Últimas

Quinta-Feira, 20 de Novembro de 2008, 00h:40 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:21

Artigo

"20 de Novembro logo vai ser feriado nacional"

   O ex-vereador, escritor e poeta Aurélio Augusto, um dos líderes do Movimento Negro no Estado, aposta que o 20 de novembro em breve será feriado nacional por entender que trata-se de uma data com grande significado para a história do Brasil. Segundo ele, não se trata de apenas "mais um feriado em detrimento do ponto de vista econômico, que desqualifica a razão de existência de qualquer situação que não seja produzir riqueza material em qualquer de suas modalidades, todos os dias".

  Segundo ele, o discurso contra o feriado em alusão ao líder negro Zumbi dos Palmares "é da minoria organizada que detém o poder e da maioria desorganizada que tem a decisão de mudança na mão, mas aceita a imposição do sistema simplesmente por não ter conhecimento de causa".

  O artigo de Aurélio Augusto, intitulado "Vida o 20 de Novembro!" está postado na seção Artigos, logo acima, a esquerda. Leia lá e comenta cá.

Postar um novo comentário

Comentários (17)

  • Carla Laf. | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Parece que a maioria da população brasileira, se preocupa com o fator da cor, dos exageros de feriados em nosso pais (maioria religiosos), mas não com o proposito da data 20 de novembro.
    As pessoas continuam infelizmente mascarando a realidade, a impressão que dá é nosso pais não existe preconceitos.
    Senhores, o negro no Brasil, seja de pele clara ou escura (diga-se de passagem aos que não sabem, existem negros de pele branca) já foi há muito tempo separado dos demais, visto que grande maioria da população carente é negra, daí é preciso relembrar toda a historia do negro em nosso Brasil.
    Este dia tem o proposito de trazer a todos a consciencia, tentar eliminar o preconceito racial mascarado com relação ao negro. Serve justamente para tentarmos, em nossa consciencia, eliminar a cor, unificar as raças como parte de um povo.

    Sendo feriado ou não, eu apenas digo: VIVA O DIA DA CONSCIENCIA NEGRA, Zumbi dos Palmares merece sim ser relembrado.

    Quem não gostar...
    Bem...envie seues projetos aos politicos, trabalhem neste dia, enfim...

    abraços,

  • neguinho | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    esse aurelio quer se aparecer usando dessa estória.

    no japão não existem tantos feriados quanto aqui no brasil e é por isso que são potencias em desenvolvimento.

    enquanto isso ficamos aqui iguais a bobos comemorando dia de pretos.

    daqui a pouco vamos comemorar dia de brancos, amarelos, verdes, albinos, deficientes, etc.

    na verdade sei que não se trata de cor ou algo semelhante, mas a verdade é que no fundo é isso mesmo.

    falô aurelio.

  • antonio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    brasil para mudar preconceito racial em nosso pais tem que mudar as leis civis e penais...a lei em certos trechos ja discrimina, e os parlamentares em brasilia sabem disso, mas eles trabalhao em beneficio deles...

  • Paulão | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Hoje não é o dia dos pretos, não é dia do negro, procure saber ou pelo menos ler antes de falar muleque, vc com o apelido de neguinho deveria saber ou no minimo ter noção do valor que esse dia tem ... realmente o proposito desse feriado está sendo perdido, a consciencia negra, a história de Zumbi, entre outros reais propositos estão sendo perdidos, principalmente por uma parcela de pessoas alienadas, que estão achando normal um meédico para cada 200, como disseo Aurélio no artigo, ainda falam de estudar .. Presta Atenção

    Viva o 20 de Novembro, dia de um herói brasileiro.
    Viva Zumbi! [2]

  • GILMAR MALDONADO ROMAN | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    No passado os judeus foram escravos dos egipcios e dos babilonicos. Os gregos dos turcos. Os ibericos dos muçulmanos (árabes). Todos conseguiram suas liberdades ou libertações com trabalho, sabedoria, estratégia, organização politica e social e principalmente PATRIOTISMO. No entanto todos comemoraram determinadas datas em honra a seus heróis, porém sem ser feriado. Alías para comemorar não é necessário deixar de trabalhar.

  • Ricardo Freitas | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Racismo é uma coisa séria, hoje saiu no Folha do Estado que houve 36 casos de racismo só em Cuiabá, esse número aumentou em relação ao ano passado, ontem saiu pela Fundação Seade e pelo Dieese que o trabalhador negro (preto/pardo) hoje recebe metade do que recebe os NÃO negros (branco e amarelo), sem contar outras inumeras estatisticas que comprovam ínfelizmente q essa ainda é a realidade, isso não é apenas um simples tema, é a realidade,pior ainda é pessoas que não querem ver isso, por isso nós conscientes a minoria, concordamos com o movimento negro e o aliado Aurélio Augusto nessa luta, pois tem que ter muita coragem e entregar sua vida por uma causa justa em que no mundo de hoje não é reconhecida e pelos comentários aqui vejo q tbm é criticada.

    O instituto Mandala hoje vai promove um espetáculo no largo das igrejas .. e tbm tem outros eventos na cidade, as pessoas estão promovendo isso, só falta mesmo é visibilidade( propaganda..)

