Rdnews

Quarta-Feira, 07 de Abril de 2010, 10h:04 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:25

CUIABÁ

PF "fecha" Creatio; funcionários são proibidos de entrar no local

   A Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão no Instituto Creatio, na Capital. Embora a informação não seja confirmada, funcionários garantem que houve prisões. A delegada responsável pelo caso, Heloísa Albuquerque é quem está controlando a operação e recebendo os documentos apreendidos.

   Alguns funcionários permanecem na recepção do local aguardando o término da ação da PF. Outros acompanham a ação da Polícia. O presidente do Creatio, Luciano Carvalho de Mesquita, disse por meio da assessoria de imprensa, que as operações da PF no local são consideradas de rotina já que o instituto recebe verbas públicas. A operação foi desencadeada em vários Estados.

   O instituto tem como principal finalidade o estabelecimento de novos paradigmas de atuação sócio-cultural e econômica, que se realizam com o estabelecimento de projetos alternativos, visando afirmação de comunidades sustentadas, através de ações conjuntas com o poder público e a iniciativa privada, tendo como eixos norteadores de ação a cultura, a educação e o ambiente. O Instituto Creatio é uma OSCIP que tem como principal finalidade estabelecer um espaço institucional de trabalho onde a ousadia das iniciativas, a busca da sustentabilidade e a afirmação ética sejam novos paradigmas de atuação sócio-cultural e econômica em nossa sociedade.

   No ano passado, o Creatio fechou uma parceria para substitutir a UFMT nos na prestação de serviços de assistência em saúde indígena e passou a ser responsável pela saúde de quase 4 mil índios, distribuídos em 33 aldeias, englobando cinco etnias distintas, em 10 municípios mato-grossenses. Os indígenas alegaram que a rescisão do contrato estaria ligada à pressão do deputado federal Carlos Bezerra (PMDB) junto à cúpula da Funasa e do Ministério da Saúde, em Brasília, para a contratação do Instituto Creatio.

   À época, o Creatio negou a ligação com Bezerra e com outros parlamentares. Segundo a assessoria, o Creatio participou, junto com mais cinco outras instituições, de uma concorrência pública da Funasa, e teria se credenciado a participar do processo licitatório devido à experiência em saúde indígena em Santo Antônio de Leverger, onde é responsável pela contratação de profissionais de saúde, como enfermeiros, nutricionistas, técnicos e auxiliares de enfermagem. Atende a 16 municípios e 10 etnias no Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) de Cuiabá.

   O Instituto Creatio também é responsável pela contratação de funcionários para atuar na Casa de Saúde do Índio (Casai), em Cuiabá e Rondonópolis, entre eles enfermeiros, técnicos de enfermagem, operadores de rádio e motoristas. Para o coordenador do Núcleo Indígena do Instituto Creatio, Marcos Costa, o resultado positivo na licitação da Funasa é um reconhecimento ao trabalho já realizado pelo Instituto, que o habilitou a expandir sua atuação neste setor.

Postar um novo comentário

Comentários (16)

  • laura | Quinta-Feira, 03 de Junho de 2010, 16h41
    0
    0

    laura, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • ALONSO | Sábado, 10 de Abril de 2010, 00h54
    0
    0

    POR ISSO QUE OS APROVADOS EM CONCURSO PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE CÁCERES-MT, ESTÃO AGUARDANDO CONVOCAÇÃO E POSSE À QUASE DOIS ANOS. FUNCIONÁRIOS DO CREATIO ESTÃO ATUANDO NA ÁREA DE INFORMÁTICA, NA SECRETARIA DE SAÚDE, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E NA PROPRIA PREFEITURA, O ARQUITETO É CONTRATADO TAMBÉM DO CREATIO.

  • Onerindo Silva | Quinta-Feira, 08 de Abril de 2010, 16h13
    0
    0

    Onerindo Silva, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • justos e corretos :. | Quarta-Feira, 07 de Abril de 2010, 20h33
    0
    0

    é facil falar neh ...quero ver mostrar serviço..esse´pessoal q fala ai do instituto creatio...então vão c enformar antes de fazer disso uma disputa politica...

