O progresso

Por 08/09/2018, 22h:55 - Atualizado: 10/09/2018, 09h:23

tania matos colunista

Tânia Matos

O progresso avança a passos largos, atropelando e desconstruindo, muitas vezes, histórias de vidas consolidadas ao longo de décadas, senão de séculos, em determinados territórios por grupos sociais. Esse progresso transforma os lugares de vivência do cotidiano em lugares descaracterizados, anulando a sua memória histórica.

Essa transformação faz de ambientes plenos de ricas e singulares memórias coletivas espaços desprovidos dos símbolos e identidades das gerações passadas; empobrecendo, assim, a história do local, da região e do País.

A urbanização dos grandes centros acaba muitas vezes apagando a memória do lugar, ela vai soterrando as referências de culturas que constituem registros de representações que compõem a história.

Com o advento das tecnologias determinadas pelo interesse econômico, percebe-se claramente um conflito de identidade, que atinge e impacta as gerações mais jovens. Para estas, o patrimônio cultural representa o velho, o que está ultrapassado, de forma a não conseguir perceber, nesse contexto, a importância e o valor que ele representa na composição da vida. É como se as coisas e pessoas não tivessem uma origem, um começo, e que tudo se inicia a partir de seu nascimento.

A escola é um dos instrumentos para a construção de mecanismos voltados à conscientização quanto à importância do patrimônio cultural

A concepção sobre a necessidade da integração entre novo e o histórico, pautada no respeito, na preservação, perde espaço na sociedade, subjugada pelo interesse econômico. Buscar mecanismos para preservar e conservar nossa história representada pelo patrimônio cultural, seja ele material ou imaterial, é acima de tudo uma obrigação de todos. Levar para dentro das escolas ferramentas que oportunizem aos estudantes um contato direto com o patrimônio cultural irá propiciar que a percepção real de valores e da importância das identidades culturais seja desenvolvida e fomentada.

A escola é um dos instrumentos para a construção de mecanismos voltados à conscientização quanto à importância do patrimônio cultural. Representa a base sólida para a formação de uma sociedade consciente de seus deveres e direitos. É o local em que a criança tem o primeiro contato com a vida.

Em sociedade de uma forma mais ampla, passam por aí os insumos para a construção de sua cidadania. Cabe à escola entender o seu papel nesse contexto e executá-lo.

Tânia Matos é arquiteta e urbanista, administradora, pós-graduada em Gerência de Cidades, mestranda, presidente da Agência Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá e escreve escreve mensalmente neste espaço. E-mail: maristenematos@gmail.com

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