  • GANGA ZUMBA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O A. AURELIO QUANDO VEREADOR NÃO AGUENTAVA NA LEI
    ORGANICA QUE FALASSEM BURACO NEGRO. OU FOI PRO BUCK...
    DIZEM OS HISTORIADORES QUE ZUMBI FOI UM PRINCIPE
    E COMO TAL NAQUELA EPOCA , TINHA ELE TAMBEM ESCRAVOS
    E ALIAS OS REIS NEGROS DA AFRICA TAMBEM VENDIAM
    SUA PROPIA POPULAÇÃO PARA OS BRANCOS...
    SERÁ QUE TEMOS ISSO AINDA HOJE ?

  • Zefiro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    SE NÃO FICASSEM ME LEMBRANDO TODA HORA QUE EXISTEM IRMÃOS COM OUTRA PINTURA NA CARROCERIA, EU NEM PERCEBERIA QUE EXISTE DIFERENÇAS.
    ACONTECE QUE PARA ALGUNS, A UNICA MANEIRA DE APARECER É USANDO OS OUTROS. QUE ABSURDO FICAR PREGANDO O SECTARISMO RACIAL, NÃO É MUITO DIFERENTE DE PREGAR O SECTARISMO RELIGIOSO. ESTE MOÇO QUE APARECE UMA VEZ POR ANO, NÃO É MUITO DIFERENTE DOS RADICAIS ISLAMICOS.
    SOMOS TODOS SERES HUMANOS E SERIA MUITO BOM NÃO FICAR REALÇANDO AS DIFERENÇAS. TALVEZ QUANDO COMEÇARMOS A BUSCAR AS IGUALDADES AS COISAS POSSAM MUDAR UM POUCO PRA MELHOR.
    MAS É PRECISO QUE OS RACISTAS DE QUALQUER RAÇA PERMITAM A MUDANÇA.

  • Agnello | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Quando um ser que se julga diferente, quer ser tratado como diferente, está estabelecido o preconceito.

    É o que acontece com os negros no Brasil.

    O racismo aqui existe e isso está mais do que claro. O próprio estabelecimento do dia 20 de novembro como Dia da Consciência Negra é um exemplo disso.

    E o Dia da Consciência do Branco, não existe? E o Dia da Consciência dos GLST? E o Dia da Consciência dos Portadores de Necessidades Especiais? E o Dia da Consciência do Morador de Favela? Deverima exisitr esses dias também, pois todos que citei são vítimas de discriminações e preconceitos.

    Ninguém é diferente de ninguém. Somos todos de carne e osso, filhos do mesmo pai celestial. O que vai acabar cmo o racismo no Brasil é a educação, e não o estabelecimento de datas ou cotas para esse ou aquele ser.

    Combater o racismo e o preconceito de forma rigorosa do ponto de vista penal é absolutamente necessário, agora estabelecer privilégios como instrumento para combater tal prática é um desserviço a conscientização.

    E como alguém disse em comentário anterior, poucas pessoas, mas poucas mesmo, sabem o significado do feriado de hoje.

  • nalva | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    seu aurelio, o senhor poderia ano que vem, fazer um movimento reunindo negros e brancos e fazer uma caminhada, essa não poderia ser uma finalidade do feriado?

Sob efeito-cavalo paraguaio em ROO

thiago muniz 400 curtinha   Em Rondonópolis, o candidato a prefeito, vereador e empresário Thiago Muniz (foto), se transformou num cavalo paraguaio, expressão muito usual no futebol quando se refere a um time que dispara no início do campeonato mas, lá pela metade, começa a cair pelas tabelas. Acreditava-se...

Lula na TV deve afundar mais Julier

lula 400   O advogado Julier Sebastião da Silva, que disputa pela segunda vez a Prefeitura de Cuiabá - na primeira, em 2016, pelo PDT, ficou em terceiro lugar e, agora, pelo PT -, levou para o seu horário eleitoral o ex-presidente Lula (foto). A participação, com pedido de voto para Julier, da maior...

Na contramão dos investimentos

jose wenceslau 400 curtinha   Ao invés de reconhecer e aplaudir a iniciativa do governo estadual, que anunciou investimentos de R$ 9,5 bilhões em obras e ações, sendo R$ 6 bilhões (63%) de recursos próprios, a Fecomércio-MT, sob José Wenceslau Júnior (foto), reagiu com críticas....

Filho de ex-deputado rumo a vereador

willy taborelli 400   O coronel PM da reserva e ex-deputado estadual Perry Taborelli, que concorreu e perdeu para prefeito de Várzea Grande em 2016, lançou de novo o filho à cadeira de vereador. Trata-se do jovem advogado Willy Jacyntho Taborelli (foto), de 32 anos. Desta vez, ele concorre pelo PV. Na eleição...

Beto vê aliado como mais preparado

wellington marcos 400   O prefeito de Barra do Garças, Beto Farias (MDB), tem sido um cabo eleitoral fundamental para o candidato à sucessão municipal, advogado e atual vice-prefeito Wellington Marcos (foto), do DEM. Beto, que está concluindo o segundo mandato consecutivo com 80% de aprovação popular,...

Produtores e a unificação de eleições

antonio galvan 400 curtinha   Mato Grosso pode ter três eleições no mesmo dia, 15 de novembro. Isso porque, além das municipais e a suplementar ao Senado, alguns produtores rurais se movimentam para que a escolha do novo presidente da Aprosoja também seja na mesma data das eleitorais. Inicialmente, o pleito da...