Rdnews

Sexta-Feira, 30 de Abril de 2010, 09h:08 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:16

PESAR

Morre o ex-governador Fragelli

Ex-governador José Fragelli   Faleceu na madrugada desta sexta (30) o ex-governador mato-grossense José Manuel Fontanilas Fragelli, em Aquidauana, Mato grosso do Sul. A família ainda não divulgou a causa da morte. Ele morreu em casa, provavelmente por razões naturais, perto dos familiares. Fragelli comandou o Estado, foi deputado estadual, federal, governador do estado, e teve o seu ápice como senador da república e Presidente do Senado. Neste cargo deu posse interinamente ao Vice-Presidente José Sarney, por ocasião da doença de Tancredo Neves, como Presidente da Nova República. Fragelli diante da doença do titular, eleito pelo Congresso Nacional Presidente do Brasil, como estudioso jurista, ajudou a encontrar uma saída político-jurídica para aquele grave momento.

  José Fragelli foi Promotor de Justiça em Campo Grande (1939-1943); secretário de Justiça e Finanças (1953-1954); diretor e Professor do Colégio Osvaldo Cruz em Campo Grande; Constituinte em 1947; deputado estadual (1947 a 1950 e 1950 a 1954); líder da oposição pela UDN (1947 a 1951); líder do governo pela UDN (1951 a 1953); deputado federal (1955-1959) ; governador (1970 a 1974) ; senador 1º 11-80 a 31-1-87; presidente do Senado (1985-1987) ; presidente do Congresso Nacional (1985-1987); presidente da República interino ( 28 a 30-9-1986 e 9 a 14-9-1986); pecuarista.

   Publicou diversas obras, entre elas "Mato Grosso. Governadores, 1970-1974", "Mensagem à Assembléia Legislativa", "Mato Grosso. Governo do Estado". "Mato Grosso do Garimpo ao Computador, Balanço do Governo José Fragelli", "Mato Grosso. Secretaria de Governo e Coordenação Econômica. Um Plano de Governo e sua Execução", "A Conjuntura Nacional e o Poder Legislativo, Palestra proferida, no dia 5-6-86, na Escola Superior de Guerra", "O Poder Legislativo".

   Em uma homenagem ao ex-governador, o estádio Verdão, em Cuiabá, recebeu seu nome em 1973. Foi motivo de duras críticas à administração Fragelli. Orçado em Cr$ 1,2 milhão, moeda da época, a obra que foi iniciada em seu governo foi finalmente concluída em 1976, já na administração José Garcia Neto.

(12h20) - Ex-chefe da Casa Civil na gestão Fragelli, Mauro Cid lembra com carinho de ex-governador

   Brincalhão, humilde e culto, eram algumas das características do ex-governador José Fragelli. A afirmação é do ex-chefe da Casa Civil de Mato Grosso, Mauro Cid. Segundo ele, Fragelli tinha um grande amor por Cuiabá, onde esteve pela última vez há três anos para receber uma homenagem do então governador Blairo Maggi no Hotel Fazenda Mato Grosso. Entre os principais feitos pelo governador, na opinião de Mauro Cid, está a construção do Verdão, do grande CPA e da Escola Presidente Médici. "Ele sempre sonhou em construir o Verdão. Dizia que ia utilizar parte do dinheiro da venda das terras do Aripuanã para construir o estádio", relembra. (Patrícia Sanches)

(12h25) - Silval decreta luto oficial de três dias no Estado

     O governador Silval Barbosa (PMDB) também lamentou a morte de José Fragelli e decretou luto oficial de três dias. Segundo Silval, Fragelli teve um papel fundamental na história política do país. "Ele foi um estadista importante num momento histórico, em que Mato Grosso começou a ser redescoberto com a ocupação da Amazônia", destacou Silval.

   José Fragelli faleceu, aos 95 anos, de falência múltipla dos órgãos. O corpo dele é velado no plenário da Câmara de vereadores de Aquidauana. Às 15 horas será realizada uma missa de corpo presente, e às 16 horas ocorrerá o sepultamento no cemitério municipal. (Patrícia Sanches)

(12h55) - Wilson Santos lamenta morte de ex-governador

   O ex-prefeito de Cuiabá e pré-candidato ao Palácio Paiaguás, Wilson Santos (PSDB), lamentou a morte de Fragelli e prestou homenagem ao estadista. Na rede de relacionamentos Twitter, Wilson lembrou que o ex-governador era filho do médico Nicolau Fragelli, que na primeira república foi deputado estadual por Mato Grosso. Destacou que a honestidade foi a maior marca deixada por ele. Wilson aproveitou também para solicitar que o nome de José Fragelli seja mantido na nova arena, que substituirá o estádio Verdão, construída para a Copa do Mundo de 2014. "Caso contrário será um desrespeito histórico", pontuou o tucano.

   O tucano elencou a abertura da Avenida Rubens de Mendonça, a construção do CPA , do estádio Verdão e da Escola Estadual Presidente Médici como os principais feitos de Fragelli em Cuiabá. "Ele (Fragelli) vendeu 2 milhões de hectares de terras no norte de Mato Grosso e foi o grande responsável pela ocupação dessa região", ressaltou Wilson.

