Enchentes deixam moradores desabrigados em 4 cidades
As chuvas intensas provocam transtornos aos moradores da Capital e do interior. Em Cáceres (a 244 km de Cuiabá), o prefeito Túlio Fontes (DEM) decretou estado de alerta. Em Tangará da Serra ( a 239 km), os prejuízos foram tantos que o prefeito em exercício José Jaconias (PT) decretou situação de calamidade pública.
No sudoeste de Mato Grosso, os moradores de Barra do Bugres afirmam que o nível do rio Paraguai subiu cerca de oito metros em menos de 24h. Casas do município estão praticamente cobertas pela água e moradores de assentamentos e comunidades rurais, como o Cabaças, estão ilhados. O prefeito Wilson Francelino de Oliveira (PT) se reuniu com a assessoria jurídica na manhã desta segunda (15) e decretou estado de emergência. Segundo informações do Conselho Municipal da Defesa Civil, a enchente deixou cerca de 50 famílias desabrigadas e a força das águas derrubou mais de cinco pontes.
Em Cuiabá, o coordenador da Defesa Civil, José Pedro Zanetti, está atendendo as famílias que acordaram na manhã desta segunda com as casas invadidas pela água. O Córrego do Barbado costuma ser um indicador do nível das enchentes. Os bairros do Barbado, Campos Elísio e Parque Atalaia, dentre outros, estão alagados. O nível do Rio Cuiabá já alcançou 7,6 metros. Cerca de 10 famílias foram retiradas das casas no Parque Atalaia pela Defesa Civil e pelo Corpo de Bombeiros. Enquanto a situação não se normaliza, elas ficam alojadas em uma escola e em uma igreja do bairro.
-----------------------------------------------------------------------------------------
Clique no play e confira a reportagem da TVCA sobre as consequências das chuvas em Cuiabá