Últimas
Domingo, 31 de Agosto de 2008, 11h:26 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:21
13 institutos regionais realizam pesquisas em MT
Cada um tem lá suas ligações políticas e empresariais, mas todos garantem que atuam com seriedade e sem "maquiar" os números
Neste período de campanha eleitoral ao menos 13 institutos de pesquisa de Mato Grosso estão a campo. Eles fecham contratos com grupos políticos e candidatos, travam uma verdadeira guerra nos bastidores e se propõem a divulgar resultado das amostragens com a intenção de consolidar espaço no mercado e difundir o trabalho. Cada um tem lá suas ligações políticas ou empresariais. Todos garantem que, independente disso, agem com seriedade, sem "maquiar" os números.
A Vetor Pesquisas, por exemplo, é da socióloga Miriam Braga, contratada há seis anos para atender ao governador Blairo Maggi, principal "estrela" do recém-criado PR. Seu trabalho mais forte neste processo eleitoral está em Cuiabá. Monitora o desempenho nas intenções de voto e na qualitativa do candidato republicano, empresário Mauro Mendes. A Voice Pesquisas é do casal Ramon Monteagudo e Fabiana. Ele é jornalista, foi secretário de Imprensa da Assembléia Legislativa numa das gestões do deputado José Riva e ainda presta consultoria ao parlamentar que a partir de fevereiro do próximo ano reassume, pela quarta vez, a presidência da AL.
O Prodata, que estabeleceu parceria com o jornal Folha do Estado, pertence a Maurício Munhoz, assessor e consultor do PP. Ele participa da equipe do candidato a prefeito da Capital, ex-deputado Walter Rabello. A KGM tem como sócios o jornalista Kleber Lima e o publicitário Geraldo Gonçalves. Ambos atuaram no primeiro mandato do governo Blairo Maggi. Geraldo foi secretário de Comunicação e, Kleber, adjunto. Neste pleito, ambos conduzem algumas campanhas rumo à prefeitura, entre elas em Pontes e Lacerda, com o prefeito Newton Miotto; e em Sinop, com o peemedebista Juarez Costa.
O Ipec pertence a João Albert, que tem parceria com o jornal Diário de Cuiabá. Ele lançou agora o Instituto Quality, cujos dados são divulgados no programa Ponto de Vista, da TV Rondon (Rede TV!). O instituto Mark tem como sócios-proprietários o casal Bárbara e Marco Polo de Freitas Pinheiro, que é irmão do ex-deputado estadual Emanuel Pinheiro, atual secretário-geral da Executiva Estadual do PR. O casal presta consultoria, atua no ramo de projetos há 15 anos e, com pesquisas, já há uma década. Os números da Mark são divulgados pelo RDNews.
O Gazeta Dados, há mais de uma década no mercado, pertence ao Grupo Gazeta de Comunicação, do diretor-superintendente João Dorileo Leal. O trabalho de campo é conduzido por Guilherme Muller, ex-secretário de Estado no governo Dante de Oliveira e que hoje atua no comando da pasta de Planejamento, Orçamento e Gestão do prefeito tucano Wilson Santos.
(1º/9 - às 9h30) - Não estamos nesse saco, diz Elson
O empresário Elson Jacinto da Silva, proprietário do Instituto Quality, afirma que João Albert não tem a ver com sua empresa, com sede na Carmindo de Campos, em Cuiabá. Explica que a Quality entrou no mercado de pesquisas este ano e que já atua com consultoria há mais de 10 anos. "Não temos ligação com políticos e nem com empresários. A Quality é um instituto sério e nós mesmos bancamos o custo das pesquisas. Então, não estamos nesse saco dos outros institutos", enfatizou Elson Jacinto. Ele assegura que sua empresa dispõe de boa estrutura, realiza trabalho sério e assegura estar completamente desvinculado do dono do Ipec. Dessa forma, houve equívoco do RDNews em vincular a Quality a João Albert.
Postar um novo comentário
Comentários (11)
-
João Verdadeiro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Depois o Procurador Mauro diz que são pesquisas compradas e o pessoal acha ruim.
Um bando de institutos comprometidos!!!
