Últimas

Sábado, 07 de Novembro de 2009, 19h:26 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:24

SAÚDE PÚBLICA

2 prefeitos Wilson negam crise; Antero mira casa de apoio



Alheio à crise na saúde e outros problemas em Cuiabá, Wilson Santos é recebido em ato com direito à frase "futuro governador"; pré-candidatos, como Guilherme Maluf, aproveitam e fazem propaganda

  Acuado por causa das problemáticas administrativas que enfrenta em Cuiabá, o pré-candidato a governador Wilson Santos não só ataca, mas também procura se defender e tenta se explicar nos encontros regionais que o PSDB começou a realizar Mato Grosso afora. Neste sábado, em Barra do Bugres, ele contou com um xará que atuou como aliado. Trata-se de Wilson Francelino de Oliveira, o "Wilson da Casa do Percadô", filiado ao PDT e prefeito de primeiro mandato de Barra do Bugres. Ele disse, em discurso, que Santos não é o único que enfrenta problemas administrativos na área da sáude, mas sim todos os gestores. Trata-se, segundo o pedetista, de um entrave nacional. Reclama que o Estado e a União jogam a culpa nos municípios, quando deveriam contribuir mais.

    Wilson Pescadô" deve ter lá suas razões para tocar no assunto e defender o outro Wilson, afinal, é na saúde pública onde está um dos "calcanhar de Aquiles" do pré-candidato majoritário do PSDB. O setor se transformou num caos. Os médicos que atendem pelo SUS mantêm greve há vários dias, o que dificulta atendimento de pacientes no Hospital e Pronto-Socorro Municipal e nas demais unidades de saúde. Tanto o prefeito tucano quanto o seu secretário de Saúde, Luiz Soares, entraram numa queda-de-braço com a categoria e isso tem trazido desgaste sem precedentes à gestão tucana. Santos esperava que fosse vencer os médicos "pela canseira", não dando tréguas a eles e dentro da estratégia de ignorar a exigência pela queda de Soares do cargo. Até agora, não conseguiu vencê-los.

   Wilson Santos procura encontrar vários culpados pela crise, menos a sua administração. Ele atribui responsabilidade, por exemplo, ao governo estadual, de quem cobra maior repasse financeiro e criação de um hospital regional em Cuiabá para ajudar no atendimento à demanda. Prepara munição para, aproveitando a CPI da Saúde instaurada pela Assembleia Legislativa, com o propósito de apurar os repasses da administração estadual à Capital e como estão sendo aplicados os recursos, para "carimbar" a gestão Maggi como suposta culpada pelo caos. A outros alvos.

   O ex-senador Antero de Barros anunciou, em discurso neste sábado, que vai começar a questionar, por exemplo, o fato de muitos deputados manterem em Cuiabá casos de apoio a pacientes que são trazidos do interior sem regulação pelo SUS, o que compromete ainda mais e agrava a crise porque o município não consegue atender a todos. Segundo ele, essas casas de apoio, que abriga diversos pacientes que se deslocam à capital até de microônibus, são portas de entrada daqueles que procuram as unidades de saúde fora da regulação que deveria ser feita pelos municípios de origem.

Postar um novo comentário

Comentários (15)

  • antonio bras | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    MINHA AMIGA REVOLTADA. FOMOS NÓS QUE REANIMAMOS A BARRA DO BUGRES NA NOSSA GESTAO BLAIRO VEJA QUANTAS OBRAS AI PELA CIDADE QUANTOS EMPREGOS ASFALTO EM TUDO QUANTO É LUGAR PARE DE FICAR FALANDO DO MEU GOVERNADOR.

  • joao | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O encontro do PSDB foi melhor que do PMDB.
    A caravana do PSDB foram 4 componentes de Cuiabá olha o tanto de pessoas, enquanto do PMDB todos mostrados na foto são de Cuiabá.
    O povo não é besta.
    Em 2010 é PSDB.

  • bruxo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O encontro do PSDB foi ótimo.
    O WS sabe conduzir o encontro e é muito bom de palanque.
    É isto aí WS vamos que vamos, o Paiaguás te espera em 2011.
    Voce sabia que qualquer compra que fizer pela internet nós matogrosenses vamos pagar impostos? É o único estado a cobrar.
    Voce sabia que se voce vier com um caminhão com um tanque cheio de 500 litros de diesel, voce vai pagar impostos como se tivesse abastecido aqui em MT? É mesmo o fim de picada. Vota nele, vota.

