Últimas
Domingo, 12 de Julho de 2009, 17h:19 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:23
150 galos de briga são apreendidos; 7 pessoas vão presas
Se registra de tudo neste Estado de nome Mato Grosso, com seus 906.069 km2, 141 municípios, cerca de 3,2 milhões de habitantes e a menor densidade demográfica da região Centro-Oeste (3,2 habitantes por km2). Neste domingo, um episódio que chamou atenção em Cuiabá foi a apreensão de 150 galos de briga. Eles já estavam prontos para os confrontos, com direito a dezenas de torcedores. Ao invés de proteger os animais e outros seres da natureza, muitos serem humanos fazem o contrário.
Os galos foram apreendidos pela Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) no bairro Pedra 90. Sete pessoas foram detidas e conduzidas à Delegacia. Foram autuadas por crime de maus tratos de animais. São elas: Renato Maria Barreto, que alugava a chácara; o casal Elza de Oliveira Branco e Jose Branco Filho (donos da chácara); Alceu Sardi, Mário Hélio Salgado, Carlos Alberto Ferreira Lima e José Claudionor Bittencourt. O imóvel era alugado por R$ 100 para realização de lutas. Na lista de detidos estão não só a dona da chácara e os responsáveis pelos galos, mas também o organizador das lutas e apostadores. A polícia realizou perícia e fechou o local.
A fiscalização flagrou os galos sendo preparados para brigas. Eles já estavam na arena que funcionava montada dentro da chácara, na região do Cinturão Verde do Pedra 90. Mais de 50 pessoas estavam reunidas para assistir as lutas entre galos. Os animais foram encontrados em minúsculas gaiolas, desprovidos de qualquer cuidado. O delegado titular da Dema, Roberto Amorim, explica que os galos foram levados para o zoológico da UFMT. Os detidos vão responder termo circunstanciado de ocorrência (TCO) de maus tratos de animais, previsto na lei de Crimes Ambientais. “Eles estavam praticando abuso de animais, provocando ferimentos nos bichos”.
Na chácara, foram encontradas até tabelas de preço das apostas, de marcação, balança de pesagem e uma arena para as lutas. O delegado observa que, de fato, o local era apropriado para as brigas, configurando prática de maus tratos de animais.
Postar um novo comentário
Comentários (4)
-
silvia | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Porque so prendem os senhores desconhecidos do Pedra 90, Atrás do Motel Status existe uma rinha de briga de Galo, já foi notícia até no jornal nacional, lá nimguem e importunado pela Delegacia de Meio ambiente. Porque? Os frequentadores são os poderosos. Politicos etc.
-
Ronaldo Azevedo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
Queira, por gentileza, refazer o seu comentário. -
joao | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
galo de briga foi feito pra brigar...
galo índio só sabe brigar. Se vc o coloca dois galos índio em algum terreno eles vao brigar até a morte. Diferente de outras raças.
Agora q mal tem vc assistir a briga????
Tem q legalizar a briga de galo no Brasil.. -
luciana beatriz de arruda fonseca | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
essa matéria demonstra claramente o absurdo da contradição existente na área ambiental de mato grosso. enquanto a corrupçaõ assola a sema, o secretário deita e rola com sua turma, com claras evidências de enriquecimento ilicito, a delegacia do meio ambiente, a serviço do mesmo secretário, prende meia dúzia de desempregados que estavam praticando a rinha de galo. sou contra o uso de animais para práticas como esta, no entanto, a lei deveria ser igual para todos, e os crimes ambientais mais graves, que acontecem dentro da própria sema, patrocinadas pelo seu secretário, segue impune, com a conivência da própria delegacia de meio ambiente. Isso é um absurdo!!!
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga