Ex-presidente, Dutra é cuiabano de maior projeção na política do país


Reportagem Especial

.

eurico_gaspar_dutra

Ex-presidente da República Eurico Dutra era cuiabano e fez história no Brasil

Nascido em 18 de maio de 1883, Eurico Gaspar Dutra foi o político cuiabano de maior projeção na história política do país. Ele se tornou o 16º presidente do Brasil em 2 de dezembro de 1945. Ao exercer o cargo mais importante da vida pública, antecedeu o governo de Getúlio Vargas (1951-1954). Aos 19 anos, já no Rio Grande do Sul, foi quando iniciou suas atividades como militar.

Depois de se eleger presidente, Dutra teve importantes decisões administrativas, como a de inaugurar a ligação rodoviária do Rio de Janeiro a São Paulo, a BR-2, atualmente conhecida como Via Dutra e tida como uma das mais importantes do país. Também foi durante o mandato dele, que durou de 31 de janeiro de 1946 a 31 de janeiro de 1951, que ocorreu a primeira visita de um presidente brasileiro aos Estados Unidos. Eurico Dutra viajou para a América do Norte em 1950.

Uma das decisões mais polêmicas tomadas por ele, no entanto, foi a proibição dos jogos de azar no Brasil, em 1946. O militar faleceu em 11 de junho de 1974, no Rio de Janeiro, e é o segundo mais longevo de todos os presidentes até então.

Após sua morte, o principal estádio da Capital, antes da construção da Arena Pantanal, conhecido hoje em dia como Dutrinha, foi batizado com seu nome. Isso ocorreu porque ele foi um dos responsáveis por trazer a Copa de 1950 para o Brasil. Além disso, cinco dos seis recém-restaurados sinos da Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá trazem em suas superfícies homenagens a políticos de Mato Grosso. Em um deles está cravado o nome do ex-presidente.

.

dante-diretas já

Dante de Oliveira foi ministro e ficou conhecido como o homem das Diretas Já

Outro político oriundo da capital mato-grossense a ter importante destaque na política nacional e que pode ser lembrado neste 8 de abril é Rodrigues Palma, que foi secretário-geral do diretório nacional do PTB, prefeito de Cuiabá (1975-1979), deputado estadual (1983-1987), deputado federal constituinte (1987-1991) e deputado federal (1991 a 1995). Hoje é o segundo suplente do senador Blairo Maggi (PR).

Além dele, o nome de Dante de Oliveira também não pode ser esquecido. Ex-prefeito de Cuiabá, ex-deputado federal e ex-governador do Estado, ele se tornou ministro da Reforma e do Desenvolvimento Agrário do Brasil, em 1986.

Legado de Rondon

Embora não tenha nascido em Cuiabá, Cândido Mariano da Silva Rondon, mais conhecido como Marechal Rondon, também marcou a história da capital de Mato Grosso. Natural de Santo Antônio de Leverger, foi responsável por abrir estradas, expandir o telégrafo e ajudar a demarcar terras indígenas. Em 1906, por exemplo, o presidente Afonso Pena o encarregou de ligar Cuiabá ao Acre, que havia sido incorporado ao país, fechando, assim, o circuito telegráfico nacional.

José Garcia Neto, ex-governador de MT, ex-prefeito de Cuiabá e importante líder do extinto partido Arena, que dava sustentação ao regime militar na década de 60, na Câmara Federal é outra liderança que não nasceu na capital, mas ganhou destaque. Ele é natural do Estado de Sergipe.

Prefeito e sobrepreço em álcool gel

gustavo melo 400 curtinha   O prefeito de Alto Araguaia, Gustavo de Melo (foto), e sua secretária de Saúde, Manoela Nunes, têm cinco dias para apresentar defesa prévia ao TCE sobre uma denúncia de superfaturamento na compra de materiais de higienização destinados à prevenção do...

Procon decide fazer audiências virtuais

rosamaria 400 curtinha   Por causa da pandemia, que levou à suspensão dos serviços presenciais, a secretária estadual Rosamaria Ferreira (foto), de Assistência Social e Cidadania, e o adjunto de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor, Edmundo da Silva Taques, decidiram que agora o Procon-MT...

Empolgado e já morando em VG

emanuelzinho 400   O deputado federal Emanuelzinho (foto), do PTB, está tão empolgado com a possibilidade de concorrer a prefeito de Várzea Grande que não só transferiu o domicílio eleitoral de Cuiabá para o município vizinho, ainda no ano passado, como também alugou um apartamento...

Prorrogação de mandatos até 2022

Muitos prefeitos e vereadores já trabalham com a hipótese de ganharem mais dois anos de mandato, "esticando" o atual para 2022. O Senado está prestes a aprovar uma PEC para tornar coincidentes os mandatos eletivos. Nesse caso, mandato dos prefeitos, vice e dos vereadores, eleitos em 2016, teria duração de seis anos. E, a partir das urnas de 2022, as eleições passariam a ser gerais para presidente, governadores, prefeitos, senadores, deputados e...

"Cenário apocalíptico" e respiradores

z� do patio 400 curtinha   Um mês depois do escândalo sobre a compra e pagamento de quase R$ 4 milhões por 22 respiradores falsificados, o prefeito Zé do Pátio (foto), de Rondonópolis, tomou duas decisões, mas nenhuma delas no sentido de investigar eventuais falhas de servidor da...

Binotti, a popularidade e a oposição

luiz binotti 400 curtinha   O grupo político do hoje vice-governador Otaviano Pivetta, que comandou Lucas do Rio Verde por mais de duas décadas, terá dificuldades para reconquistar o comando local no pleito deste ano. O pré-candidato Marino Franz, que foi vice de Pivetta e depois prefeito, será o...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você conhece alguém próximo que foi infectado pelo coronavírus?

sim

não

em dúvida

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.