SANTUÁRIO DOS ELEFANTES, DO SONHO À REALIDADE

Sexta-Feira, 17 de Agosto de 2018, 08h:11 | Atualizado: 19/08/2018, 12h:03

RESPEITO À VIDA

Cães, antas, veados, galinhas e cavalo são acolhidos, amados e têm nomes - conheça


Enviada especial ao Santuário dos Elefantes

Além de Maia e Guida, no Santuário dos Elefantes, na Chapada dos Guimarães, a vida de todos os animais têm valor e é extremamente respeitada, de igual para igual à dos humanos.

Galeria: Outros animais abrigados no santuário

GSE

Scott e Molie

Scott e a cadela Molie, que adotou. Ela foi abandonada pelo antigo dono

Feridos, agredidos, doentes, abandonados, os animais chegam em condições precárias. Muitos deles são encaminhados por órgãos ambientais ou de proteção animal.  Acolhidos e tratados, alguns morrem, mas outros resistem e se juntam às gigantes Maia e Guida. Na rotina sossegada,  ficam circulando na reserva, aproveitando daquela natureza bonita e da paz do lugar, tiram sonecas, interagem.

São seis cachorros no santuário. Goomba, por exemplo, é macho, e Maggie, fêmea.  Vieram dos EUA e este já é o segundo santuário em que moram, além de um no Tennessee. Foram trazidos pelo responsável pela reserva Scott Blais e a mulher dele, a técnica veterinária Kat Blais, que têm mais de 20 anos de experiência em resgate e reabilitação de animais selvagens - seis deles só com elefantes. Ela atua na causa divulgando o projeto pela internet, mundo a fora, e fazendo campanhas para ampliar as doações solidárias.

Outras duas cadelas que circulam entre as elefantas são Molly e Minnie.  Moravam na fazenda do santuário com o caseiro do antigo dono e foram deixadas lá quando ele se mudou. “Eram ariscas, quase não tinham contato com gente. Scott e Kat adotaram as duas e hoje elas dormem dentro de casa toda noite e, de dia, são guardiãs ferozes da Maia e da Guida”, conta a assistente administrativo do santuário, Cassia Motta.

GSE

Cadela Minnie

Cadela Minnie e galinha Lilly dividem cama tirando uma soneca

Bugsy é macho. Era um filhote abandonado na estrada perto da fazenda do santuário, quando resgatado. Em péssimas condições, foi adotado, tratado e hoje é um fiel companheiro de todos no local.

Os cães são vira-latas, castrados e vacinados.

Para lá e para cá, vivem no santuário também os gatos Saffron, que é fêmea, e Bodhi, macho. Foram deixados na porta da casa do Scott e da Kat em Guarantã do Norte, quando ainda estavam morando lá, procurando fazenda para comprar. O Santuário, a princípio, seria instalado em Guarantã.

O cavalo Frederick já é idoso. Foi deixado no santuário pelo antigo dono. Scott e Kat o adotaram, trataram e não aceitam que seja mais utilizado para puxar carga. “Hello, friend”, diz Scott, ao passar por ele, se referindo ao amigo. Ali, cavalo não é meio de transporte. Os funcionários andam pela fazenda a pé, de carro ou de quadriciclo, mas não montados nele.

Só de antas, quatro já foram reabilitadas no santuário e soltas de volta na natureza. Porém uma delas, chamada Alma, por causa dos problemas de visão e neurológicos, nunca poderá ser reintroduzida como os outros. O nome dela foi escolhido através de campanha pelo site do santuário. Ela sofreu agressões, daí os problemas de saúde.

GSE

Veado

Último a chegar na reserva é veado filhote. Nome dele ainda não foi escolhido. Deve ser lançada campanha para isso

Enquanto Guida e Maia comem feno, perto das grades transita o galo cego Bibi. Também foi deixado na fazenda pelo antigo dono, assim como as demais aves. Meses depois, o dono voltou para buscá-lo mas já era tarde demais. Scott e Kat já tinham se afeiçoado a todos eles e não gostaram nenhum pouco da ideia de entregá-los para que virassem comida. Por um preço amigável, fizeram negócio e os animais ficaram.

