Últimas

Quinta-Feira, 22 de Novembro de 2007, 08h:15 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19

CONVENÇÃO DO PR

20 líderes comunitários disputam para vereador


Enelinda Scala (PT) e Carlos Brito (PR) entraram na vida pública, após presidirem associações de bairros

   Ao menos 20 líderes comunitários de Cuiabá e Várzea Grande são pré-candidatos a vereador. Eles dão os primeiros passos em busca de cargo eletivo seguindo o mesmo caminho do ex-vereador e ex-deputado Carlos Brito (PR), atual secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, e a vereadora cuiabana Enelinda Scala (PT), que exerce o segundo mandato. Brito começou como presidente do Jardim Cuiabá, onde reside até hoje. A sanfoneira Enelinda comandou o Boa Esperança.

   Entre os concorrentes estão os presidentes Valter Arruda, da Federação das Associações de Moradores de Bairros (Femab), e Mateus Magalhães, da União Várzea-Grandense de Associação de Moradores de Bairros (Univab). Magalhães vem tentando projetar seu nome na política há algum tempo. Sonha até com cargo majoritário, de prefeito ou de vice. Ele está filiado ao nanico PSL.

    Hoje, além de Enelinda, a Câmara de Cuiabá conta com um outro líder comunitário: Luiz Poção, do bairro Poção. Ele se elegeu, em 2004, pelo PMN, foi para o PSDB e agora vai disputar a reeleição pelo PP. Os comunitários pré-candidatos estão espalhados por praticamente todos os partidos. No PTB, por exemplo, há quatro, entre eles Adalberto Cavalcante, da Ucamb, o presidente do Pedra 90, Joaquim Bento Mesquita, além de José Deoclecio Rocha, o Rochinha, e Lurdi Hass. No PR do governador Blairo Maggi também estão de olho na cadeira de vereador os líderes comunitários Dalila Gomes de Araújo Arcanjo e Gracia Maria Santana.

   Interesse

   Quase todos os vereadores e até deputados estaduais se elegem com a força dos comunitários, que se transformam em fortes cabos eleitorais. Alguns com maior estrutura financeira chegam a bancar financeiramente esses líderes por vários meses, já para "amarrá-los" às eleições. Muitos são usados polticamente e enfrentam disputas acirradas, tudo para chegar à presidência do bairro, "ganhar" dinheiro e se projetar na vida pública.

   A vaidade já levou alguns ao ostracismo, após passar pela experiência de ser vereador. Foi o que aconteceu, por exemplo, com Edivaldo Profeta, do bairro Coophamil. Ele se distanciou das bases, teve uma votação decepcionante ao tentar a reeleição e caiu no esquecimento.

Postar um novo comentário

Comentários (4)

  • MARCUS PENNA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    BOM,ACHO QUE O BRITO COMEÇOU COMO PRESIDENTE DO BAIRRO PARQUE CUIABA. E FEZ UMA BRILHANTE CARREIRA ONDE PASSOU,SERIO ,HONESTO ,COMPANHEIRO,E SEM DUVIDA UM DOS JOVENS POLITICOS MAIS COMPETENTES QUE CONHEÇO.

  • julio augusto de oliveira soares | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Quero dar os parabéns aos presidentes de bairro que colocaram os seus nomes para concorrer a câmara Municipal,só espero que não façam c omo o Carlos Brito que após fortalecer-se politicamente abandonou as suas bases com graves reflexos para a sua carreira que só não foi totalmente defenestrada por viver a sombra do "rei"

  • SILVIO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    QUALQUER CIDADÃO PODE SER CANDIDATO A CARGOS ELETIVOS, BASTANDO ATENDER OS REQUISITOS LEGAIS, ACHO QUE TODOS SERÃO APROVADOS. PORÉM, ENTENDO QUE ESSES MESMOS CANDIDATOS SOMENTE SOMARÃO PARA O COEFICIENTE ELEITORAL.

    EM VARIAS CAMPANHAS PRESENCIEI CANDIDATOS ASSIM, FICAREM CORRENDO ATRAS DO PARTIDO PARA VIABILIZAR PEQUENOS RECRSOS, QUE MUITAS VEZES NÃO SAEM. O BOLO É DIVIDO DE FORMA DIFERENTE DENTRE DO PARTIDO.

    MAS SÃO NOMES DE GRANDE LIDERANÇAS, SABENDO FAZER POLITICA, ALGUNS TEM CONDIÇÕES SIM DE ESTAR NA CAMARA EM 2009

  • itamar will | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Joaquim Bento Mesquita nunca foi Presidente do Bairro Pedra 90, aliáz, o ex Presidente do Pedra 90 Itamar Will é quem foi candidato a vereador em 2004, obteve 1.686 votos pelo PP e hoje no PSDB provavelmente deve ser candidato.

Mais 20 respiradores para Cáceres

leonardo 400   O Ministério da Saúde enviou mais 20 respiradores para Cáceres, em atendimento ao pedido do médico  e deputado federal Leonardo (foto). Os equipamentos foram entregues na segunda (12) para a secretaria municipal de Saúde e serão instalados no Pronto Atendimento Municipal para tratar...

Isenção de IPVA a algumas categorias

max russi 400   A Assembleia Legislativa deve aprovar esta semana uma proposta do governo para, em tempos de pandemia, isentar algumas categorias do pagamento de Imposto de Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) do exercício de 2021. O projeto chega nesta quarta à Mesa Diretora, sob Max Russi (foto), e vai ser votado no...

CAA-MT fará vacinação contra H1N1

ittalo leite 400 caixa de assistencia   A Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso (CAA/MT), presidida por Ittalo Leite (foto), já deu início à Campanha de Vacinação Contra a gripe H1N1. Serão disponibilizadas seis mil doses da vacina para imunização contra a Influenza A e B,...

Governo compra 103 motos para PM

O governo estadual vai entregar nos próximos dias 103 motocicletas à Polícia Militar. Isso deveria ter ocorrido nesta segunda, mas foi adiado e ainda sem data definida. As motos serão utilizadas pelas equipes de policiais da Companhia Raio de Moto-Patrulhamento, Força Tática e pelo policiamento ordinário na Região Metropolitana de Cuiabá e em vários outros municípios. No primeiro lote, o governador Mauro...

Ex-prefeito, contratos e multa do TCE

jeovan faria 400   O ex-prefeito de Campinápolis, Jeovan Faria (foto), vai ter de pagar uma multa equivalente a 10 UPFs/MT, o que corresponde hoje a R$ 1,8 mil, como punição por contratação de pessoal por tempo determinado sem atender à necessidade temporária de excepcional interesse público....

Decon investiga "fura-fila" da vacina

O delegado Rogério Ferreira, da Especializada do Consumidor (Decon), instaurou o que se chama de Auto de Investigação Preliminar para apurar possíveis irregularidades no cumprimento da ordem de vacinação contra a Covid-19 dentro dos critérios estabelecidos pela Prefeitura de Cuiabá. Na prática, busca investigar possíveis situações de “fura-fila” e outras circunstâncias ilegais. Rogério...