Tânia Matos

Problemas de (I) Mobilidade Urbana em Cuiabá

Por 25/11/2019, 07h:26 - Atualizado: 25/11/2019, 09h:55

tania matos colunista

Com o crescimento urbano no Brasil, mais precisamente a partir da década de 1950, os problemas com mobilidade urbana começaram a surgir, gerando impactos de ordem social e ambiental, sendo que um dos fatores que causam esses impactos é a utilização em grande escala de automóveis individuais.

Com o aumento da utilização de transporte individual motorizado, os problemas em relação à mobilidade urbana começaram a se ampliar, tornando as cidades insustentáveis

A partir desse período, com o aumento da utilização de transporte individual motorizado, os problemas em relação à mobilidade urbana começaram a se ampliar, tornando as cidades insustentáveis.

Quando se analisa o crescimento populacional, ocorridos em Cuiabá, nos últimos 50 anos, percebe-se a origem dos problemas da mobilidade urbana.

Segundo IBGE (2018), em um período de 50 anos houve um aumento populacional na cidade de Cuiabá de aproximadamente 500 mil habitantes, saindo em 1970 de aproximadamente 100 mil habitantes para aproximadamente 608 mil em 2018. Esse crescimento se refletiu no aumento da frota de veículos, e conseguintemente afetou o sistema de mobilidade urbana, que não conseguiu acompanhar de forma equilibrada e com disponibização adequada de infraestrutura para suportar o aumento do fluxo de veículos nas vias públicas de Cuiabá.

Uma das alternativas possíveis para a solução dos transportes públicos é a retomada das obras para conclusão do VLT

Segundo dados do Detran (2018), Cuiabá conta com uma frota de 423.644 veículos (de vários tipos), para uma população de entorno de 608 habitantes (IBGE, 2018), o que significa, em média, 1,43 habitantes por veículo. Quando comparada com as demais cidades brasileiras, representa um índice muito elevado de veículo/hab. que é potencializado por fatores, como, a precarização do transporte público e dificuldades de locomoção por meios não motorizados na cidade.

A solução para os problemas de mobilidade urbana passa por ações que desestimulem o uso de veículos particulares e estimule o uso do transporte público coletivo. Só o sistema de transporte coletivo rodoviário existente, não comporta mais a demanda por transporte público.

Tendo em vista a necessidade de solucionar os problemas de mobilidade existentes e evitar novos, em Cuiabá, uma das alternativas possíveis para a solução dos transportes públicos é a retomada das obras para conclusão do VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos) ou, ainda, a implantação de outros modais, tais como o BRT (Bus Rapid Transit).

Tânia Matos é arquiteta e urbanista, administradora, pós-graduada em Gerência de Cidades, Mestre em Ensino e mestranda em Geografia pela UFMT. E-mail: maristenematos@gmail.com

Postar um novo comentário

Vereador tenta barra compra de cestas

diego guimaraes 400 curtinha   O vereador pela Capital, Diego Guimarães (foto), denunciou junto à Ouvidoria do TCE o que definiu como irregular a aquisição, com dispensa de licitação, de cinco mil cestas básicas de alimentos pela secretaria municipal de Assistência Social e Desenvolvimento...

Apresentador de TV luta contra Covid

alexandre mota 400 curtinha   Alexandre Mota (foto), apresentador desde abril do programa de variedades Balanço Geral, da TV Vila Real de Cuiabá (Record), está internado na UTI do hospital São Mateus. É mais uma vítima diagnosticada com Covid-19. O seu quadro clínico se agravou. O pulmão...

Campanha une as primeiras-damas

virginia mendes 400 curtinha   As primeiras-damas Virginia Mendes (foto) e Michelle Bolsonaro, de MT e do país, respectivamente, têm mantido um relacionamento bem estreito no desenvolvimento de projetos e ações sociais. No final de abril, Michelle postou um elogio e divulgou, na sua conta do Instagram, a campanha de...

Se EP recuar, PV lança Stopa a prefeito

justino malheiros 400 curtinha   O ex-presidente da Câmara de Cuiabá e membro do diretório municipal do PV, vereador Justino Malheiros (foto), disse nesta segunda que o partido estará com o prefeito Emanuel Pinheiro até o último momento, apostando no projeto de reeleição do emedebista. Mas,...

Disputa a prefeito e apoio de Sachetti

 luizao_curtinha400   O empresário Luiz Homem de Carvalho, o Luizão (foto), ex-presidente da CDL de Rondonópolis, está mesmo determinado a encarar, pela primeira vez, o teste das urnas para prefeito. E inicia uma oposição dura à gestão Zé do Pátio, que buscará a...

Corrida de Teis no noticiário nacional

waldir teis 400 curtinha   As imagens que mostram o conselheiro afastado do TCE Waldir Teis (foto) descendo em alta velocidade as escadas de um prédio para jogar no lixo vários cheques rasgados que somavam R$ 450 mil ganharam o noticiário nacional, com destaque neste domingo em veículos, como Folha de S. Paulo, G1 e IG....

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Em Cuiabá, o prefeito suspendeu a decisão de implantar rodízio de veículos entre placas pares e ímpares devido à Covid-19. Mas quer debater a ideia. Você concorda com rodízio?

concordo

discordo

tanto faz

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.