Postar um novo comentário

Comentários (9)

  • João Saraiva | Sexta-Feira, 30 de Abril de 2010, 16h02
    0
    0

    Parabéns pela reportagem, que em poucas linhas nos faz conhecer a importância histórica do Governador Fragelli para o nosso estado. Morreu humildemente, sem ostentar grandes riquezas,como grandes generais de sua época, ao contrário de certos políticos que se enriquecem do dia pra noite e tornaram "Política" sinonimo de corrupção em nosso país. Que Deus acalente a família enlutada.

  • claudomiro | Sexta-Feira, 30 de Abril de 2010, 13h57
    0
    0

    Guri ainda pude ver, Fragelli, Benedito Canelas, Aldo Borges e comitiva, em 1973 na selva do Oeste, inaugurar estradas de Glória D'Oeste, antigo Cruzeiro D'Oeste a 4 Marcos e Araputanga, Figueiropolis e Indiavai a Jauru. Bons tempos de MT sem escandalos e corrupção.

  • bento Porto | Sexta-Feira, 30 de Abril de 2010, 12h55
    0
    0

    Dr.Fragelli foi um grande estadista matogrossense.Participei de seu governo no planejamento e CODEMAT.Foi sua a decisão de construção do CPA,palácio Paiaguás, secretarias e área de expansão urbana de Cuiabá(CPA1,2,3,4,).Construiu o verdão,infelizmente em demolição.Construiu a estrada transpantaneira,Poconé/Porto Jofre,sem o que jamais penetraríamos no pantanal.Que Deus o tenha no lugar dos justos.Para D.Lourdes,meu pesar em nome de inúmeros matogrossenses, especialmente cuiabanos.

  • DANIEL MACIEL | Sexta-Feira, 30 de Abril de 2010, 12h06
    0
    0

    O GOV JOSÉ FRAGELLI DEDICOU SUA VIDA AO SERVIÇO PÚBLICO , PARABÉNS QUE DEUS POSSA CONFORTAR AOS FAMILIARES

  • Cornélio Cassimiro de Souza | Sexta-Feira, 30 de Abril de 2010, 11h22
    0
    0

    Cornélio Cassimiro de Souza, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • Newton | Sexta-Feira, 30 de Abril de 2010, 10h02
    0
    0

    Newton, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • Newton | Sexta-Feira, 30 de Abril de 2010, 10h02
    0
    0

    Newton, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • Ana Maria do Carmo | Sexta-Feira, 30 de Abril de 2010, 09h57
    0
    0

    MATO GROSSO, está de luto pelo filho que perdeu, que Deus o tenha...

  • FLÁVIO FIGUEIREDO | Sexta-Feira, 30 de Abril de 2010, 09h54
    0
    0

    Sou filho de Milton Figueiredo, com pesar veja a morte de um grande homem, politico e pai de família,que, com certeza deixou um legado a Mato Grosso com um todo, já que foi Governador antes da divisão, vai se juntar ao meu Pai, Garcia Neto e outros que muito lutaram por esse estado. Para D. Lourdes Fragelli meu pesar em nome de minha mãe(Antonieta) e meu irmão(Rodrigo).

Neurilan critica Pivetta e faz campanha

otaviano pivetta 400 curtinha   Em discurso em Tangará da Serra, num evento promovido pela AMM que serviu de palanque eleitoral, Neurilan Fraga disparou críticas ao vice-governador Pivetta (foto), que também pretende concorrer ao Senado. Disse que Pivetta não aceita nem discutir o valor repassado hoje aos...

Evento da AMM para pré-candidatura

neurilan fraga 400   Neurilan Fraga (foto), que aproveita o trunfo de presidente da AMM para tentar projeção política, insiste na pré-candidatura ao Senado, mesmo com a filiação oficial ao PL fora do prazo exigido pela legislação, o que ensejará no indeferimento do registro. E...

Selma, carreata e "ciúmes políticos"

selma arruda 400 curtinha   Quem vê Selma Arruda (foto), senadora cassada por crimes eleitorais, e o ex-senador e federal José Medeiros afinados no Podemos, nem imagina que no pleito de 2018 ela optou por distanciá-lo motivada simplesmente por "ciúmes políticos". Selma carregava o slogan de "Senadora de Bolsonaro"....

Reunião pra debater viabilidade do VLT

wellington 400 curtinha   Após participar de uma reunião na Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana, o senador Wellington (foto) revelou que no próxmo dia 10 vai ser realizado encontro com o secretário José Carlos Medalia e com integrantes do Governo de MT para discutir a viabilidade do VLT, cujas obras...

Estado reduz número de homicídios

alexandre bustamante curtinha 400   O secretário Alexandre Bustamante (foto), de Segurança Pública, está comemorando a redução do número de crimes em MT.  O Estado fechou 2019 com a menor taxa de homicídios dos últimos 10 anos. Nos 12 meses do ano passado foram contabilizados...

Acerto pra Pivetta se filiar ao Podemos

alvaro dias curtinha   Mais uma demonstração de que o senador Álvaro Dias (foto), líder do Podemos no Congresso, está ignorando a pré-candidatura ao Senado do seu próprio colega de partido, deputado José Medeiros. Álvaro já acertou com Pivetta apoio na disputa à...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Sobre a senadora Selma Arruda, que teve mandato cassado por caixa 2 e abuso de poder econômico, você acha que ela foi...

ingênua

corrupta

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.