Rdnews
Sexta-Feira, 13 de Agosto de 2010, 15h:31 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:27
Universitários promovem dia de prevenção ao câncer de boca
Os alunos do curso de Odontologia da Univag promovem no próximo dia 25, das 8h às 12h, mais uma edição do "Programa de Diagnóstico e Prevenção de Câncer Bucal e Outras Lesões". O objetivo da ação é colocar em prática a teoria vista em sala de aula, porém revertendo o ensino para o lado social, com campanhas educativas e preventivas das doenças bucais, com ênfase no câncer de boca. Isso porque os atendimentos são gratuitos para todas as faixas etárias. Segundo os alunos que fazem parte da equipe atendente da ação, a maior parte dos pacientes que apresentam lesões ou outros problemas bucais são idosos. A iniciativa desses alunos acontece desde 2005 e foi idealizada por professores da clínica em Odontologia, Anfré Destéfani Monteiro, Diurianne Caroline Campos e Alessandro Santana. Ao todo, até o mês de julho, foram atendidos 2.573 pacientes, realizadas 249 biópsias e 73 citologias.
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, mais de 36,3 mil casos de câncer bucal foram constatados no país, deixando a doença em 6º lugar na lista desse tipo de emfermidade. E a situação fica ainda mais crítica quando comparada com outros países, já que o Brasil é o 3º com a maior incidência desse tipo de tumor do mundo, perdendo apenas para a Índia e a antiga Tchecoslováquia. Institutos especializados esperam, somente para este ano, mais 50 mil casos, um número alarmante, especialmente para as mulheres que são as mais atingidas.
Se diagnosticado no estágio inicial, as chances de cura chegam a 95%. Segundo a acadêmica do 2º semestre de Odontologia, Larissa Moura, quando os alunos chegam a um diagnóstico que aponta a existência da doença, os pacientes são encaminhados para realizar exames mais sérios. "Quando há algum problema de lesão ou é detectado de fato o câncer bucal, nós levamos rapidamente o paciente para fazer exames mais detalhados e, se necessário, encaminhamos para a clínica da Univag, que tem toda a estrutura para atendê-los" explica. Além dos atendimentos, serão feitas no dia 25 palestras educativas, sorteio de brindes, entrega de escova e creme dental, orientação do auto-exame, e exame bucal gratuito dos participantes da atividade.
Postar um novo comentário
Comentários
-
Comente esta notícia
Confira também:
- Outubro de 2011
-
Rdnews / Assembleia Legislativa
- Agosto de 2011
-
Rdnews / Entrevista
Em entrevista ao RDTV nesta 6ª, Galindo debate pontos polêmicos
- Maio de 2011
-
Rdnews / WEB TV
Ralf concede entrevista ao vivo ao RDTV, logo após decisão TJ
- Fevereiro de 2011
-
Rdnews / Senado
- Dezembro de 2010
-
Rdnews / SEGURANÇA PÚBLICA
Baixa de 450 PMs este ano prejudica ações de segurança
Quarta-Feira, 22/12/2010 19h:48 - Baixa de 450 PMs este ano prejudica ações de segurança na Capital