Rdnews

Quarta-Feira, 07 de Abril de 2010, 10h:04 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:25

CUIABÁ

PF "fecha" Creatio; funcionários são proibidos de entrar no local

   A Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão no Instituto Creatio, na Capital. Embora a informação não seja confirmada, funcionários garantem que houve prisões. A delegada responsável pelo caso, Heloísa Albuquerque é quem está controlando a operação e recebendo os documentos apreendidos.

   Alguns funcionários permanecem na recepção do local aguardando o término da ação da PF. Outros acompanham a ação da Polícia. O presidente do Creatio, Luciano Carvalho de Mesquita, disse por meio da assessoria de imprensa, que as operações da PF no local são consideradas de rotina já que o instituto recebe verbas públicas. A operação foi desencadeada em vários Estados.

   O instituto tem como principal finalidade o estabelecimento de novos paradigmas de atuação sócio-cultural e econômica, que se realizam com o estabelecimento de projetos alternativos, visando afirmação de comunidades sustentadas, através de ações conjuntas com o poder público e a iniciativa privada, tendo como eixos norteadores de ação a cultura, a educação e o ambiente. O Instituto Creatio é uma OSCIP que tem como principal finalidade estabelecer um espaço institucional de trabalho onde a ousadia das iniciativas, a busca da sustentabilidade e a afirmação ética sejam novos paradigmas de atuação sócio-cultural e econômica em nossa sociedade.

   No ano passado, o Creatio fechou uma parceria para substitutir a UFMT nos na prestação de serviços de assistência em saúde indígena e passou a ser responsável pela saúde de quase 4 mil índios, distribuídos em 33 aldeias, englobando cinco etnias distintas, em 10 municípios mato-grossenses. Os indígenas alegaram que a rescisão do contrato estaria ligada à pressão do deputado federal Carlos Bezerra (PMDB) junto à cúpula da Funasa e do Ministério da Saúde, em Brasília, para a contratação do Instituto Creatio.

   À época, o Creatio negou a ligação com Bezerra e com outros parlamentares. Segundo a assessoria, o Creatio participou, junto com mais cinco outras instituições, de uma concorrência pública da Funasa, e teria se credenciado a participar do processo licitatório devido à experiência em saúde indígena em Santo Antônio de Leverger, onde é responsável pela contratação de profissionais de saúde, como enfermeiros, nutricionistas, técnicos e auxiliares de enfermagem. Atende a 16 municípios e 10 etnias no Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) de Cuiabá.

   O Instituto Creatio também é responsável pela contratação de funcionários para atuar na Casa de Saúde do Índio (Casai), em Cuiabá e Rondonópolis, entre eles enfermeiros, técnicos de enfermagem, operadores de rádio e motoristas. Para o coordenador do Núcleo Indígena do Instituto Creatio, Marcos Costa, o resultado positivo na licitação da Funasa é um reconhecimento ao trabalho já realizado pelo Instituto, que o habilitou a expandir sua atuação neste setor.

Postar um novo comentário

Comentários (16)

  • laura | Quinta-Feira, 03 de Junho de 2010, 16h41
    0
    0

    laura, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • ALONSO | Sábado, 10 de Abril de 2010, 00h54
    0
    0

    POR ISSO QUE OS APROVADOS EM CONCURSO PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE CÁCERES-MT, ESTÃO AGUARDANDO CONVOCAÇÃO E POSSE À QUASE DOIS ANOS. FUNCIONÁRIOS DO CREATIO ESTÃO ATUANDO NA ÁREA DE INFORMÁTICA, NA SECRETARIA DE SAÚDE, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E NA PROPRIA PREFEITURA, O ARQUITETO É CONTRATADO TAMBÉM DO CREATIO.

  • Onerindo Silva | Quinta-Feira, 08 de Abril de 2010, 16h13
    0
    0

    Onerindo Silva, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • justos e corretos :. | Quarta-Feira, 07 de Abril de 2010, 20h33
    0
    0

    é facil falar neh ...quero ver mostrar serviço..esse´pessoal q fala ai do instituto creatio...então vão c enformar antes de fazer disso uma disputa politica...

