Últimas

Terça-Feira, 31 de Março de 2009, 07h:22 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:22

COMUNICAÇÃO

11 políticos possuem emissoras de rádio e TV no Estado

Fernando Ordakowski 
Clique na imagem para ampliação
Pedro Henry possui TV em Cáceres; Wellington Fagundes conduz emissoras em Rondonópolis, Jaciara, Tangará da Serra e Barra do Garças; e Dilceu Dal Bosco é dono de veículos em Sinop e Nova Mutum

  Levantamento superficial aponta que ao menos 11 políticos, principalmente deputados e ex-deputados e o vice-governador Silval Barbosa (PMDB), são donos de emissoras de rádio e TV em Mato Grosso. Alguns prefeitos também adquiriram concessões. Para não se exporem, eles fazem contratos em nome de terceiros. Usam os meios de comunicação como trampolim político e "faturam" do próprio poder público.

  O deputado federal de cinco mandatos, empresário e pecuarista Wellington Fagundes (PR) se transformou no "homem da mídia". Ele possui rádios e TV em Tangará da Serra, Barra do Garças, Jaciara e Rondonópolis, onde reside e já disputou cadeira de prefeito duas vezes e perdeu. Outro federal sócio de emissora de TV é Pedro Henry (PP), de Cáceres. O ex-governador Júlio Campos detém concessões de rádio e TV na Grande Cuiabá e em Rondonópolis.

Só o vice-governador Silval tem
5 concessões de TV e 8 rádios
 

   O vice-governador Silval Barbosa é um dos que mais espande suas redes de comunicação. É dono de ao menos 11 emissoras de TV e de rádio, quase todas no Nortão. Em Matupá, onde foi prefeito, o pré-candidato a governador pelo PMDB é proprietário de uma TV e rádio. Em Guarantã do Norte são duas rádios, uma AM e outra FM. Silval também tem TV em Terra Nova do Norte, Peixoto de Azevedo, Lucas do Rio Verde e Colíder. Possui rádios ainda em Paranatinga, Diamantino, Mirassol D´Oeste e Vila Rica.

   Seis deputados estaduais entram na lista de donos de rádio e TV. José Domingos (DEM) é proprietário da afiliada do SBT em Sorriso, onde foi prefeito por três mandatos. Em parceria com Silval Barbosa, Otaviano Pivetta (PDT) tem sociedade com uma TV de Lucas do Rio Verde, onde também foi prefeito por dois mandatos. Maksuês Leite (PP) arrendou por uma década a Record News Cuiabá. Sérgio Ricardo (PR) tem participação também em emissoras de rádio e TV na Baixada Cuiabana. O presidente da Assembleia, José Riva, comanda uma TV em Juara, onde começou na vida pública como prefeito. Dilceu Dal Bosco (DEM) é dono de duas emissoras de TV, uma em Sinop, onde possui residência fixa, e em Nova Mutum. O ex-vice-governador Oswaldo Sobrinho, secretário de Governo da Prefeitura de Cuiabá, possui emissoras no Nortão. Só em Sinop são duas rádios.

   Polêmica

   A possibilidade de um político ser proprietário de um veículo de comunicação é polêmica. A Constituição determina que, após a posse, parlamentares não poderão ser proprietários, controladores ou diretores de empresa que "goze de favor decorrente de contrato com pessoa jurídica de direito público". Ou seja, pela Constituição, os políticos não podem ser donos de concessões dadas pelo Estado.

   Como emissoras de rádio e TV são concessões públicas, a Carta impediria que parlamentares fossem donos de emissoras. Esse entendimento, porém, pode ser questionado.
O Código Brasileiro de Telecomunicações (1962) não impede que políticos sejam proprietários de rádios ou TVs. O parágrafo único do artigo 18 da lei diz que quem estiver em exercício de imunidade parlamentar ou em gozo de foro especial não poderá exercer a função de gerente ou diretor da empresa.

Postar um novo comentário

Comentários (21)

  • mario p costa | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

  • eliana martins | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    é coitadinhos deles né, querem garantir sua aposentadoria, esses ai não precisão de cargo eletivo, deixa pra quem quer trabalhar para o povo...

  • Alvaro Sebastian | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Osvaldo sobrinho é Dono da Radio Araguaia FM de São Félix do Araguaia - muito embora a Rádio esteja em nome de um irmão dele - humilde funcionário da Assembléia Legislativa.

  • gilberto sousa | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0


    ei romilso, se tem q aprofundar + pra dar 1 noticia dessa. aki em alto araguaia, o maia neto (ex-prefeito 3 mandatos) e seu irmao era dono de uma radia am, agora eles sao donos de uma emissora de TV. sbe quem sao seus socios? J. BARRETO E WELINGTON FAGUNDES.
    é brincadeira...

