Rdnews

Quarta-Feira, 07 de Abril de 2010, 10h:04 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:25

CUIABÁ

PF "fecha" Creatio; funcionários são proibidos de entrar no local

   A Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão no Instituto Creatio, na Capital. Embora a informação não seja confirmada, funcionários garantem que houve prisões. A delegada responsável pelo caso, Heloísa Albuquerque é quem está controlando a operação e recebendo os documentos apreendidos.

   Alguns funcionários permanecem na recepção do local aguardando o término da ação da PF. Outros acompanham a ação da Polícia. O presidente do Creatio, Luciano Carvalho de Mesquita, disse por meio da assessoria de imprensa, que as operações da PF no local são consideradas de rotina já que o instituto recebe verbas públicas. A operação foi desencadeada em vários Estados.

   O instituto tem como principal finalidade o estabelecimento de novos paradigmas de atuação sócio-cultural e econômica, que se realizam com o estabelecimento de projetos alternativos, visando afirmação de comunidades sustentadas, através de ações conjuntas com o poder público e a iniciativa privada, tendo como eixos norteadores de ação a cultura, a educação e o ambiente. O Instituto Creatio é uma OSCIP que tem como principal finalidade estabelecer um espaço institucional de trabalho onde a ousadia das iniciativas, a busca da sustentabilidade e a afirmação ética sejam novos paradigmas de atuação sócio-cultural e econômica em nossa sociedade.

   No ano passado, o Creatio fechou uma parceria para substitutir a UFMT nos na prestação de serviços de assistência em saúde indígena e passou a ser responsável pela saúde de quase 4 mil índios, distribuídos em 33 aldeias, englobando cinco etnias distintas, em 10 municípios mato-grossenses. Os indígenas alegaram que a rescisão do contrato estaria ligada à pressão do deputado federal Carlos Bezerra (PMDB) junto à cúpula da Funasa e do Ministério da Saúde, em Brasília, para a contratação do Instituto Creatio.

   À época, o Creatio negou a ligação com Bezerra e com outros parlamentares. Segundo a assessoria, o Creatio participou, junto com mais cinco outras instituições, de uma concorrência pública da Funasa, e teria se credenciado a participar do processo licitatório devido à experiência em saúde indígena em Santo Antônio de Leverger, onde é responsável pela contratação de profissionais de saúde, como enfermeiros, nutricionistas, técnicos e auxiliares de enfermagem. Atende a 16 municípios e 10 etnias no Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) de Cuiabá.

   O Instituto Creatio também é responsável pela contratação de funcionários para atuar na Casa de Saúde do Índio (Casai), em Cuiabá e Rondonópolis, entre eles enfermeiros, técnicos de enfermagem, operadores de rádio e motoristas. Para o coordenador do Núcleo Indígena do Instituto Creatio, Marcos Costa, o resultado positivo na licitação da Funasa é um reconhecimento ao trabalho já realizado pelo Instituto, que o habilitou a expandir sua atuação neste setor.

Postar um novo comentário

Comentários (16)

  • laura | Quinta-Feira, 03 de Junho de 2010, 16h41
    0
    0

    laura, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • ALONSO | Sábado, 10 de Abril de 2010, 00h54
    0
    0

    POR ISSO QUE OS APROVADOS EM CONCURSO PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE CÁCERES-MT, ESTÃO AGUARDANDO CONVOCAÇÃO E POSSE À QUASE DOIS ANOS. FUNCIONÁRIOS DO CREATIO ESTÃO ATUANDO NA ÁREA DE INFORMÁTICA, NA SECRETARIA DE SAÚDE, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E NA PROPRIA PREFEITURA, O ARQUITETO É CONTRATADO TAMBÉM DO CREATIO.

  • Onerindo Silva | Quinta-Feira, 08 de Abril de 2010, 16h13
    0
    0

    Onerindo Silva, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • justos e corretos :. | Quarta-Feira, 07 de Abril de 2010, 20h33
    0
    0

    é facil falar neh ...quero ver mostrar serviço..esse´pessoal q fala ai do instituto creatio...então vão c enformar antes de fazer disso uma disputa politica...