  • Thiago | Quarta-Feira, 07 de Abril de 2010, 20h14
    0
    0

    A Creatio detém mais de 30% dos contratos de terceirados no TCE - MT e agora como ficam as coisas. Deveria a PF ouvir o Presidente do TCE para informar porque motivos essa parceria, já que o Tribunal é o fiscalizador do dinheiro público.

  • Jedae | Quarta-Feira, 07 de Abril de 2010, 18h39
    0
    0

    Segura PT. É Serys, estais péssima de assessores, ou será sócios?? Rodar de patamo negra, ninguem quer. Meter as mãos todos querem!

  • ondino lima neto | Quarta-Feira, 07 de Abril de 2010, 14h45
    0
    0

    o hospital municipal de alto araguaia, funcionava muito bem no governo passado. bastou entrar um prefeito do pt e contratar o instituto creatio para dirigir o hospital para que as coisas ficassem de mal a pior.

  • ondino lima neto | Quarta-Feira, 07 de Abril de 2010, 14h44
    0
    0

    o hospital municipal de alto araguaia, funcionava muito bem no governo passado. bastou entrar um prefeito do pt e contratar o instituto creatio para dirigir o hospital para que as coisas ficassem de mal a pior.

  • anna de assis | Quarta-Feira, 07 de Abril de 2010, 14h15
    0
    0

    é João Concho,pemegare-gare,que significa, bom, muito bom,ótimo.

  • LUCIANO GIANINI | Quarta-Feira, 07 de Abril de 2010, 13h53
    0
    0

    Devemos nos recordar que nosso Dep. Carlos Bezerra esteve envolvido em denúncias de peculato quando esteve a frente do INSS, assim como sua esposa Tetê no escandalo das sanguessugas. Fica a mensagem para reflexão " porque tantos escandalos rondam estes parlamentares"?

Temor e negociação com 3 partidos

wilson kero-kero 400 curtinha   Depois de ajudar na articulação para se filiar ao Podemos o colega vereador Dilemário Alencar, que estava "fritado" e sem espaço no Pros e procurou abrigo em outra legenda, Wilson Kero-Kero (foto) está agora com receio de migrar para o partido da senadora cassada Selma Arruda e do...

Agora no DEM e foco à saúde pública

gilberto figueiredo 400 curtinha   Gilberto Figueiredo (foto), vereador licenciado da Capital e secretário de Estado de Saúde, aproveitou a janela - data limite de filiação até sábado (4) para quem quiser ser candidato em outubro -, e ingressou no DEM. Agora, o partido do governador Mauro, até...

Ação de promotor e volta de restrições

Adalberto Ferreira   O promotor de Justiça Adalberto Ferreira garante que prefeito de Juscimeira Moisés dos Santos não havia editado nenhum decreto endurecendo as regras de restrições à pandemia do coronavírus antes do MPE propor ação na Justiça. Ao falar sobre nota publicada...

Oséas agora está nas mãos de Abílio

oseas machado 400 curtinha   Oséas Machado (foto) conseguiu derrubar Abílio Júnior, a quem denunciou por quebra de decoro parlamentar, e assumiu a cadeira deste na Câmara da Capital. Agora, o cassado se articula para dar o troco. O problema é que ambos estão no PSC. Oséas quer buscar a...

Decreto "anula" o MPE em Juscimeira

moises 400 juscimeira curtinha   Em Juscimeira, o promotor de Justiça Adalberto Ferreira recorreu à Justiça de forma desnecessária. Pleiteou e conseguiu uma liminar para suspender um decreto do prefeito Moisés dos Santos que, segundo a ação, havia reduzido as medidas de isolamento social, permitindo...

Kero-Kero quer levar Abílio para Pode

wilson kero kero 400 curtinha   Na contagam regressiva do prazo para o troca-troca partidário - vence em 3 de abril para quem pretende ser candidato em outubro deste ano -, o vereador Wilson Kero-Kero (foto), do PSL e um dos opositores à gestão Emanuel Pinheiro em Cuiabá, está fortalecendo o Podemos. E se...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você concorda com a decisão de prefeitos, que começam a decretar estado de emergência, fechando comércio, serviços públicos e o transporte coletivo?

sim

não

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.