Luana Valentin

Thammy é pai sim

Por 31/07/2020, 07h:54 - Atualizado: 31/07/2020, 08h:07

Luana Valentin artigo

Diante de toda a polêmica criticando a campanha de Dia dos Pais feita pela Natura na qual o influencer digital Thammy Miranda protagoniza a cena com sua família, me senti na obrigação de me manifestar, uma vez que trabalho com sexualidade. A "confusão", se assim posso chamar, começou pelo fato de Thammy estar representando um pai na propaganda.

Diversas pessoas começaram a atacar a marca, sob a alegação de que o influencer não é homem, sendo assim não pode representar os pais. Triste essa situação de puro preconceito. O alento é saber que também há diversos defensores de Thammy. Mas afinal, ele é ou não pai?

Parece que o gênero tradicional, como assim costumam pontuar, é mais importante que os valores paternais em si. O que comanda é o órgão genital com o qual a pessoa nasce? Pois bem, acredito que o amor que uma criança recebe, deve ser mais importante do que qualquer tradicionalidade. Sei que é difícil aceitar algo novo, mas não cabe a nós determinar a vida alheia, quem somos nós para impor algo para o outro?

Não é uma genitália que faz um homem, mas suas atitudes

Não aceitar o gênero que uma pessoa se identifica é direito de cada um, mas é dever de todos respeitá-los. A Natura, ao convidar Thammy, pensou apenas na representatividade, uma vez que casais homoafetivos tem feito a alegria de muitas crianças ao darem um lar para elas.

Em 2017, a 4ª Turma do Superior Tribunal de Justiça reconheceu, por unanimidade, que casais gays têm o direito de adotar crianças. No Brasil ainda não há um número de quantas crianças foram adotadas por casais homoafetivos, mas uma pesquisa realizada pelo Williams Institute, dos Estados Unidos, revelou que 114 mil dos 700 mil casais gays que vivem juntos, têm filhos no qual 68% são biológicos e 21,4% são adotivos.

No caso de Thammy, a sua esposa Andressa Ferreira fez uma inseminação artificial e assim a família pôde estar completa com a chegada do pequeno Bento. O influencer, que nasceu com o corpo de mulher, se identifica como homem e já fez diversas mudanças visíveis em seu corpo, é pai de Bento e nessa campanha representa diversos outros pais LGBTQI+.

A discussão e a campanha são sobre paternidade e não sobre reprodução

O fato de Thammy estar representando os homoafetivos, não descredibiliza os casais tradicionais heteroafetivos, nem tampouco desconsidera o homem como pai, apenas mostra que há outras vertentes e outras formas de se formar uma família, pois o que importa é o amor que será dedicado às crianças. Afinal, não é uma genitália que faz um homem, mas suas atitudes.

Até porque muitos homens héteros não podem ter filhos por serem estéreis e optam por adoção ou inseminação, ou seja, o método escolhido para se tornar pai não diferencia dos homoafetivos. Obviamente que todos sabemos que dois homens ou duas mulheres não reproduzem, mas há diversas formas de ser pai. Não precisa ser necessariamente pelo método tradicional, por meio do sexo. Afinal a discussão e a campanha são sobre paternidade e não sobre reprodução.

Luana Valentim é jornalista em Cuiabá e orientadora sexual, terapeuta tântrica e youtuber. Artigo falado aqui.

Postar um novo comentário

Comentários (5)

  • Adalberto R.de Souza | Sexta-Feira, 31 de Julho de 2020, 20h42
    0
    0

    Influencer digital, de quem, quanta babaquice dessa " médica " cruzes , é pai merda nenhuma, pela lei de Deus, jamais será....agora pela lei e vontade desses hipócritas pode até ser...

  • Moreira | Sexta-Feira, 31 de Julho de 2020, 15h23
    1
    0

    Tammy é pai sem penca assim como Pablo Vittar é mulher de penca kkkk quanta babaquice. O povo passando fome por causa do vírus chinês e essa tal terapêutica escrevendo asneiras. Nos poupe.

  • Bainho | Sexta-Feira, 31 de Julho de 2020, 10h55
    1
    1

    Há anos usei creme de barbear e loção pós barba da Natura. Não vou usar mais, pois a Tammy vai usá-los doravante. Procurarei outros fabricantes.

  • claudio | Sexta-Feira, 31 de Julho de 2020, 09h59
    5
    0

    fim dos tempos.Lamentavel.

  • ROSINO BOMFIM | Sexta-Feira, 31 de Julho de 2020, 08h50
    5
    0

    UMA MÃE PODE CRIAR 10 FILHOS SOZINHA !! ISSO NÃO A TRANSFORMA EM UM PAI. ASSIM COMO O PAI QUE CUIDA DOS FILHOS NÃO SE TORNA MÃE !!

Leverger e ex em palanque separado

francieli magalhaes 400 curtinha   Dois candidatos em chapas majoritárias em Santo Antonio de Leverger, hoje em palanques diferentes, já estiveram juntinhos na vida particular. O empresário Ademilson Dantas de Matos (PV), vice da chapa de Franklin Luis Carvalho (PSDB), foi casado com a petebista Francieli Magalhães...

Prefeito cuiabano vira saco de pancada

emanuel pinheiro 400 curtinha   O prefeito cuiabano Emanuel Pinheiro (foto), que busca a reeleição e havia iniciado a campanha como grande favorito, inclusive com expectativa de ganhar no primeiro turno, se transformou em saco de pancada. Além de Abílio Júnior que o critica e ataca o tempo todo, o que acabou o...

Dal Bosco com 3 na disputa em Sinop

dilceu dal bosco 400 curtinha   Neste pleito eleitoral, a família Dal Bosco se dividiu em três grupos de apoio em Sinop, a chamada capital do Nortão. O ex-deputado estadual Dilceu Dal Bosco (foto) coordena no município e região a campanha à reeleição do senador Carlos Fávaro (PSD). O...

Tentativa de ser 1ª prefeita de Barão

margareth munil 400 curtinha   A candidata à prefeita de Barão de Melgaço, Margareth Gonçalves da Silva (foto), é tão conhecida nas ações conjuntas com o marido nas áreas da saúde e assistência social que está levando para as urnas a combinação do seu...

Froner segue com o vice de Gilberto

osmar froner 400   Osmar Froner de Mello (foto), escalado de última hora para a disputa em Chapada dos Guimarães, manteve de vice o mesmo que estava na chapa de Gilberto Mello (PL), o vereador Carlos Eduardo, que era conhecido como Carlinhos do PT e agora é do PDT. Froner e Carlinhos não têm afinidades...

Ministro Tarcísio rasga elogios a Fávaro

tarcisio 400 curtinha   O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas (foto), em vídeo de congratulações, só faltou pedir voto para Carlos Fávaro, senador interino que busca à reeleição e que completou 51 anos nesta segunda. Disse que Fávaro, com quem possui bom...