  • Thiago | Quarta-Feira, 07 de Abril de 2010, 20h14
    0
    0

    A Creatio detém mais de 30% dos contratos de terceirados no TCE - MT e agora como ficam as coisas. Deveria a PF ouvir o Presidente do TCE para informar porque motivos essa parceria, já que o Tribunal é o fiscalizador do dinheiro público.

  • Jedae | Quarta-Feira, 07 de Abril de 2010, 18h39
    0
    0

    Segura PT. É Serys, estais péssima de assessores, ou será sócios?? Rodar de patamo negra, ninguem quer. Meter as mãos todos querem!

  • ondino lima neto | Quarta-Feira, 07 de Abril de 2010, 14h45
    0
    0

    o hospital municipal de alto araguaia, funcionava muito bem no governo passado. bastou entrar um prefeito do pt e contratar o instituto creatio para dirigir o hospital para que as coisas ficassem de mal a pior.

  • ondino lima neto | Quarta-Feira, 07 de Abril de 2010, 14h44
    0
    0

    o hospital municipal de alto araguaia, funcionava muito bem no governo passado. bastou entrar um prefeito do pt e contratar o instituto creatio para dirigir o hospital para que as coisas ficassem de mal a pior.

  • anna de assis | Quarta-Feira, 07 de Abril de 2010, 14h15
    0
    0

    é João Concho,pemegare-gare,que significa, bom, muito bom,ótimo.

  • LUCIANO GIANINI | Quarta-Feira, 07 de Abril de 2010, 13h53
    0
    0

    Devemos nos recordar que nosso Dep. Carlos Bezerra esteve envolvido em denúncias de peculato quando esteve a frente do INSS, assim como sua esposa Tetê no escandalo das sanguessugas. Fica a mensagem para reflexão " porque tantos escandalos rondam estes parlamentares"?

Prefeitos revoltados com Neurilan

neurilan fraga 400 curtinha   Vários prefeitos, especialmente os recém-eleitos, se mostram revoltados com novas manobras promovidas no estatuto da AMM pelo seu "eterno" presidente Neurilan Fraga (foto), que tenta, de todas as formas, se auto-beneficiar na eleição que deveria ocorrer em janeiro, mas que foi antecipada...

Candidato a reitor e 2 apoios fortes

dimorvan rui 400   O candidato de oposição a reitor do IFMT, Deiver Teixeira, recebeu dois apoios importantes. As manifestações de adesão à candidatura vieram dos professores Ruy Oliveira e Dimorvan Brescancim. Ruy foi candidato a reitor nos últimos dois pleitos e é um pesquisador...

Abílio e Medeiros rejeitam Fernanda

coronel fernanda 400 curtinha   Abílio Júnior e o deputado José Medeiros, presidente do Pode-MT e que foi derrotado para senador, querem distância da coronel Rubia Fernanda (foto) da campanha neste segundo turno em Cuiabá. Nos bastidores, comentam que não precisam da militar filiada ao Patriota e que ficou...

Com maioria na Câmara de Cáceres

eliene liberato 400 curtinha   A prefeita eleita de Cáceres Eliene Liberato (foto), que conquistou 15.881 votos (38,16% dos válidos), terá apoio da maioria dos 15 vereadores. Destes, oito garantiram cadeira pela coligação da própria Eliene, o que representa 53%. As duas maiores bancadas são do PSB de...

Gamba quer Tuti presidindo a Câmara

tuti 400 alta floresta curtinha   O prefeito eleito de Alta Floresta, Chico Gamba (PSDB), tem se articulado para eleger presidente da Câmara o vereador reeleito do seu partido, Oslen Dias dos Santos, o Tuti (foto), que obteve a segunda maior votação, com 814 votos. Na tentativa de convencer os novos integrantes da próxima...

Várzea Grande paga a folha já na 6ª

lucimar campos 400   A prefeita várzea-grandense Lucimar Campos, prestes a concluir o segundo mandato, anunciou que na sexta, a três dias de fechar o mês, conclui o pagamento da folha de novembro. E, nesta quarta (25), já libera a diferença da correção do piso federal para os professores. No total...