-
joao lara | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Romilson. gosto de acompanhar as matérias veiculadas em seu blog. estou relendo os comentários desta materia hoje, dia 24 de janeiro de 2009.
Portanto, vários meses após o anúncio oficial das eleiçoes da capital.
Gostaria de lembrar a todos os internautas que opinaram na época sobre esta matéria que, o único instituto de pesquisa que acertou no resultado das eleiçoes de primeiro e segundo turno em cuiaba foi o IPEC do jornalista Joao Albert.
Senão vejamos: no primeiro turno o único instituto de pesquisas que acertou foi o IPEC pois a projeção feito pelo instituto do prineiro ao quinto colocado nao ultrapassou a margem de 3%, seguindo rigorasamente a colocação dos candidatos de acordo com o resultado oficial. Neste primeiro turno, institutos como o Gazeta Dados, IBOPE, Folha Pesquisa e Mark Freitas em alguns dos resultados passaram da margem de erro que é de 3%.
No segundo turno o IPEC projetou um resultado com uma diferença de apenas 0,7%, o Gazeta Dados com menos de 0,5% e o IBOPE apontou uma diferença de mais de l,5%.
Portanto, sejamos JUSTOS. Nos dois turno o único que acertou foi o IPEC e no segundo turno acertaram apenas o IPEC, IBOPE E GAZETA DADOS. Erraram feio os institutos FOLHA PESQUISA E MARCK FREITAS.
O TEMPO É O SENHOR DA RAZÃO
-
MAURO CID | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
O norte de Mato Grosso,especialmente Sinop,Sorriso,Alta Floresta,é atendido por um instituto - Real Dados - que possui excelente metodologia e seriedade em seu conteúdo de amostragem.Só para registro e complemento da matéria.
-
Luiz A. Gomes | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Pelo visto nenhum apresenta assumiu e referendou o código de ética da CIC/Esomar.
Pelas estorias vista e lidas e os famosos calculos amostrais indicam que a maioria é simples condador de voto. -
Daniela de Souza Maia | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
oi Romilson ainda bem que vc tirou aquela pesquisa aberração do site, pois ela estava às claras que era uma farsa só. Parabéns por ter atendido os seus fiéis acompanhantes do site. Infelizmente vc não tem culpa por confiar no trabalho desses institutos vendáveis.Até a próxima.
-
Anônimo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Fui visitar santo antonio do leverger, fiquei abismada com o acontecimento aqui, não almoçei por falta de agua para fazer o almoço. Olha lembrei- me, quando era criança que tinha que pegar no rio trazendo agua na cabeça, aqui não mudou nada que vergonha falta de administração, kd o poder público aonde está? com a idade que estou a cidade continua sem água,
-
terezinha | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
deois dessa ainda querem q eu acredite em pesquisa? conversa pra boi dormir me engana q eu goeto ta?
-
Ana Maria | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Para os incredulos, vai aí uma verdade incontestável: eleição tem dia e hora pra acontecer. E, depois dela vai-se ver quem tem compromisso com a verdade. O resto é balela. Mas esse povo que fica o tempo todo dizendo que todo mundo mente, bem que podia ser obrigado a dizer, eu errei!
-
WALKIRIA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
TODA FARMÁCIA DEVERIA TER UM FARMACEUTICO FORMADO . TODA ESCOLA DEVERIA TER A ASSISTENCIA DE UMA NUTRICIONISTA. Toda escola deveria ter um psicólogo para orientar e dar assistencia psicólogica as crianças aos joves e a seus famíliares.TODA ESCOLA DEVERIA TER AULA DE EDUCAÇÃO FISICA (ESPORTES) MUSICA, ARTES. iSTO É gerar empregos, BASTA TER VONTADE POLÍTICA E RESPONSABILIDADE COM A CIDADANIA PLENA E DE DIREITO. Simples não? porque nao levam isto a sério e ficam no blá, blá....
-
Cristina | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Parabens pela materia Romilson, agora entendo a manchete da Gazeta falando em 40% do Wilson Santos na campanha. Como confiar num instituto coordenado pelo secretário de planejamento do Wilson Santos, o maior interessado nos números. Esse tipo de coisa influencia votos.
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga