Rumo a 2020

Sábado, 15 de Junho de 2019, 14h:47 | Atualizado: 16/06/2019, 08h:21

encontro na capital

Gleisi projeta candidatura própria do PT em Cuiabá após derrota histórica em 2016

Assessoria

Valdir Barranco e Gleisi Hoffmann

Presidente regional Valdir Barranco e a presidente nacional Gleisi Hoffmann, em encontro petista no Hotel Fazenda MT, em Cuiabá, neste sábado

Presidente nacional do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann acredita que o partido está preparado eleger o prefeito de Cuiabá e representantes na  Câmara Municipal. Avalia que após a derrota histórica em 2016, conseguiu se recuperar eleitoralmente e garantir bom desempenho nas eleições de 2018.

Embora evite falar em nomes, a militância do PT defende que o deputado estadual Lúdio Cabral volte a disputar à Prefeitura de Cuiabá. Entretanto, o parlamentar tem reafirmado que está focado no mandato na Assembleia e não pretende concorrer.

Ocorre que nas eleições municipais de 2016, o PT sofreu uma das maiores derrotas eleitorais dos seus 39 anos de história e encolheu 60,9% se comparado ao pleito de 2012. Já em 2018, elegeu dois deputados estaduais – Valdir Barranco e Lúdio Cabral - e a deputada federal Rosa Neide.

"Vamos repetir 2018 e melhorar. Em 2016, estávamos sob a égide da Operação Lava Jato que agora está se mostrando mentirosa, manipulada, com várias ações criminosas e acusações contra o PT que influenciaram a eleição. Hoje é diferente. Em 2018 já nós já nos recuperamos”, pontuou Gleisi, que participou da reunião do Diretório Estadual do PT em Cuiabá, neste sábado (15).

Apesar da vitória do  presidente da República Jair Bolsonaro (PSL), Gleisi afirma que 2018 foi de reafirmação para o PT. Segundo ela, o cenário refletiu em Mato Grosso.

“Embora não tenhámos elegido Fernando Haddad presidente da República,  ele fez 47 milhões de votos, fizemos a maior bancada de deputados federais. Aqui em Mato Grosso, tivemos uma expressiva vitória com Rosa Neide deputada federal e dois deputados estaduais. Não tenho dúvida que 2020 será assim. Queremos ir na mesma toada. O PT vai reafirmar seu compromisso com o povo”,  completou a dirigente.

Sobre o ingresso de Lúdio na disputa pela Prefeitura de Cuiabá, Gleisi afirma que o correligionário é “um nome excelente” e diz respeitar a decisão local. Ressalta ainda que Cuiabá não ficará sem candidato petista em 2020.   

“O deputado Lúdio é um nome excelente, uma referencia popular. E não vamos ficar sem candidato. O PT vai oferecer a Cuiabá um candidato, uma alternativa a prefeitura”, enfatizou, lembrando que o partido conversa em âmbito nacional com PDT, PSB, PSOL, PDT PCdoB sobre conjuntura e posicionamentos comuns. “Queremos conversar também sobre eleições. O foco é estar junto na maioria dos municípios possível e fortalecer uma aliança de centro-esquerda”, concluiu.

 

Assessoria

Rosa Neide, Valdir Barranco, Gleisi Hoffmann e L�dio Cabral

Petistas como Rosa Neide, Valdir Barranco e Lúdio Cabral, recepcionaram a deputada federal Gleisi Hoffmann, hoje

Lúdio, que em 2012 chegou ao segundo turno na disputa pela Prefeitura de Cuiabá e acabou derrotado por Mauro Mendes, à época no PSB -, afirma que a decisão de não disputar as eleições do ano que vem já está tomada. Em sua opinião, o PT deve aproveitar o processo eleitoral para projetar novas lideranças na Capital.

“Tenho a decisão amadurecida de não disputar as eleições, mas o PT tem todas as condições de lançar candidatura. Quando disputei em 2012, também era uma novidade e ninguém acreditava que podia alcançar o resultado que alcancei. Então, acredito que o PT pode apresentar novos nomes para Prefeitura de Cuiabá e em uma aliança de centro-esquerda como  alternativa para a polarização entre o atual prefeito [Emanuel Pinheiro] e o governador”.

Já Barranco, que é presidente estadual do PT, também considera Lúdio um excelente nome para a disputa. Caso o correligionário mantenha a decisão de não disputar, sustenta que outros petistas estão prontos para enfrentar as urnas.

  “Teremos candidatura em Cuiabá. Não sei se será o companheiro Lúdio, mas os cuiabanos merecem uma administração petista para garantir saúde, educação e trabalho, comprometida com a camada mais empobrecida da população”.

Rosa Neide lembra que o PT sobreviveu aos ataques da Lava Jato, que as recentes revelações do The Intecept estão comprovando que são mentirosos, virá forte para as eleições de 2020. Conforme a parlamentar, o partido está se reorganizando em Cuiabá e nos municípios.

“O PT passou por momentos complexos, como o impeachment [Dilma Rousseff] e a  Lava Jato, mas sobrevivemos e estamos na luta. Estamos organizamos os diretórios municipais e 2020 será um ano de avanço para nosso partido. O PT tem grandes nomes em Cuiabá e terá representantes na Câmara e candidato a prefeito”.

Atualmente, o PT não tem nenhum vereador na Capital. No Estado são apenas dois prefeitos: Altir Peruzzo (Juína) e Mabel Milanezi (Castanheira) e 38 vereadores.