  • Marinalva | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Faltou incluir na lista do deputado Fagundes a radio AM de primavera e de poxoréu e a TV record, canal 5, de primavera.

  • Marcos Paulo de Andrade | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Ei Romilson, se você não sabe, Silval também tem emissora de TV em Marcelândia (TV Ambiental) Rádio AM em Peixoto de Azevedo, TV em Pontes e Lacerda, 02 TVs em Colíder (Tropical e Record), concessões em Água Boa e comenta-se que a intensão é abrir novas frentes em cidades importantes como Rondonópolis e Sinop. É só checar o nome do tal Geguivan ou Degivan, sei lá! Esse é o cara!! Boa parte das emissoras está no nome dele. É só checar! E ai eu pergunto: pode uma coisa dessa? E o Renan Calheiros que se ferrou por conta de duas emissoras em nome de laranjas?

  • Jonas da Silva | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    É no mínimo uma grande farsa e grande fraude que os que deveriam zelar pela lei tenham se aproveitado do privilégio de manobrá-la e ter benefício próprio.

    Senhores políticos, acordem! É chegada a hora de acabar com o conto da carochinha na política mato-grossense.

    Todos os segmentos da sociedade precisam ficar atento e reagir contra estes que usam e abusam dos meios de comunicação para empurrar goela abaixo suas idéias mesquinhas de querer tudo a todo custo !!!

  • Anderson | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Avee Mario Quidá, vai brincar de ser representante de estudantes da Unemat e de ser coordenador na prefeitura. Você não tem moral para falar nada. Afinal, a família de seu amigo prefeito TFT (Túlio Fontes Tapetão) também são donos da filial da Rede Bandeirantes em Cáceres, você se lembra? porque saber com certeza você sabe! Abraços aos leitores.

    Anderson

  • Luis MEDEIROS | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    E TENHAM CERTEZA ABSOLUTA: TODA ESSA GENTE TEM CONTRATOS DE PUBLICIDADE COM VALORES ALTÍSSIMOS COM GOVERNO, ASSEMBLÉIA, PREFEITURAS, CAMARAS....
    PORQUE O MINISTERIO PUBLICO NÃO MEXE COM ESSA GENTE.......

  • Pedro Paulo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Caro romilso vc se esqueceu ou não sabe? QUE, O DEP.SEBASTIÃO MACHADO RESENDE tambem é dono de radio?

Niuan de fora da suplência ao Senado

niuan ribeiro 400 curtinha   O deputado federal José Medeiros não conseguiu segurar o vice-prefeito de Cuiabá, Niuan Ribeiro (foto), como primeiro-suplente de sua chapa ao Senado. Há alguns dias, o filho do ex-vice-governador e ex-deputado Osvaldo Sobrinho vinha demonstrando desejo de pular fora, em meio a...

Jayme incomodado com Flávio em VG

jayme campos 400 curtinha   A candidatura a prefeito de Várzea Grande do empresário Flávio Frical (PSB), principal aposta da oposição, passou a incomodar a família Campos, que apoia o ex-vereador Kalil Baracat, concorrente ao Executivo pelo MDB. Em uma noite que seria de festa, em comemoração...

Acordo com Euclides partiu de Allan

allan kardec 400   Otaviano Pivetta, vice-governador licenciado por 30 dias para cuidar de problemas de saúde, disse que nada tem a ver com o tal acordo "costurado" pelo presidente regional do PDT, deputado Allan Kardec (foto), com Euclides Ribeiro, candidato a senador pelo Avante. Explica que só apresentou Euclides para Allan e...

Família Maia tenta retomar o poder

martha maia 400   O ex-prefeito de Alto Araguaia por quatro vezes, Maia Neto, não entrou na disputa de novo ao Executivo, mas lançou a irmã Martha Maia (foto), cuja filha Sylvia Maia é vereadora. Filiada ao PP, Martha entra como principal candidata da oposição ao prefeito Gustavo Melo, que vai à...

Welinton fará grande ato em Barra

welinton marcos 400 curtinha   Welinton Marcos (foto) lança sua candidatura a prefeito de Barra do Garças, na segunda (28), em um grande ato. Mesmo pelo sistema drive-in, devido à necessidade de adotar medidas sanitárias contra a Covid-19, são esperadas na solenidade cerca de mil pessoas, num espaço amplo,...

Irmão de Riva está na disputa em Juara

priminho riva 400 curtinha   O irmão do ex-deputado José Riva, Priminho Riva (foto), filiado ao PL, será mesmo candidato a prefeito em Juara, posto já ocupado por ele por duas vezes (1997/2004). Priminho pertence a uma famíliade políticos. Além de Riva, que foi prefeito e deputado, é...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você acha que o efeito-Bolsonaro terá impacto no resultado das eleições de novembro em MT?

sim - onda Bolsonaro continua

não - efeito não influencia mais

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.