  • Thiago | Quarta-Feira, 07 de Abril de 2010, 20h14
    0
    0

    A Creatio detém mais de 30% dos contratos de terceirados no TCE - MT e agora como ficam as coisas. Deveria a PF ouvir o Presidente do TCE para informar porque motivos essa parceria, já que o Tribunal é o fiscalizador do dinheiro público.

  • Jedae | Quarta-Feira, 07 de Abril de 2010, 18h39
    0
    0

    Segura PT. É Serys, estais péssima de assessores, ou será sócios?? Rodar de patamo negra, ninguem quer. Meter as mãos todos querem!

  • ondino lima neto | Quarta-Feira, 07 de Abril de 2010, 14h45
    0
    0

    o hospital municipal de alto araguaia, funcionava muito bem no governo passado. bastou entrar um prefeito do pt e contratar o instituto creatio para dirigir o hospital para que as coisas ficassem de mal a pior.

  • ondino lima neto | Quarta-Feira, 07 de Abril de 2010, 14h44
    0
    0

    o hospital municipal de alto araguaia, funcionava muito bem no governo passado. bastou entrar um prefeito do pt e contratar o instituto creatio para dirigir o hospital para que as coisas ficassem de mal a pior.

  • anna de assis | Quarta-Feira, 07 de Abril de 2010, 14h15
    0
    0

    é João Concho,pemegare-gare,que significa, bom, muito bom,ótimo.

  • LUCIANO GIANINI | Quarta-Feira, 07 de Abril de 2010, 13h53
    0
    0

    Devemos nos recordar que nosso Dep. Carlos Bezerra esteve envolvido em denúncias de peculato quando esteve a frente do INSS, assim como sua esposa Tetê no escandalo das sanguessugas. Fica a mensagem para reflexão " porque tantos escandalos rondam estes parlamentares"?

Partidos com 2 ou mais pré ao Senado

margareth buzetti 400 curtinha   Dirigentes partidários estão passando apurado, nesta fase de pré-campanha, para conduzir o processo de escolha de candidatura ao Senado para a vaga de Selma Arruda, cassada por crimes eleitorais. Mesmo sabendo que as chances são remotíssimas de êxito nas urnas, alguns...

Muitos cuiabanos votam em Chapada

thelma de oliveira 400 curtinha   A ex-deputada federal Thelma de Oliveira (PSDB), que em 2016 transferiu o domicílio eleitoral de Cuiabá para Chapada dos Guimaráes, já está trabalhando nos bastidores o projeto de reeleição. E, agindo nos bastidores e de forma estratégica, ela conseguiu um...

Câmara cassará 4º eleito em 11 anos

ricardo saad 400   O emblemático e inconsequente Abílio Júnior (PSC) caminha para entrar para os anais da Câmara de Cuiabá como o quarto vereador a ter o mandato cassado nos últimos 11 anos. Parecer da Comissão de Ética, sob relatoria de Ricardo Saad (foto), é pela perda da cadeira...

Apto, ex-prefeito vai disputar Chapada

gilberto mello 400 curtinha   O ex-prefeito de Chapada dos Guimarães, Gilberto de Mello (foto), contesta registro no Curtinhas, citando que ele estaria inelegível por responder a alguns processos e ter amargado condenações pela Justiça - saiba mais aqui. Filiado ao PL e disposto a ir à...

PT-Cuiabá sugere disputa ao Senado

bob pt 400 curtinha   Em resolução do diretório de Cuiabá, aprovada nesta quinta após discussões ampliadas, o PT municipal, presidido por Bob Almeida (foto), decidiu recomendar à Executiva Estadual o projeto de candidatura própria ao Senado. O documento dispara críticas tanto ao Governo...

Prefeituras agora pagam 27% de TIP

neurilan fraga 400 curtinha   A reforma tributária do governo estadual, aprovada pelos deputados, incluiu 27% de taxa de iluminação pública. Antes eram isentos. Com a cobrança do tributo, a conta de energia das prefeituras vai às alturas. A fatura de Cuiabá vencida em 28 de dezembro, por exemplo, foi...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O governador Mauro Mendes acaba de encerrar o 1º dos quatro anos de mandato. Na sua opinião, como está indo a administração?

ótima

boa

regular

ruim

péssima

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.