  • ALESSANDRA DIAS DO AMARAL | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    É COMICO SE NÃO FOSSE TRAGICO, OS POLITICOS DE CUIABÁ PENSAREM QUE TODA A POPULAÇÃO E IDIOTA OU ALIENADA. SABEMOS QUE O SUS FOI CRIADO PARA UNIVERSALIZAR A SAÚDE PARA TODOS OS BRASILEIROS, SEJA ELE DE CUIABÁ, JACIARA, MANAUS, FELIZ NATAL OU RIO DE JANEIRO. CADA PACIENTE ATENDIDO NO PRONTO SOCORRO DE CUIABÁ OU DE QUALQUER PRONTO SOCORRO DE QUALQUER CIDADE BRASILEIRA É PAGO PELO SUS. A DESCULPA DE QUE O PRONTO SOCORRO DE CUIABA RECEBE PACIENTE DE OUTRO MUNICÍPIO É VERDADE. O QUE NÃO DIZEM A POPULAÇÃO MENOS ESCLARECIDA É QUE CUIABÁ POR SER CAPITAL DEVERIA TER UM PRONTO SOCORRO MELHOR ESATRUTURADO PARA RECEBER PACIENTES DAQUI OU DE QUALQUER OUTRO LUGAR. A FALTA DE INVESTIMENTO E DE VONTADE POLITICA DE MELHORAR O SISTEMA DE SAUDE É GRITANTE . O PS DE CUIABA NÃO TEM MAIS COMO EXPANDIR FISICAMENTE. CUIABÁ, HOJE, SÓ NA SUA REGIÃO METROPOLITANA CHEGA A QUASE 800 MIL HABITANTES, DESTE QUASE 40% ESTÃO ABAIXO DA LINHA DE POBREZA. PORTANTO CLIENTELA DO PS, SE SOMARMOS ESTAS COM DOENTES DE OUTROS MUNICIPIOS MAIS DISTANTES É FACIL CHGAR A CONCLUSÃO QUE O PRONTO SOCORRO DE CUIABA NÃO NECESSITA SO DE UMA REFORMAZINHA QUE CONSISTE QUEBRAR PAREDES , ABRIR PORTAS E FECHAR OUTRA . CUIABÁ NECESSITA DE UM NOVO E MODERNO PRONTO SOCORRO. A COPA DE 2014 VEM AI, CUIABA RECEBERA MILHARES DE TURISTAS. DIGAMOS, SE HOUVER UMA TRAGÉDIA (BATE NA MADEIRA) PARA ONDE SERÃO ENCAMINHADOS OS FERIDOS?....O PRONTO SOCORRO DE CUIABA NÃO SUPORTA ATENDER NEM A POPULAÇÃO DE CUIABÁ. NÃO HÁ ESPAÇO FISICO NO PS . É NECESSARIO QUE SE CONSTRUA OUTRO PS URGENTEMENTE. ESSA HISTORIA DE DIZER QUE O PS RECEBE DOENTES DE OUTRO MUNICIPIO É HISTORIA PRA BOI DORMIR .O PS DE CUIABA DEVE RECEBER PACIENTES DE QUALQUER PARTE DESDE QUE SEJAM BRASILEIROS. O SUS PAGA PELA CONSULTA E PROCEDIMENTOS DE CADA PACIENTE VINDO ELE DO BAIRRO DOM AQUINO OU DE SINOP. A REALIDADE É QUE CUIABÁ NÃO TEM UMA POLITICA DE SAÚDE PUBLICA FALTA PROFISSIONALISMO E SERIEDADE NA ADMINISTRAÇÃO DO PS. POLITICO, METIDO A LOUCO E NOIADO NÃO SERVE P/ ADMINISTRAR O PS DE CUIABÁ.

  • sergio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    É dona Marluce vc defente o WILSON MENTIRA porque ele não administra sua cidade então ele chaga ai e conta umas história mirabolantes de engana trouxa e vcs acreditam, agora vem para Cuiabá e olhe as condições da cidade ai vc vai dizer se todo é WILSON MENTIRA, primeiro olhe o que ele está fazendo em Cuiabá ai depois vc fica falando bobagem.