As galinhas, como Lilly e Giba, são chamadas por Kat como se fossem animais domésticos. Entram na casa do casal, sobem no colo, como os demais bichos, têm nome, parecem muito à vontade.

O último a chegar na reserva é um veado filhote. A mãe dele foi atropelada e ele estava sendo criado por um casal em uma chácara próxima à Salgadeira. "Um dos nossos voluntários visitou a chácara e percebendo que o casal precisava de ajuda para oferecer melhores condições ao animal, entrou em contato com o santuário", explica Cassia. "Fizemos o resgate dele, comunicamos à Sema (Secretaria de Estado de Meio Ambiente) e hoje ele está sendo reabilitado pelos veterinários da reserva para, em breve, ser reintroduzido na natureza".

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • Iza do amaral marques meu telefone 12 99 | Quinta-Feira, 17 de Janeiro de 2019, 17h50
    0
    0

    Holla meu nome e iza marques eu gostaria de saber se vcs podem me ajudar a salvar a vida de algumas galinhas que eu acolhi na minha casa porque querem come las eu estou fazendo de tudo para protege las mais sou pobre e nao sei por quanto tempo vou conseguir proteger essas galinhas por favor me ajude se vcs quizerem eu vou trabalhar ai para ajudar a cuidar delas beijos

Confira também:

INíCIO
ANTERIOR
1 de 1
PRÓXIMA
ÚLTIMA

"Cenário apocalíptico" e respiradores

z� do patio 400 curtinha   Um mês depois do escândalo sobre a compra e pagamento de quase R$ 4 milhões por 22 respiradores falsificados, o prefeito Zé do Pátio (foto), de Rondonópolis, tomou duas decisões, mas nenhuma delas no sentido de investigar eventuais falhas de servidor da...

Binotti, a popularidade e a oposição

luiz binotti 400 curtinha   O grupo político do hoje vice-governador Otaviano Pivetta, que comandou Lucas do Rio Verde por mais de duas décadas, terá dificuldades para reconquistar o comando local no pleito deste ano. O pré-candidato Marino Franz, que foi vice de Pivetta e depois prefeito, será o...

Um mês no Senado e com um projeto

carlos favaro 400 curtinha   Em um mês como senador, Carlos Fávaro (foto), oficialmente com 12 assessores, por enquanto, fez dois pronunciamentos da tribuna, não atua na relatoria de nenhuma propositura e apresentou um projeto, justamente o que pede socorro financeiro a um dos setores do agronegócio, o algodoeiro. Na...

Desagregador luta pra retornar à Ager

fabio calmon 400   Fábio Calmon (foto), que foi adjunto da Sinfra no Governo Taques e depois nomeado presidente da Ager-MT, não desiste da Agência, mesmo sabendo que ali se tornou uma pessoa non grata por uma série de situações. Foi carimbado de incompetente, burocrata, arrogante e desagregador. O governador...

Oportunismo e na defesa de Bolsonaro

niuan ribeiro curtinha 400   Niuan Ribeiro (foto), presidente do Podemos em MT, agora virou defensor do Governo Bolsonaro. Eis o que o vice-prefeito de Cuiabá escreveu no Instagram, em postagem acompanhada de sua foto, sobre o conteúdo da reunião ministerial de 22 de abril que expôs várias faces do governo. "Apesar...

EP avalia nomes e 3 devem se afastar

jos� roberto stopa 400   Emanuel Pinheiro começa a avaliar opções de candidatura, caso desista do projeto de reeleição em Cuiabá. O prefeito trabalha três alternativas, mas não as revela publicamente. E não seria ninguém do seu quadro de secretários,...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você conhece alguém próximo que foi infectado pelo coronavírus?

sim

não

em dúvida

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.