindicato dos profissionais do Mercado Imobiliário de Mato Grosso, sob Juliano Lobato, em nota de repúdio, detona o atual vice-presidente do Creci-MT, Claudecir Contreiras (foto), para quem está fazendo uso político da entidade e beneficiando, de forma descarada, o...

Toninho e expectativa de retorno à AL

toninho 400 curtinha   Toninho de Souza, que no ano passado estreou como deputado, permanecendo no cargo por 46 dias, no lugar de Eduardo Botelho, vive expectativa de retornar à cadeira na Assembleia. Mas isso vai depender de uma decisão de Janaína Riva, que está no quarto mês de gravidez. Ela tem...

Parlamentar temido reassume em VG

caio cordeiro 400 curtinha   Com menos de 15 dias no cargo de vereador em Várzea Grande, o primeiro-suplente Caio Cordeiro (foto), do PRP, já terá de desocupar a vaga. Eis que está de volta, da prisão para retomar o assento de parlamentar, Jânio Calistro, que está no segundo mandato e responde...

Diversos cortes nas despesas da AL

eduardo botelho curtinha 400   Num período em que o Legislativo praticamente parou, assim como o Judiciário e órgãos vinculados aos Poderes, como TCE e MPE, o presidente da AL, deputado Eduardo Botelho (foto), tomou decisão correta ao cortar gastos enquanto perdurar a pandemia do coronavírus. Entre as...

Governador está tenso e preocupado

mauro mendes 400 curtinha   O governador Mauro Mendes anda tenso e preocupado. Mesmo já tendo adotado uma série de medidas de prevenção, inclusive consideradas radicais, ele não dorme direito por causa das projeções nada otimistas de aumento nos próximos dias de casos de coronavírus em...

AL aprovará empréstimo de R$ 550 mi

A Assembleia aprovou, na convocação extraordinária desta sexta (27), dispensa de pauta para a mensagem do Executivo que pede autorização para contrair empréstimo de R$ 550 milhões junto à Caixa Econômica. O recurso será aplicado na construção de pontes de concreto em diversos municípios. Agora, a matéria entra na pauta e será aprovada pela maioria dos deputados na próxima segunda (30),...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você concorda com a decisão de prefeitos, que começam a decretar estado de emergência, fechando comércio, serviços públicos e o transporte coletivo?

sim

não

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.