  • Ewerton Roberto | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O prfeito Wilson de Barra pode falar por ele não pelo Partido ao qual acredito ele deveria Participar mais!!! Entaw para mim é descepcionante ver um prefeito Defender um outro Prefeito que não tem feito nada em sua administração por ter rabo preso com seus secretarios!!! Entaw Companheiros Mato grossense o PREFEITO DE BARRA FALA POR ELE NAO PELO PDT!!!
    SAUDAÇOES TRABALHISTAS

  • mauricio gomes da silva | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Sou morador de Barra há uns 30 anos e ontem percebi o quanto a população desta cidade deseja mudanças de rumo no governo do estado. num passeio pela cidade, vi a grande recepção com que a população acolheu ao futuro governador wilson santos, e olha que nem o dante de oliveira foi tão recebido naqueles tempos de governador. Depois dessa visita aqui, eu não creio que o wilson tenha menos do que 70% dos votos aqui em barra. Estamos cansados do abandono desta região por parte do governo do estado, as escolas estão caindo aos pedaços, e qualquer problema de saúde tem que se deslocar até a capital, o que é um absurdo.

  • Gustavo Guerreiro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Viu minha gente do interior de MT, os tucanos pensa desta forma, vc q vem do interior não tem direito de se tratar na capical, agora que não voto neste mentirosos do PSDB, acha que MT se resume em cuiabá... pelos jeito fomos nós do interior que acabamos com a saúde né... Antero e sr. WS o interior vai fazer uma campnha não vcs 2...

  • Euclides Silva | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Tenho que discordar quando a matéria diz que o calcanhar de aquiles do prefeito Wilson é a Saude. Se observar direito o calcanhar de aquiles do preféito é a competência gerencial, falta de comando, excesso de centralização e principalmente seu habito de mentir.

  • sérgio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O WILSON MENTIRA

PT na oposição independente do eleito

edna sampaio 400   Independente de quem ocupar o Palácio Alencastro, a partir de janeiro, a professora Edna Sampaio (foto), única eleita pelo PT à Câmara de Cuiabá, fará oposição ao prefeito. E dá sinais de que será uma parlamentar bastante atuante. Neste segundo turno, como o seu...

Secretário não consegue eleger Fred

fred gahyva 400 curtinha   O vereador licenciado e secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, foi um cabo eleitoral incansável pela candidatura de Fred Gahyva (foto) a vereador pela Capital. Ele liderou reuniões nas unidades de saúde, reforçando pedido de voto para o aliado e amigo de...

Deputado agora pula de palanque

elizeu nascimento 400 curtinha   O ex-vereador e hoje deputado estadual Elizeu Nascimento (foto), que amargou a oitava colocação na disputa ao Senado na eleição suplementar do último dia 15, mudou de lado, como se troca de camisa. Em princípio, era apoiador do projeto de reeleição do prefeito...

Ex-aliado, Sales lembra quem é Abílio

coronel sales 400   Em mensagem enviada aos amigos, reforçando pedido de voto para Emanuel Pinheiro, o coronel PM da reserva e secretário de Ordem Pública da Capital, Leovaldo Sales (foto), diz conhecer bem os dois candidatos que disputam, neste segundo turno, o Palácio Alencastro. Sobre Emanuel, lembra que este tem...

Uma perna no muro e dicas indiretas

eduardo botelho 400 curtinha   O presidente da Assembleia, Eduardo Botelho (foto), chega ao final deste 2º turno das eleicões em Cuiabá com uma perna no muro. Ele liberou toda sua equipe para votar em quem quiser e todos pedem voto para Emanuel. Já Botelho, particulamente, preferiu não assumir publicamente o seu...

Nezinho, nova derrota e aposentadoria

nezinho 400   Aos 69 anos, o petebista Carlos Roberto da Costa, o Nezinho (foto), considerado da velha guarda política, tentou, mas foi reprovado nas urnas em Nossa Senhora do Livramento. Ele concorreu a prefeito em quatro pleitos. E já exerceu dois mandatos. Nezinho já foi secretário-adjunto de Fazenda do Estado,...