Nos últimos 20 anos, crescimento populacional quase estagna - veja


Reportagem Especial

Mário Okamura

Dados_vg

Dados do IBGE revelam que crescimento demográfico em VG praticamente "parou" nos últimos anos

Os reflexos do abandono ao qual foi entregue a segunda maior cidade de Mato Grosso não são percebidos somente no cotidiano dos cidadãos, que padecem sem água encanada e vivem cercados pelo medo causado pela insegurança.

Dados do último censo demográfico, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010, mostram que Várzea Grande estagnou no tempo também no que se refere ao crescimento populacional.

Em quase 20 anos, o aumento foi de apenas 90.638 pessoas. Em 1991, o município tinha quase 162 mil moradores, enquanto em 2010 o número era de cerca de 252 mil. Ou seja, um aumento de pouco mais de 55%.

Se comparados aos dados com os de outras cidades mato-grossenses, a inércia no crescimento de Várzea Grande é gritante. A população de Cuiabá, por exemplo, ficou cinco vezes maior do que era em 1970.

Naquele ano, o total era de 100.860 pessoas e, atualmente, é de 551.098, ou seja, um crescimento de 446,39% em 40 anos.

Na contramão de Várzea Grande, dos municípios com mais de 40 mil habitantes existentes em Mato Grosso, os que mais tiveram aumento demográfico nos últimos 10 anos são Lucas do Rio Verde (4,23%), Sorriso (3,44%) e Sinop (2,51%), também de acordo com o IBGE.

Embora estagnada, a população da cidade vizinha da Capital tem rosto e identidade. Predominantemente urbana, é dividida quase que igualmente entre homens e mulheres.

Eles são de 125.442 e elas 127.154. Ainda conforme o Instituto, no último censo, 116.575 pessoas estavam empregadas na cidade.

Religião

Os várzea-grandenses são, por maioria, católicos. Os seguidores dessa religião somam 151.109. Já a crença evangélica ocupa a segunda posição no ranking, com 70.808 pessoas e os que seguem os preceitos espíritas são 3.471. Aqueles que declaram não possuir religião, por sua vez, quase alcançam a marca de 20 mil.

Galeria de Fotos

Credito: Cidade de VG - Marcos Vergueiro
Credito: .
Credito: Avenida João Ponce - Foto: Edson Rodrigues
Credito: .

Luta de Misael e asfalto no Despraiado

misael galvao curtinha 400   O presidente da Câmara da Capital, Misael Galvão (foto), está comemorando uma vitória suada: a retomada das obras de pavimentação em toda extensão das ruas Afonso Pena e Oswaldo Correa, no bairro Despraiado. Ele fez várias indicações para...

Deputado reforça equipe com Nego

nego ramos 400 curtinha   Com larga experiência na política, Valdeny dos Santos Ramos, o popular Nego Ramos (foto), agora reforça a equipe do deputado Emanuelzinho, que, aos 25 anos hoje, é o terceiro federal mais jovem do país, e foi o terceiro mais votado nas urnas de 2018, em Mato Grosso, com 76.781 votos....

Irmão de prefeito não deporá à CPI

francisco faiad 400 curtinha   Por meio de seu advogado Francisco Faiad (foto), Marco Polo de Freitas Pinheiro, o Popó, dono do instituto de pesquisa Mark e irmão do prefeito Emanuel Pinheiro, comunicou oficialmente hoje à CPI do Paletó, da Câmara da Capital, que não irá prestar depoimento nesta...

Nome reserva e vulnerável para IFMT

adriano 400 curtinha   O grupo do reitor Willian de Paula deve consolidar como candidato ao comando do Instituto Federal de Mato Grosso o professor Julio Santos, diretor do Campus de Alta Floresta. A eleição acontece em novembro. Mas há um candidato reserva da cúpula situacionista. Trata-se de Adriano Breunig (foto), que...

Prefeito e sobrepreço em álcool gel

gustavo melo 400 curtinha   O prefeito de Alto Araguaia, Gustavo de Melo (foto), e sua secretária de Saúde, Manoela Nunes, têm cinco dias para apresentar defesa prévia ao TCE sobre uma denúncia de superfaturamento na compra de materiais de higienização destinados à prevenção do...

Procon decide fazer audiências virtuais

rosamaria 400 curtinha   Por causa da pandemia, que levou à suspensão dos serviços presenciais, a secretária estadual Rosamaria Ferreira (foto), de Assistência Social e Cidadania, e o adjunto de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor, Edmundo da Silva Taques, decidiram que agora o Procon-MT...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você conhece alguém próximo que foi infectado pelo coronavírus?

sim

não

em dúvida

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.