Postar um novo comentário

Comentários (19)

  • jj | Segunda-Feira, 17 de Junho de 2019, 16h23
    0
    0

    tenho 50 anos, antigamente o PT éra dos trabalhadores, hoje, nem vou falar nada

  • jj | Segunda-Feira, 17 de Junho de 2019, 16h22
    1
    0

    não tem vergonha na cara em colocar a bandeira do BRASIL, no meio dessa cachorrada.

  • Roberto | Segunda-Feira, 17 de Junho de 2019, 15h27
    1
    0

    Petralhas nunca mais.

  • tereza | Segunda-Feira, 17 de Junho de 2019, 13h34
    1
    0

    PT NUNCA MAIS. A NÃO SER LUDIO SERÁ QUE TEM OUTRO LOUCO PARA CANDIDATAR-SE?

  • Felipe Matos | Segunda-Feira, 17 de Junho de 2019, 09h44
    2
    2

    O PT é o maior partido do Brasil. Isso é inquestionável. Após trair Dilma e construir o Golpe para roubar a cadeira da presidente, o PMDB sumiu. Hoje no Brasil quem se manteve como partido grande foi o PT. O PSDB do golpista Aécio também minguou. Em Mato Grosso as elites agrárias e os ricos da cuiabania sempre tiveram medo do PT ganhar mandatos importantes, como a prefeitura de Cuiabá ou o governo do Estado. Foi assim em 2004 e 2012 na disputa pela prefeitura da Capital e foi assim em 2014, na disputa ao Palácio Paiaguás. Nessas 3 disputas que o PT teve chances reais de vencer, os donos do Dinheiro em MT se juntaram todos contra o PT. Pq os donos do Dinheiro temem tanto a vitória do PT no Estado e em Cuiabá? Temem que o povo tenha mais acesso a Educação Pública de qualidade e Saúde Pública de qualidade? Temem que o povo seja chamado a participar e decidir sobre os rumos da Capital e do Estado, por meio das assembleias do Orçamento Participativo? É esse o jeito do PT governar: governa pra Todos, mas com atenção especial aos mais pobres e governa com participação efetiva da população.

  • Jonas MT | Segunda-Feira, 17 de Junho de 2019, 09h40
    2
    1

    Agora é a turma do PT destruiu minha vida!!!! Acorda gente, os miliciano tão no poder.........

  • Julio Santos | Segunda-Feira, 17 de Junho de 2019, 08h58
    1
    0

    Julio Santos, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • CHIRRÃO | Segunda-Feira, 17 de Junho de 2019, 08h35
    5
    2

    Eu voto no PT. só se mudar de nome, de número, de cor, de presidente, de filiados, de diretores , de PRESIDENTE.

  • Juarez | Domingo, 16 de Junho de 2019, 19h03
    11
    4

    DINHEIRO PRA ISSO ELES TEM DE SOBRA.

  • mario | Domingo, 16 de Junho de 2019, 14h30
    11
    6

    em 6 meses bolsonaro conseguiu abaixar o preço dos combustiveis, coisa que o pt em mais de 8 anos não conseguiu, essse pessoa do pt são soberbas, acham que só eles sabem de tudo....

Matéria(s) relacionada(s):

Recado do governador e a carapuça

junior fecomercio curtinha   Em comunicado oficial, o governador Mauro Mendes manda recado a alguns empresários, quando destaca que incentivos fiscais foram concedidos no passado a determinados setores de forma irregular, em troca de propina, confessada, inclusive, em delação premiada. O recado tem endereço certo:...

Elogios ao prefeito e à primeira-dama

julio campos curtinha   O ex-governador, ex-senador, ex-deputado e ex-prefeito várzea-grandense Júlio Campos (foto), um dos líderes do DEM, partido do governador Mauro, disse nesta quarta, em visita à sede do Rdnews, que é preciso reconhecer que o prefeito cuiabano Emanuel Pinheiro está fazendo uma...

Oposição tenta vencer pelo cansaço

L�dio Cabral curtinha   A oposição formada pelos deputados Lúdio Cabral (foto), Valdir Barranco - ambos do PT - e Wilson Santos (PT), que decidiu obstruir a pauta da Assembleia enquanto o Executivo não apresentar uma prosposta aos trabalhadores da educação, tentam vencer o presidente...

Boicote à audiência sobre Fethab Milho

Conduzida pelo deputado Ulysses Moraes, a audiência pública na Assembleia para debater a questão do Fethab Milho e a possibilidade de exclui-lo da taxação não aconteceu conforme o planejado por causa de boicote dentro da própria AL. A TV Assembleia, que costuma transmitir ao vivo esse tipo de debate, não o fez. Alegou que uma peça de transmissão estragou. De última hora, mudaram a sessão de local, de um...

UFMT e incompetência administrativa

myrian ufmt curtinha   A considerar as explicações do ministro da Educação Abraham Weintraub sobre corte de energia elétrica da UFMT, a reitora Myrian Serra demonstrou incompetência administrativa em todo processo. São seis faturas em atraso, quatro do exercício de 2018 e duas deste ano. A...

Judiciário destina R$ 3 mi para Bope

carlos alberto 190 curtinha tj   O Poder Judiciário, sob Carlos Alberto (foto), autorizou a remessa de R$ 3,1 milhões para a secretaria de Segurança. Os recursos, arrecadados em ações da 7ª Vara Criminal, vão ser usados na compra fuzis, rifles de alta precisão, submetralhadoras, coletes...

ENQUETE

Profissionais da Educação estão em greve há mais de um mês. O que você acha disso?

estão corretos. Devem continuar

discordo. Deveriam voltar às aulas

pra mim, não faz diferença

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.